Nova SBE promove 4ª edição da formação de Liderança Social para Gestores

Carcavelos, 3 de fevereiro de 2022 - Com o objetivo de continuar a apoiar o desenvolvimento de Organizações Sociais através da melhoria de competências e conhecimentos de gestão estratégica, a Nova SBE lança a 4ª edição do programa “Liderança Social para Gestores”. Este programa, integrado na Iniciativa para a Equidade Social - uma parceria da Nova SBE com a Fundação “la Caixa” e o BPI - visa capacitar quem quer ajudar, dotando os profissionais do setor privado de conhecimentos e network necessários para colocarem a sua experiência ao dispor do setor da economia social.
São cada vez mais os profissionais que, quer a título individual, quer através da Responsabilidade Social Corporativa das empresas, entendem a importância e a premência de disponibilizar parte do seu tempo e das suas competências, para dar o seu contributo à Comunidade.

Ao longo do programa os participantes têm oportunidade de agir e disponibilizar o seu know-how como mais-valia para o impacto das organizações sociais para as quais escolheram contribuir.
Esta formação destina-se a profissionais com mais de 15 anos de experiência com funções de gestão ou com experiência de middle management, que tenham capacidade de liderança de equipas e visão de organização estratégica, motivados por partilhar competências técnicas, softskills e tempo.

A formação “Liderança Social para Gestores” aborda temas como o contexto e especificidades do setor, modelos de governance, regimes fiscais e legais, relatórios e medição de impacto e modelos de negócio.

Com início a 21 de março, o programa proporciona aos participantes a possibilidade de adquirirem uma experiência transversal. Com uma abordagem hands-on, durante os três dias de formação intensiva, os participantes serão postos à prova, sendo divididos em grupos de trabalho com os colegas e várias organizações sociais.

No final do programa, um processo de matchmaking identificará as competências dos participantes e as necessidades das organizações criando a oportunidade para que cada um contribua para uma causa com a qual se identifique. Os participantes poderão contar ainda com acompanhamento personalizado durante as sessões e apoio pós-programa, para procurarem oportunidades em funções não executivas em organizações sociais.

Após o programa, os executivos ganham uma base de conhecimento específica do setor social, dotando-os do contexto necessário para que possam iniciar a sua contribuição.
De acordo com Paulo Carvalho, Consultor e Voluntário no projeto Café Joyeux da Associação  VilaComVida “o objetivo da participação neste programa esteve relacionado com a vontade pessoal de ter contato com o setor social. A curiosidade e a vontade de estar ligado a uma destas organizações de forma mais ativa era um objetivo efetivo, bem como entender o funcionamento das mesmas e suas necessidades.”

“Voluntariado, com maior ou menor intervenção, ou a responsabilidade de conselheiro não executivo são sempre possibilidades ao alcance de gestores com experiência profissional, independentemente do sector, e que podem fazer a diferença no apoio à gestão destas organizações”, afirma Paulo Carvalho, sublinhando que “a liderança e gestão são uma necessidade assumida pelas várias organizações, que pode ser colmatada com esta ajuda voluntária, permitindo a sua adaptação ao mercado em que estão inseridas. “

“Considero que a participação neste programa é muito gratificante para gestores com experiência e que pretendam em determinado momento da sua vida, dar apoio a organizações de solidariedade social na figura de conselheiros não executivos, ou de voluntariado com maior intervenção, tão necessária no contexto atual”, salienta Paulo Carvalho.

Das anteriores três edições, que contaram com a participação de mais de 65 profissionais de topo, 75% destes participantes estarão integrados em Conselhos Consultivos em mais de 12 Organizações Sociais até ao final de janeiro de 2022.

As inscrições para o programa Liderança Social para Gestores estão abertas e são limitadas às vagas disponíveis.

Mais informações sobre o programa Liderança Social para Gestores AQUI

Social Equity Initiative
Em 2019, a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) juntam-se para lançar a Iniciativa para a Equidade Social -  a Social Equity Initiative, uma parceria que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo, traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais. No total, a iniciativa envolve a criação de oito projetos e duas cátedras, o que vem complementar a intervenção do BPI e da Fundação “la Caixa” neste setor em Portugal. Nesta parceria estão envolvidos 6 Centros de Conhecimento da Nova SBE, que lideram a execução dos projetos: Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, Nova SBE Finance Knowledge Center, Nova SBE Data Science Knowledge Center, Nova SBE Health Economics & Management e NovAfrica.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2020, destinou 26 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação “la Caixa” mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.

Sobre o Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center:
O centro de conhecimento Nova SBE Leadership for Impact foi criado em 2017. Existe para co-criar progresso social e performance organizacional alinhando projetos de impacto direto ao conhecimento académico. O centro tem hoje 3 áreas chave de conhecimento: Inovação Social, Sustentabilidade Organizacional e Liderança. O Leadership for Impact trabalha em diferentes projetos de investigação, ação e capacitação com empresas, organizações sem fins lucrativos, envolvendo toda a comunidade Nova SBE, incluindo os atuais e futuros líderes – os seus alunos.