MatchMaking Check-in – 3 dias para Startups e PME’s do sector do Turismo co-criarem soluções inovadoras

Potenciar o desenvolvimento de projectos transformadores para o sector é o objectivo do evento que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março

Carcavelos, 15 de março de 2021 –
Nos dias 24, 25 e 26 de Março, o evento MatchMaking Check-In, junta 21 startups nacionais e internacionais a 16 PME’s do setor do Turismo com o objectivo de durante esses 3 dias potenciar parcerias de sucesso no sentido de encontrar novas soluções para o sector e transformar o Turismo em Portugal. O evento promovido pelo Entrepreneurship Hub e Westmont Institute of Tourism & Hospitality da Nova SBE, com o apoio do Turismo de Portugal, conta com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na sessão de abertura.

A ambição de construir experiências de turismo mais atuais, mais sustentáveis e mais seguras será a força motriz para o evento de co-criação que decorrerá entre os dias 24 e 26 de Março, num formato totalmente digital.

A abertura do MatchMaking Check-In contará com a abertura da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à qual se seguem as Talks A inovação contínua e Como maximizar o impacto, dinamizadas pelos professores da Nova SBE Nadim Habib e Ricardo Zózimo, respectivamente. Durante os 3 dias as startups participantes e as PME’s realizarão mais de 60 reuniões com o objectivo de potenciarem sinergias.  No dia 26 será o momento das 21 startups revelarem os projetos-piloto que pretendem desenvolver em parceria com as PME’s.

A seleção das 21 startups finalistas foi realizada de forma colaborativa, por todos os parceiros do programa Check-In, de forma a garantir uma maior adequação das soluções apresentadas aos desafios das empresas parceiras, bem como, à cultura de inovação necessária ao sucesso das parcerias.

A lista final conta com 13 startups nacionais e as restantes oriundas de 7 nacionalidades diferentes (Espanha, Polónia, Canadá, Estónia, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça). A seleção conta ainda com áreas bastante distintas de atuação: mobilidade e gestão de fluxos de pessoas, serviço de concierge e digitalização da experiência do cliente, ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada, soluções de reconhecimento facial, e ainda monitorização de infra-estruturas e eficiência energética.

No caminho para um mundo mais sustentável e seguro, o turismo tem um papel determinante. Com esta iniciativa, a Nova SBE reforça o seu contributo ativo na dinamização de um ecossistema de inovação onde a academia, as startups, as empresas e os cidadãos têm um papel a desempenhar na construção do turismo do futuro.

De acordo com Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “a inovação e a sustentabilidade têm sido prioridades na estratégia do Turismo de Portugal e são agora fundamentais para a retoma nos próximos anos. Com o apoio ao programa Check-In queremos incentivar e acelerar o processo de adoção de soluções tecnológicas inovadoras pelas empresas, para uma retoma mais ágil e sólida do sector. A tecnologia contribui para criar as condições para concretizar a perceção de segurança sanitária, determinante para gerar confiança no turista e criar experiências fluídas. Contribui igualmente para o conhecimento baseado em dados, decisivo a um desempenho empresarial mais eficiente, tornando as empresas e o destino mais competitivos e sustentáveis no mercado global.”

Programa do MatchMaking Check-In e Lista de Startups e PME’s em anexo

Mais informações sobre o evento em:

Sobre o Entrepreneurship Hub
O Nova SBE Entrepreneurship Hub é a equipa dedicada ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor na Nova SBE. Provocando a conecção entre alunos, antigos alunos, investigadores, startups e empresas, o Entrepreneurship Hub trabalha todos os dias para que destas ligações nasçam profissionais empreendedores, nos seus próprios negócios ou nas empresas onde trabalham, e através destes sejam criadas novas soluções capazes de transformar o mundo à sua volta.
O Entrepreneurship Hub oferece um conjunto de programas, experiências e eventos, botocamps, aceleração, pré-aceleração, networking, formação entre outros, que vão ao encontro das necessidades dos alunos e do ecossistema. Ao longo dos seus 3 anos de existência, o entrepreneruship Hub já trabalhou com mais de 1000 alunos, formou uma comunidade de mais de 30 startups, promoveu mais de 100 momentos de interação entre os diferentes atores do ecossistema.

Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Mais informação: turismodeportugal.pt

Sobre o Westmont Institute of Hospitality
A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços: o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH).
Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH) traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial.
O foco da WiTH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  A WiTH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.