Nova SBE lança programa Check-in com patrocínio do Turismo de Portugal

Um programa de inovação aberta a todos os que hoje criam o turismo de amanhã

Carcavelos, 05 de janeiro de 2021 – O Turismo tem sido dos sectores mais afetados pela crise pandémica, enfrentando hoje e no futuro grandes desafios que exigem respostas urgentes para descobrir novos caminhos de atratividade, sustentabilidade e experiências seguras. Para trazer às PME’s nacionais e internacionais os recursos, dinamismo e inovação determinantes para vingarem nesta nova Era do Turismo, a Nova SBE, através do Entrepreneurship Hub e do Westmont Institute of Hospitality, lança o programa CheckIn – Tourism Innovation on Campus, com o patrocínio do Turismo de Portugal.

A incerteza, o medo do contágio, o confinamento, o fecho das fronteiras, provocados pela pandemia, levaram a uma interrupção do setor do turismo, que viu a sua atividade reduzida a mínimos históricos. Em Portugal, de Janeiro a Setembro de 2020, registou-se uma queda de 73,8% dos turistas (fonte: INE) comparando com o período homólogo em 2019, tendo esta redução um impacto devastador num setor composto maioritariamente por médias e pequenas empresas.

Desta forma, a inovação e a tecnologia tomam um papel principal na reconstrução, e preparação do setor para aquela que se prevê ser uma nova forma de viajar, mais responsável, mais sustentável e mais digital, respondendo às necessidades de turistas mais conscientes e mais exigentes não só nas experiências, mas também na saúde e segurança.

É neste contexto que nasce o CheckIn – Tourism Innovation on Campus, organizado pelo Entrepreneurship Hub e Westmont Institute of Hospitality da Nova SBE, com o patrocínio do Turismo de Portugal. Um esforço conjunto destas entidades para encontrar as melhores soluções desenvolvidas por startups nacionais e internacionais, e colocá-las ao dispor das PMEs do setor capacitando as empresas de forma célere e ágil, com as ferramentas e mindset necessários para a retoma.

O programa conta com a participação de 14 parceiros PMEs e institucionais representativos de diversos verticais do setor (hotelaria, alojamento local, animação turística e agências de viagens), entre eles a Amazing Evolution, APECATE, Boost, Campigir, Cosmos Active, FeelsLikeHome, Go4Travel, GuestCentric, HotelShop, Nonius Hospitality Technlogy, Osiris, Portugal Trails, Selina Hotels e TravelStore.

O processo de seleção das startups mais inovadoras já arrancou e decorrerá ao longo de 3 meses, com as candidaturas a fecharem a 23 de janeiro, seguindo-se uma fase de co-desenvolvimento de produtos-piloto entre as 20 finalistas e as 14 PMEs.
Digitalização e Contactless, Saúde e Higiene e Sustentabilidade são as áreas de desafio a que o programa procura responder com novas soluções, prevendo-se que em junho sejam apresentadas.

Assumindo-se como uma plataforma dinâmica onde as ideias e projectos fluem de forma livre e estão em constante desenvolvimento, a Nova SBE pretende agregar um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberta com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups. Desta forma, a escola pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã.

Mais informações em: https://www.checkinopen.pt/

Sobre o Entrepreneurship Hub
O Nova SBE Entrepreneurship Hub é a equipa dedicada ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor na Nova SBE. Provocando a conecção entre alunos, antigos alunos, investigadores, startups e empresas, o Entrepreneurship Hub trabalha todos os dias para que destas ligações nasçam profissionais empreendedores, nos seus próprios negócios ou nas empresas onde trabalham, e através destes sejam criadas novas soluções capazes de transformar o mundo à sua volta.
O Entrepreneurship Hub oferece um conjunto de programas, experiências e eventos, botocamps, aceleração, pré-aceleração, networking, formação entre outros, que vão ao encontro das necessidades dos alunos e do ecossistema. Ao longo dos seus 3 anos de existência, o entrepreneruship Hub já trabalhou com mais de 1000 alunos, formou uma comunidade de mais de 30 startups, promoveu mais de 100 momentos de interação entre os diferentes atores do ecossistema.

Sobre o Westmont Institute of Hospitality
A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços: o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH).
Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH) traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial.
O foco da WiTH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  A WiTH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.