Nova SBE consolida caminho para a sustentabilidade

Impact Report 2023

Nova SBE consolida caminho para a sustentabilidade

• O Relatório que analisa o progresso da atividade da Nova SBE e que avalia o impacto das iniciativas da Escola alinhadas com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU durante o ano de 2023 – Nova SBE Road to Impact Report’23 – revela o envolvimento global da instituição com os ODSs em todas as vertentes operacionais: o caminho para a neutralidade carbónica, prevista pela Nova SBE para 2045, encontra-se reforçado em todas as vertentes da escola: académica, financeira e organizacional.
  • O documento, estruturado de acordo com os princípios do PRME (Principles for Responsible Managament Education - iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que promove a visibilidade da sustentabilidade no ensino empresarial e de gestão) e de acordo com o Compromisso de Desenvolvimento Sustentável da UNGC (United Nations Global Compact) confirma o compromisso de participação ativa da escola na transformação positiva no mundo, divulgando conhecimento, promovendo o diálogo e incentivando a ação através de projetos inovadores que apoiam a transformação das organizações.
  • Quase quatro (3,9) milhões de euros em financiamento para o desenvolvimento de dez (10) novos projetos de investigação.
  • Em 2023, mais de metade (53%) das cadeiras incluídas nas formações da escola contribuíram diretamente para o cumprimento dos ODS através conteúdos nelas lecionados, abordando temas como as mudanças climáticas, inovação sustentável e igualdade de género.
Carcavelos, 23 julho de 2024 – Já está disponível o novo relatório de impacto da atividade da Nova SBE durante o ano civil de 2023. A 5.ª edição do Nova SBE Road to Impact Report agrega o histórico anual da atividade inerente ao percurso de sustentabilidade da instituição e integra, pelo terceiro ano consecutivo, o resumo dos projetos de investigação e estudos mais relevantes desenvolvidos pelos nove (9) Knowledge Centers (Centros de Conhecimento) da Nova SBE.

A presente edição destaca o envolvimento global da Nova SBE em todas as vertentes operacionais (organizacional, académica e social) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Nova SBE Road to Impact Report integra uma análise detalhada de todas iniciativas da escola que durante o ano de 2023 contribuíram para o progresso económico socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável.

Estruturado de acordo com os princípios do PRMEPrinciples for Responsible Management Education (iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que promove a visibilidade da sustentabilidade no ensino empresarial e de gestão) e de acordo com o Compromisso de Desenvolvimento Sustentável da UNGC (United Nations Global Compact) o Nova SBE Road to Impact Report constitui uma ferramenta de monitorização única que não só descreve a contribuição da escola em prol dos ODS como também avalia a forma como a Nova SBE e os seus diferentes stakeholders estão a evoluir para cumprir as metas de sustentabilidade.

Sustentabilidade Organizacional

No que diz respeito à sustentabilidade associada às infraestruturas da Nova SBE, nomeadamente o seu campus em Carcavelos, a Nova SBE conseguiu reduzir as suas emissões de carbono referentes ao consumo energético (âmbito 2) em mais de 10% em comparação com o ano anterior através de diferentes iniciativas de eficiência energética e transição para fontes de energia renovável.

Atualmente, 40% da energia consumida pelo campus e respetiva operação provém de fontes renováveis, das quais 10 a 15% são resultantes de produção própria. O objetivo da escola é de atingir os 100% de fontes renováveis nos âmbitos 1 e 2 (fontes de consumo fixo e eletricidade, respetivamente) até 2026 e a neutralidade carbónica em 2045.

Em avaliações como os Rankings Globais (como é o caso do Financial Times que, em 2023, passou a considerar os indicadores de sustentabilidade nos seus critérios de classificação das escolas de gestão) a Nova SBE obteve classificações de excelência no Mestrado em Finanças (6.º lugar no indicador pegada de carbono) e Mestrado em Gestão (8.º lugar no indicador pegada de carbono e 52.º em ESG).

Sustentabilidade no plano académico

O tema da sustentabilidade assume, cada vez mais, parte integrante da curricula da Nova SBE, sobretudo após os resultados da edição anterior do relatório, na qual 91% dos alunos inquiridos afirmaram que a escola devia incorporar e promover ativamente a educação para o desenvolvimento sustentável.

Desta forma, em 2023, a Nova SBE integrou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em diversos programas e disciplinas, garantindo que os alunos adquiriam uma compreensão profunda e prática dos desafios globais. Numa análise mais detalhada, mais de metade (53%) das disciplinas incluídas nos programas académicos da escola contribuíram diretamente para o cumprimento dos ODS através conteúdos nelas lecionados.

