Nova SBE forma líderes em políticas públicas de perfil internacional

Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas iniciou-se no presente ano lectivo

Nova SBE forma líderes em políticas públicas de perfil internacional

• Várias entidades nacionais e internacionais assinam protocolos de cooperação com a Nova SBE para promover oportunidade práticas de reforço de competências e contacto com o mercado de trabalho.
  • Mestrado arranca com 50 alunos admitidos de 14 nacionalidades diferentes, nomeadamente de Portugal, Alemanha, Itália, Áustria, Brasil, Angola, Nigéria, China, entre outros países.
  • Bolsa de Mérito Novafrica, financiada pela empresa FiveThousand Miles, permite a aluno nigeriano integrar primeira turma deste mestrado.

Carcavelos, 10 de novembro de 2021 – A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) assinala hoje oficialmente um conjunto alargado de parcerias estratégicas no âmbito de um dos seus mais recentes mestrados, em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas. Estas parcerias incluem vários organismos públicos e privados, portugueses e internacionais, entre os quais os Ministérios das Finanças, dos Negócios Estrangeiros, da Economia, da Saúde e do Ambiente, bem como várias outras entidades, como CESO, IPMA, Banco de Cabo Verde, EPIS, que assinam neste evento protocolos com a escola de negócios.

50 alunos, oriundos de 14 nacionalidades, iniciaram em agosto a sua formação na primeira edição deste mestrado que pretende ser uma referência internacional na construção de uma comunidade de líderes focados na melhoria da qualidade das políticas públicas, tanto em Portugal como em outros países.

O Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas da Nova SBE constitui uma aposta da Nova SBE em áreas diversificadas como ambiente, saúde, economia, educação e emprego.

Este programa pretende dotar os seus alunos com a capacidade de compreender os enquadramentos institucionais, aplicar um raciocínio económico rigoroso e implementar as ferramentas mais relevantes da gestão num contexto de constante inovação. Para tal, o plano de formação combina conhecimentos de economia, gestão e estatística para a tomada de decisões fundamentadas em instituições públicas e outras, um contributo importante para a melhoria da formação de decisores e gestores direcionados para politicas públicas.

Uma das principais componentes diferenciadoras deste programa é a experiência adquirida através do PAP – Projeto de Análise de Políticas. O programa conta com um conjunto de parcerias com organizações públicas, sem fins lucrativos, e privadas, com o intuito de trazer para os formandos desafios reais de como resolver problemas específicos de políticas públicas. Os projetos serão desenvolvidos em grupos e preparados através da frequência de um field lab durante todo o ano em colaboração com um mentor académico designado. As cadeiras realizadas pelos alunos serão coordenadas com o PAP, incluindo as suas componentes de avaliação.

O Banco de Cabo Verde, a Câmara Municipal de Cascais, o Gabinete de Estudos de Relações Internacionais do Ministério das Finanças, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Gabinete de Estratégia e Estudos  do Ministério da Economia, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, a OECD (Organisation for Economic Co-Operation and Development), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a CESO - Development Consultants, a EPIS - Associação Empresários pela Inclusão Social o IQVIA, a Maximus, a NetCiex e o Turismo de Portugal entre outras, são algumas das entidades que se associaram à Nova SBE no sentido de apoiar a escola e os alunos deste mestrado na formação complementar e enriquecimento das suas competências profissionais, providenciando as condições para o desenvolvimento dos projectos dos alunos.

Os acordos de cooperação incluem uma estreita articulação com a escola ao nível de preparação e habilitação prática dos formandos, conferindo-lhes oportunidades em contexto real para adquirirem conhecimentos e conteúdos de qualidade, adequados aos requisitos do mercado de trabalho.

Pedro Martins, Professor da Nova SBE e Diretor Académico do Mestrado, refere que “adquirir conhecimentos aprofundados sobre políticas públicas implica uma interação próxima com os atores dessas mesmas políticas. Este mestrado da Nova SBE proporciona também este tipo de aprendizagem mais prática aos seus alunos, através de um conjunto alargado de parcerias, oficializadas neste evento. O leque de parceiros selecionado pela Nova SBE reflete ainda o facto de as políticas públicas serem, cada vez mais, desenhadas, coordenadas e implementadas por um conjunto alargado e diversificado de atores, não só públicos e nacionais, como também de entidades internacionais e dos setores privado e social.”

Para iniciar o programa foram admitidos 50 alunos de 14 nacionalidades diferentes, entre mais de 100 candidaturas recebidas. Entre os selecionados para integrar a primeira turma do mestrado encontram-se 27 alunos portugueses e 23 estrangeiros, oriundos na sua maioria de Itália, Brasil, Áustria, Alemanha, Nigéria, entre outros. Mais de metade dos alunos são mulheres (28) e a grande maioria tem como base de formação Gestão, Ciência Política, Relações Internacionais e Economia.

De entre os alunos encontra-se Nwabueze Prince Okenna, da Nigéria, que graças à atribuição da Bolsa de Mérito da Novafrica, financiada pela empresa  Five Thousand Miles, teve a oportunidade de vir para Portugal e integrar a primeira turma do Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas.

Nwabueze Prince Okenna indicou que “o facto de ser oriundo de um país em desenvolvimento, como a Nigéria, com diversas limitações não só socioeconómicas e financeiras, como de acesso a educação de qualidade, confrontei-me com obstáculos que inviabilizariam os meus projectos. Isto apesar do meu desejo de dar continuidade à minha formação no sentido de ganhar experiência prática e concreta na componente económica e de relações internacionais e singrar numa carreira de impacto no âmbito de políticas de desenvolvimento para os países africanos. Porém, a Bolsa de Mérito NOVAFRICA, financiada pela Five Thousand Miles, que me foi atribuída está a permitir-me concretizar este sonho. Obrigado!”

Para assinalar o arranque do programa de Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas, a Nova SBE promove hoje uma cerimónia presidida pelo Dean da Nova SBE, Daniel Traça, com intervenções da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e da Diretora no Escritório de Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População, Mónica Ferro. No evento participa também o Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, bem como outros representantes das entidades parceiras deste novo Mestrado da Nova SBE.