Livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” reúne casos encorajadores da inovação que se faz em Portugal

Lançamento do livro decorre no dia 31 de março, pelas 18h00, na Biblioteca da Nova SBE

A Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, em parceria com o Health Cluster Portugal, apresentam, a 31 de março, o livro “Inovação em Saúde por quem a pratica”, da autoria de Pedro Pita Barros, Filipa Breia da Fonseca e António Bensabat Rendas, uma obra desenvolvida no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social.
O futuro dos cuidados de saúde está intrinsecamente ligado à inovação que se desenvolve no sector. Os autores do livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” consideram que nesta frente há oportunidades que ficam por explorar e, paradoxalmente, muitas descobertas nunca chegam a fazer parte da nossa vida. Algo falha, em Portugal, na passagem da descoberta para a inovação que depois está disponível para a sociedade.
Resultante da parceria entre o Health Cluster Portugal e a academia, o livro a ser agora lançado tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura nacional de inovação nas múltiplas áreas da saúde - uma inovação idealizada e produzida em Portugal em detrimento da importada de outros países, que era apanágio há anos atrás.
Para a concretização desta obra, o Health Cluster Portugal disponibilizou de forma aberta a experiência das organizações que o constituem, enquanto que a equipa de autores entrevistou os protagonistas atuais em organizações, públicas e privadas e de áreas diversas, e analisou cientificamente as narrativas partilhadas com resultados encorajadores para todos os que pretendem inovar em Saúde em Portugal.
Para além de dar a conhecer o que leva ao sucesso na inovação em saúde, permitindo  ter mais inovação acessível para melhorar as nossas vidas, este livro exemplifica, com base no que é a atividade e o pensamento de quem pratica hoje inovação na saúde, em Portugal, como nutrir um espírito inovador e como aplicar e fortalecer novas ideias e transformá-las em ações ou produtos valiosos para a sociedade no mundo real.
Das múltiplas experiências partilhadas identificam-se padrões que permitem compreender não só os sucessos conseguidos, mas também as razões dos insucessos ocorridos, uma vez que conhecer a experiência de outros permitirá a cada leitor preparar melhor as suas próprias iniciativas, agora com uma perspetiva mais global do terreno que pisa.
O livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” poderá ser uma fonte privilegiada para gestores e profissionais de saúde, nas suas múltiplas áreas de intervenção, poderem identificar ideias, desenvolver novos planos de negócio e introduzir inovações no mercado e na sociedade,  assim como para entrarem em novos mercados e perceberem a diferença entre uma boa descoberta e uma real oportunidade de inovação.
O livro “Inovação em Saúde por quem a pratica”, editado pela Almedina, poderá ser adquirido as livrarias Almedina e na FNAC.
PVP: 12,51€

"Inovar é ter a capacidade de criar processos e soluções disruptivas, nem sempre a partir de bases novas, que sejam capazes de melhorar a prestação dos cuidados de saúde."
Filipa Breia da Fonseca, Nova SBE

Os segredos e as melhores práticas dos maiores inovadores em saúde.”
Pedro Pita Barros, Nova SBE

Inovar em saúde não é só fazer diferente é também contribuir para a diferença nos cuidados de saúde.”
António Bensabat Rendas, Nova Medical School

Social Equity Initiative
Em 2019, a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) juntam-se para lançar a Iniciativa para a Equidade Social - a Social Equity Initiative, uma parceria que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo, traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais. No total, a iniciativa envolve atualmente seis projetos e duas cátedras que complementam a intervenção da Fundação “la Caixa” e do BPI neste setor em Portugal. Nesta parceria estão envolvidos 6 Centros de Conhecimento da Nova SBE, que lideram a execução dos projetos: Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, Nova SBE Finance Knowledge Center, Nova SBE Data Science Knowledge Center, Nova SBE Health Economics & Management e NovAfrica.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2022, destina 40 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.