Nona edição do Programa Liderança Social para Gestores chega a Beja e Évora

Nova SBE alarga jornada de responsabilidade social

Carcavelos, 08 de outubro de 2024 – Inicia-se hoje a nona edição do programa Liderança Social para Gestores, um projeto integrado na Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o BPI e  a Nova School of Business and Economics (Nova SBE). Nesta edição, o programa expande o seu alcance territorial fora da grande Lisboa, com a participação de executivos de Beja e Évora, que irão iniciar o seu trabalho em conselhos consultivos nessas regiões.

O programa – cujo objetivo último é promover a atração de talento e assim fortalecer as boas práticas e a sustentabilidade nas organizações da economia social através da criação de conselhos consultivos – dirige-se a profissionais de gestão com experiência no setor privado que desejem embarcar numa jornada de impacto social, contribuindo para o desenvolvimento de organizações com as quais partilhem valores e objetivos. As inscrições, limitadas às vagas disponíveis, estão abertas e podem ser feitas através do website.

Em 2020, em Portugal, e de acordo com Conta Satélite da Economia Social (2019 – 20), o setor da economia social representava 3,2% do valor acrescentado bruto da economia e cerca de 5,9% do emprego remunerado da economia nacional, sendo constituído por mais de 73 mil entidades. De acordo com o estudo do INE 2016, mais de 60% dos dirigentes destas instituições não têm formação em gestão (38,6% têm formação em ciências sociais ou direito, 16,2% em educação e 7,9% em áreas como ciências, matemática ou informática) o que evidencia a necessidade de introduzir boas práticas de gestão e sustentabilidade para enfrentar os desafios atuais.

Estruturado em 3 etapas distintas o programa Liderança Social para Gestores inicia-se com uma formação executiva em sala na Nova SBE no campus de Carcavelos, proporcionando uma visão abrangente do setor da economia social em Portugal. Na segunda etapa, mais experiencial, os participantes visitam organizações sociais e analisam de perto os seus desafios e por fim, na terceira e última etapa, têm oportunidade de integrar os conselhos consultivos, partilhando o seu conhecimento e contribuindo para a transformação das comunidades através de um match-making personalizado.

APOIAR PESSOAS QUE TRANSFORMAM

Rita Diniz, gestora do programa de Social Leadership para Managers da Nova SBE, afirma: 'O objetivo do programa é co-criar uma comunidade verdadeiramente transformadora. Ao combinar o conhecimento académico de excelência com as melhores práticas empresariais e o know-how único das organizações sociais, queremos impulsionar a transformação social e inspirar mais indivíduos a contribuírem para uma sociedade mais justa e solidária.

Rui Diniz, Presidente da Comissão Executiva e CEO do Grupo CUF, um dos oradores convidados deste programa de formação, “há um valor imenso em ter gestores com vasta experiência no setor privado a contribuírem para o impacto social. Contudo, é fundamental que esses gestores tenham formação específica, pois nem todas as soluções aplicáveis no setor privado podem ser diretamente transferidas para o setor social.”

Mais informações sobre o Programa Liderança Social para Gestores

Inscrição

LINK VIDEO
ODS:

Sobre a Iniciativa para a Equidade Social
A Iniciativa para a Equidade Social é uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo. Traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais, a iniciativa envolve oito projetos e duas cátedras.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre o Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center
O centro de conhecimento Nova SBE Leadership for Impact foi criado em 2017. Existe para co-criar progresso social e performance organizacional, alinhando a ação ao conhecimento académico. O centro tem hoje 3 áreas chave de conhecimento: Liderança; Novas formas de Organização para o Impacto e Diversidade; Equidade e Inclusão.
O Leadership for Impact trabalha hoje em diferentes projetos de investigação, ação e capacitação com empresas, organizações sem fins lucrativos, e entidades públicas, envolvendo toda a comunidade Nova SBE, incluindo os atuais e futuros líderes – os seus alunos.