Nova SBE apresenta impacto de projetos para a inclusão de pessoas com deficiência

Dia 11 de abril, no Campus de Carcavelos da Nova SBE

INCLUSIVE TALKS 2024

Carcavelos, 08 de abril de 2024 – A Nova SBE recebe, no próximo dia 11 de abril, entre as 18h00 e as 20h00, a 5.ª edição do evento anual do Inclusive Community Forum (ICF), o projeto da Nova SBE dedicado à vida das pessoas com deficiência e que tem como principal objetivo promover uma comunidade mais inclusiva em duas áreas concretas: empregabilidade e educação.

Trata-se do Inclusive Talks 2024, um evento que junta a comunidade de empresas, organizações sociais, instituições de ensino, pessoas com deficiência e respetivas famílias para partilhar as iniciativas promovidas no âmbito dos diferentes projetos do ICF. Para além do balanço da atividade desenvolvida nos primeiros seis anos, serão revelados os resultados do impacto das iniciativas desenvolvidas pelo ICF nas áreas de empregabilidade e educação de pessoas com deficiência e ainda apresentadas as perspetivas para o futuro.

O evento, sujeito a inscrição prévia (aqui), é gratuito e aberto a todos os que se interessam pelos temas de inclusão e deficiência.

No âmbito da empregabilidade, o Inclusive Community Forum foi responsável, entre outros, pela criação da Jornada para a Inclusão (conjunto de iniciativas que promovem o compromisso com a inclusão, a sensibilização e a capacitação das empresas com o recrutamento de pessoas com deficiência e que, desde a sua génese já envolveu 61 empresas) e pelo programa Peer2Peer (dedicado à preparação para o mercado de trabalho que, através de um caminho feito em pares, capacita  pessoas com deficiência e alunos do ensino superior para o mercado laboral).

Desde que foi criado em 2018, o programa já contou com a participação de mais de 260 pessoas (126 pessoas com deficiência e 136 alunos universitários). Este ano, estará presente  em  cinco  Instituições de Ensino Superior – a Nova SBE, a Nova School of Law, a Nova Medical School, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

No que se refere ao tema da educação, o ICF co-criou, em conjunto com a sua comunidade, a Jornada para Capacitação (um conjunto de projetos de capacitação de pessoas com deficiência e de docentes que juntam instituições de ensino, organizações sociais e empresas como cocriadores e dinamizadores das soluções para uma maior inclusão de pessoas com deficiência no seu percurso de educação e consequente preparação para o mercado de trabalho).

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.