Nova SBE continua a capacitar executivos para o Impacto Social

7ª Edição “Liderança Social para Gestores”

Carcavelos, 14 de setembro de 2023 –  O programa Liderança Social para Gestores integrado na Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria da Fundação “la Caixa”, BPI e  Nova SBE, vai iniciar no final do mês de setembro mais uma edição da formação para gestores que pretendem apoiar organizações sociais. Capacitar estes profissionais do setor privado com o conhecimentos e network necessários para colocarem a sua experiência ao dispor do setor da economia social é o objetivo desta iniciativa cuja 7ª edição se realiza de 26 a 29 setembro e a 13 de outubro nas instalações da Nova SBE no Campus de Carcavelos. As inscrições, limitadas às vagas disponíveis, estão abertas e podem ser feitas aqui.

Em 2023 Portugal registou uma taxa de risco de pobreza superior à média da UE (18,4% vs. 16,8%), valores que se refletem diariamente em novos pedidos de apoio às organizações sociais que acompanham famílias e ajudam a melhorar as condições de vida de milhares de pessoas em todo o país.  Para apoiar a gestão e sustentabilidade destas organizações sociais o programa "Liderança Social para Gestores" propõe capacitar e integrar profissionais do setor privado com experiência de liderança que pretendam dar o seu contributo a estas organizações.

São três dias e meio de aprendizagem divididos em várias fases, que permitem aos participantes ter uma experiência transversal: Learn, Apply & Engage.  Vão ser abordados, entre outros, temas como o contexto social, político e histórico do setor; o quadro jurídico, modelos de governance, fundraising, medição de impacto das organizações sociais, e serão criados momentos para permitir que os participantes tenham contacto direto com algumas organizações e conselheiros de referência, partilhando testemunhos e exemplos de boas práticas.

Para além da relevância dos conteúdos e da partilha de testemunhos de um leque de experientes professores/oradores, os participantes contam ainda com a possibilidade de vir a integrar um órgão social numa organização social de referência.

Na sua 6ª edição, o Programa Liderança Social para Gestores alargou a sua abrangência territorial ao Porto, através de uma parceria com a Católica Porto Business School. Mais de 120 gestores já foram formados no âmbito do programa e atualmente são apoiadas 24 organizações sociais por mais de 60 Conselheiros em voluntariado de competências. Até 2025, o Programa prevê estender-se a novas geografias, dando oportunidade a outros territórios nacionais de integrar mais organizações e mais Conselheiros.

A 7ª edição do Programa Liderança Social para Gestores realiza-se no Campus de Carcavelos da Nova SBE de 26 a 29 setembro e 13 de outubro. As inscrições, limitadas às vagas disponíveis, já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Sobre a Social Equity Initiative
A Iniciativa para a Equidade Social é uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo. Traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais, a iniciativa envolve oito projetos e duas cátedras.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre o Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center:
O centro de conhecimento Nova SBE Leadership for Impact foi criado em 2017. Existe para co-criar progresso social e performance organizacional alinhando projetos de impacto direto ao conhecimento académico. O centro tem hoje 3 áreas chave de conhecimento: Liderança, Inovação Social e Sustentabilidade das Organizações. O Leadership for Impact trabalha em diferentes projetos de investigação, ação e capacitação com empresas, organizações sem fins lucrativos e o setor público, envolvendo toda a comunidade Nova SBE, incluindo os atuais e futuros líderes – os seus alunos.