Além disso, a escola lançou o programa “SDG Ambassador”, através do qual os alunos e Alumni da escola se podem tornar embaixadores dos ODS, promovendo iniciativas e projetos que visam alcançar esses objetivos.

Investigação & Conhecimento

A investigação da Nova SBE proporciona conhecimento inovador sobre desafios sustentáveis para a comunidade académica, decisores políticos e gestores, em 3 áreas-chave: Economia, Finanças e Gestão.

Ao longo de 2023, a escola angariou 3,90 milhões de euros em financiamento para desenvolver dez (10) novos projetos de investigação, dos quais oito (8) são apoiados pela Comissão Europeia (um deles através da Cátedra ERA) e os restantes dois (2) pela Fundação “La Caixa”.

Durante o ano de 2023 a Nova SBE angariou (através de projetos de investigação que integra em parceria com outras instituições) cerca de 1,2 milhões de euros (disponibilizados pelo programa Horizon Europe), reforçou a parceria com o novobanco (protocolo a 3 anos para iniciativas de âmbito Ambiental, Social e de Governança (ESG) e assegurou financiamento de dois projetos no âmbito do Social Research Call 2023 (SRC2023) atribuído pelo Observatório Social da Fundação "la Caixa" e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A área de investigação da Nova SBE foi ainda responsável pelo desenvolvimento de 156 estudos e publicação de 128 artigos, dos quais 31 foram publicados em revistas 4* e 4 (rankings ABS) e 20 em revistas do ranking FT50.

A investigação dos nove (9) Centros de Conhecimento da Nova SBE e do Nova SBE Behavioral Lab incidiu em 10 dos 17 ODS, sendo de destacar:
  • Nova SBE Data Science Knowledge Center participou em inúmeras iniciativas para promoção da discussão em torno do poder dos dados na abordagem de questões globais críticas (Pesca Ilegal, no âmbito do VCW) e utilização da IA generativa (Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos).
  • Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center desenvolveu um projeto para avaliação de políticas de equidade intergeracional com especial foco no estudo de critérios como satisfação das necessidades de todos os grupos etários, prevenção de desvantagens em fases específicas da vida e prevenção da transmissão da desigualdade.
  • Nova SBE Economics of Education Knowledge Center atualmente com 8 (oito) projetos de investigação em curso, em 2023 iniciou 3 (três) e concluiu 2 (dois). Em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, publicou ainda em 2023 um livro sobre a Economia da Educação.
  • Nova SBE Environmental Economics Knowledge Center como parte integrante do consórcio europeu criado no âmbito da missão Horizon Europe ‘Recovering our ocean, seas and waters until 2030’, desenvolveu o projeto A-AAgora (que propõe a criação de uma metodologia para uma abordagem coordenada do co-desenvolvimento de soluções inspiradas na natureza, para áreas costeiras).
  • Nova SBE Finance Knowledge Center reforçou o projeto de Literacia Financeira (Finanças para Todos) e promoveu debates para incentivar o diálogo durante a Conferência Techshare.
  • Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center atualmente ainda a trabalhar no projeto HI-PRIX (que propõe equilibrar a sustentabilidade da inovação em saúde com a sustentabilidade dos sistemas de saúde através da adoção de novos modelos de preços e pagamentos para enfrentar os desafios colocados pelas tecnologias de saúde a preços elevados).
  • Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center agregou ao Inclusive Community Forum (ICF) 50 organizações que assinaram o Compromisso para a Inclusão (comprometendo-se a contratar ativamente mais pessoas com deficiência) e promoveu a 4ª edição do Programa do Social Leapfrog.
  • Nova SBE NOVAFRICA Knowledge Center desenvolveu a sua atividade em Portugal, Moçambique e Bissau países onde os seus investigadores receberam 31 bolsas para apoiar os projetos de investigação centrados na saúde, migração, educação, impacto ambiental, religião, eleições e impostos.
  • O Nova SBE Open & User Innovation Knowledge acolheu o DRUID 2023 no campus da Nova SBE (evento onde participaram mais de 400 líderes nacionais e internacionais) e organizou a 1ª edição do ‘Health Innovation: From Ideas to Impact’ (iniciativa que liga alunos, profissionais de saúde e pacientes).
  • Nova SBE Behavioral Lab iniciou uma colaboração com a New Angle para prestar consultoria à UNICEF na área da Mudança de Comportamento Social (projeto que, com recurso à ciência comportamental, ajuda crianças em contextos de desenvolvimento e humanitário).

Transformação Social

Defendo desde sempre o envolvimento de vários stakeholders em prol do desenvolvimento sustentável, a Nova SBE, através de uma estratégia de envolvimento das partes interessadas e de um processo de gestão de parcerias, incentiva a comunidade a juntar-se às iniciativas que promove.

