Nova SBE reúne parceiros nacionais e internacionais no lançamento do novo Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas

Pioneira na abordagem teórica e prática do desenvolvimento internacional aplicada às políticas públicas

Carcavelos, 17 de maio de 2021 –  Banco de Cabo Verde, CESO Internacional, IQVIA Maximus, Ministério dos Negócios Estrangeiros, OCDE e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde são algumas das entidades que se associaram ao novo Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas da Nova SBE. Este mestrado, que combina as políticas públicas com o foco no desenvolvimento internacional e terá um papel activo na formação dos líderes do futuro, arranca já em setembro de 2021.

A Nova SBE lançou recentemente o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas, que arranca já em Setembro de 2021, com o objectivo de desenvolver competências técnicas e interdisciplinares para melhor responder à necessidade de transformação dos desafios do futuro, despertando a curiosidade dos mais jovens para um papel mais activo na sociedade.

Inovação, flexibilidade, inclusão, resiliência, visão sistémica, são algumas das qualidades inerentes às políticas públicas do futuro, para reagir de forma cada vez mais rápida às mudanças e gerar um crescimento sustentável comum a todos, num diálogo mais aberto entre a ciência e a sociedade.

O programa inclui uma abordagem às áreas da economia, gestão, ciência política e métodos quantitativos, com aplicação directa às Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional, permitindo a capacidade de formulação e implementação de medidas com impacto em termos de desenvolvimento humano, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com base na metodologia de project-based learning, que alia o ensino teórico ao contacto directo com instituições e empresas nacionais e internacionais, os alunos terão oportunidade de desenvolver um projeto aplicado imersivo (Policy Analysis Project, PAP) dedicado às necessidades e casos reais de cada organização, um fator diferenciador deste Mestrado dirigido a quem pretende criar impacto, melhorar as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável e internacional.

Para Ana Cristina Lopes Semedo, Diretora do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas do “A parceria com a Nova SBE, no âmbito do mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas, como uma oportunidade para fortalecer a sua capacidade técnica e institucional e melhor cumprir as suas responsabilidades sociais, enquanto instituição promotora do conhecimento e de decisões de política fundamentadas.”

“O Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas é pioneiro em Portugal na adopção de uma abordagem teórica e prática do desenvolvimento internacional, através das lentes das políticas públicas. Sendo este o foco da nossa atividade como profissionais há mais de 40 anos, estamos contentes de nos juntar ao programa como um parceiro do PAP.” afirma Helena Valente, Member of the Board CESO International S.A..

“Para o IQVIA, colaborar com a Nova SBE neste programa é fundamental para garantir que contribuímos para a educação das gerações futuras, incentivando os licenciados a descobrirem o seu caminho para construir uma carreira com maior propósito e impacto na saúde” afirma Inês Guerra, Principal da EMEA Real World Methods & Evidence Generation do IQVIA.

Para Ania Mendrek, Business Development Director, Global Group, Europe da Maximus, líder de serviços prestados na área da saúde em todo o mundo, “Capacitamos as pessoas, apoiando-as em mudanças de vida importantes, permitindo-lhes transformar as suas vidas. Sendo um parceiro de confiança dos nossos clientes governamentais, estamos sempre disponíveis para partilhar o nosso conhecimento trabalhando na aplicação prática das políticas e das lições aprendidas junto dos nossos clientes. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Nova SBE para Mestrado que permitirá partilhar percepções e promover novas parcerias no desenvolvimento das políticas publicas.”

Para o Diretor do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Embaixador José Freitas Ferraz, “a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a NOVA SBE representa uma oportunidade única de aliar o contexto académico com o conhecimento prático na área da diplomacia e da política externa portuguesa”.

Na opinião de Álvaro Santos Pereira, Diretor da Divisão de Estudos Nacionais do Departamento de Economia da OCDE, “o novo Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade NOVA é uma oportunidade empolgante para aqueles que se preocupam com políticas públicas e formulação de políticas. Estamos felizes em cooperar com a universidade na tentativa de encontrar oportunidades de estágio no Departamento de Economia da OCDE em muitas áreas relativas à economia e políticas públicas.”

Outra parceria relevante no campo dos serviços públicos será o protocolo confirmado com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde que, na pessoa do seu Presidente do Conselho de Administração, Luís Goes Pinheiro, afirma que “o Protocolo celebrado entre a SPMS, E.P.E. e a Nova SBE representa uma oportunidade de observar de perto o processo de definição e implementação de políticas públicas e o seu impacto no contexto específico de uma empresa pública fortemente ligada à inovação e transformação digital da saúde.”

Contribuir para a criação de impacto e desenvolvimento internacional de cada parceiro é um dos objetivos destas parcerias, que conjugam um triângulo de impacto estratégico no sector privado, social e público, e que irão permitir responder à necessidade de transformação dos desafios do futuro das organizações.

Para além das organizações acima referidas estão em fase de negociação parcerias a  CEPIS – Associação de Empresários pela Inclusão Social, Comissão Europeia, EDP, Fundação José Neves, Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças entre outras.

A Nova SBE aposta na área das políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento internacional, e aplicadas nas diversas esferas da saúde, educação, ambiente, entre outros, com um papel activo na formação dos líderes do futuro para responder à necessidade de transformação dos desafios do futuro, em estreita colaboração com organizações nacionais e internacionais, bem como o acesso a parceiros nacionais e internacionais de relevo para aplicação prática de conhecimento

O grande objetivo deste Mestrado é aumentar e reforçar a qualidade e transparência no desenho das políticas, pela formação integral e interdisciplinar dos decisores, contribuindo para a consolidação do nosso país como interveniente ativo no contexto multilateral internacional de prossecução dos objetivos de desenvolvimento humano e para sociedades e instituições mais resilientes num contexto de incerteza e grandes desafios. O Mestrado encontra-se alinhado com o Plano de Recuperação e Resiliência do país com a aposta na diversificação da oferta formativa, aprendizagem ao longo da vida life-long program; renovando as qualificações e transferência de conhecimento.

Com um corpo docente internacional de elevada expertise nesta área, a Nova SBE conta ainda com o apoio académico dos seus oito Centros de Conhecimento / Knowlegde Centers suportados por comités científicos de reputação mundial de conhecimento especializado em temáticas complementares que integram o programa.

O Mestrado é dirigido não só a alunos de diferentes áreas de formação, mas também a profissionais no mercado que queiram desenvolver as suas competências na área das políticas públicas, num grupo multidisciplinar e multicultural para melhor enriquecer o programa e aprendizagem. O programa, leccionado em inglês, terá início em Setembro de 2021 com a duração de um ano e as inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de Maio.

Factores diferenciadores deste Mestrado

• Políticas Publicas combinada com o Desenvolvimento Internacional
  • Aposta na coesão dos sectores público-privado
  • Foco na avaliação empírica das políticas públicas