Em 2023,  respondendo à crescente procura e de modo a aumentar a participação, a Nova SBE reestruturou a área de envolvimento com a comunidade reforçando o seu compromisso com PRME (liderando o caminho de implementação de um plano estratégico 2022-2025),  GRACE (reforçando a sua posição nos clusters de Redução das Desigualdades e Voluntariado e Impacto Social), PIR - Positive Impact Rating (iniciativa a que a Nova SBE se juntou em 2022 e que reflete a perspetiva dos alunos sobre a sustentabilidade), UNGC - United Nations Global Compact (tendo participado em eventos globais com o objetivo de priorizar as ações da Nova SBE em relação às prioridades globais) e ONG Locais (através do programa reestruturado e reforçado de Voluntariado e Cidadania Ativa para alunos).

Apresentando-se como um ponto de encontro para a sociedade e para o mundo, a Nova SBE desenvolve inúmeros projetos com alunos, colaboradores ou instituições externas para promover a sua ação ativa no percurso da sustentabilidade. Alguns exemplos:
  • Nova SBE Role To Play (versão atualizada) e Certificado de Cidadania Ativa lançada em 2020 a iniciativa Nova SBE Role to Play incentiva a comunidade a fazer parte da mudança. Em 2023 a plataforma, entre outras iniciativas, partilhou inúmeras entrevistas (35), artigos de opinião (141), investigações (143), projetos (135) e promoveu webinars (27) e podcasts (28). Ainda dentro do âmbito desta ação a Nova SBE Role to Play Get Involved incentiva o envolvimento dos alunos com a comunidade e as organizações não governamentais (ONG) dando oportunidade aos membros de participar em projetos que estejam a decorrer ou de propor os seus próprios. Dentro deste âmbito 117 ONG’s participaram na Feira do Voluntariado, realizada na escola em Setembro de 2023.

A plataforma monitoriza as atividades de voluntariado individual dos alunos e, no final de cada ano letivo, atribui o Global Commitment CV (onde consta a contribuição do membro para os ODS da ONU) e o Certificado de Cidadania Ativa (entregue a todos os que têm um envolvimento continuo e cumprem um número predeterminado de horas de voluntariado). Em 2023, 7 (sete) alunos de licenciatura e 6 (seis) de mestrado receberam o certificado de Cidadania Ativa, demonstrando o seu empenho no trabalho voluntário e na prestação de serviços à comunidade.
  • Clubes de Alunos: durante o ano de 2023 mais de 40 iniciativas foram promovidas com o envolvimento da comunidade, 54% delas relacionadas com a sustentabilidade. Durante o ano foram ainda desenvolvidos mais de 30 projetos de consultoria pro bono.
  • Institutos
    • Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute: o ano é marcado pelo lançamento do programa Web3 Creators Collective e da nova edição Programa de Mentoria Lighting up the Stars. O investimento do Instituto em investigação é reforçado através de parcerias com escolas europeias de topo no âmbito do European Scaleup Institute. Mais de 160 startups envolveram-se em iniciativas em 2023.
    • Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality: em 2023, 52 alunos inscreveram-se nos Mestrados em Gestão – especialização em Hotelaria e Gestão de Serviços. Ao longo do ano, o instituto organizou inúmeros eventos e desenvolveu vários projetos com impacto, especialmente económico e ambiental. De destacar ainda a publicação do White Paper ‘Sustainability in the Tourism sector’ e a parceria com o Turismo de Cascais para o desenvolvimento sustentável da estratégia turística da região.

• Parcerias Académicas de especial destaque a parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian que se materializou no lançamento do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação, no desenvolvimento de investigação académica e na oferta de bolsas de estudo a alunos, PME e organizações sociais.

• Nova SBE Innovation Ecosystem modelo de colaboração entre a academia e o ambiente económico para promoção de parcerias. Em 2023, manteve o calendário regular de atividades tendo promovido 80 iniciativas de envolvimento da comunidade com mais de 3.400 participantes.
  • Diálogo em 2023: a Nova SBE acolheu inúmeros eventos para promoção de debates, divulgação e partilha de conhecimentos em temas globais relevantes, sendo de destacar:
    • Conferências do Estoril o evento reuniu cerca de 3.000 participantes (presenciais e online) e mais de 77 oradores de renome internacional. Pela primeira vez, a iniciativa contou com interpretação em língua gestual.
    • Well-being Week semana de promoção do bem-estar na comunidade Nova SBE que reuniu mais de 270 participantes e cerca de 15 oradores em experiências, workshops e palestras.

O relatório pode ser consultado na versão digital aqui.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.