Nova SBE Road to Impact Report

Nova SBE Road to Impact Report

4ª Edição já disponível

A 4ª edição do Relatório da Nova SBE que avalia o impacto das iniciativas institucionais e de investigação, alinhadas com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e desenvolvidas pela escola durante o ano de 2022  já está disponível

O documento agrega, pelo segundo ano consecutivo, o Research Report onde apresenta os projetos de investigação e estudos mais relevantes desenvolvidos pelos nove (9) Knowledge Centers da Nova SBE

3,85 milhões de euros investidos em 14 novos projetos de investigação,  156 trabalhos desenvolvidos, 120 artigos publicados e mais de 6.000 pessoas estiveram envolvidas e comprometidas com a Nova SBE no caminho para a sustentabilidade
Carcavelos, 27 de abril de 2023 – A Nova SBE disponibiliza hoje a 4ª edição do Nova SBE Road to Impact.  O documento, que agrega o histórico anual da atividade inerente ao percurso de sustentabilidade da instituição integra, pelo segundo ano consecutivo, o resumo dos projetos de investigação e estudos mais relevantes desenvolvidos pelos nove (9) Knowledge Centers da Nova SBE e revela a performance da escola no caminho da sustentabilidade e impacto na vida das pessoas.

A presente edição destaca o progresso sustentável da Nova SBE, revelando o impacto positivo das iniciativas da escola alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nas áreas de economia, social, cultural, ambiental e tecnológica. Ao adoptar os ODS enquanto código universal relativamente à forma como aborda o impacto, a Nova SBE assume o compromisso, não só de os interpretar e seguir mas também de os divulgar.

Organizado de acordo com as quatro maiores áreas de ação da Nova SBE – Aprendizagem Continua; Investigação & Conhecimento, Transformação Social e Sustentabilidade Organizacional – o Road to Impact Report descreve a contribuição da escola em prol do progresso económico socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável e avalia a intervenção da comunidade em prol dos ODS e na promoção de soluções inclusivas e sustentáveis capazes de transformar o mundo e promover um futuro melhor e mais sustentável.

Com uma estrutura inspirada nos Princípios PRME (iniciativa da UN Global Compact à qual a Nova SBE se juntou em 2013 e que tem por objetivo promover a partilha de conhecimento relativamente a boas práticas de sustentabilidade de várias business schools) o Relatório expressa a convicção da Nova SBE que, enquanto instituição académica, assume o papel de educar futuros líderes, assumindo a responsabilidade de fortalecer as diferentes gerações com ferramentas e competências para uma cidadania ativa e com impacto, interligada a uma carreira sustentável.

Constituindo uma ferramenta de monitorização única, o Nova SBE Impact Report permite perceber de que forma a Nova SBE e os seus diferentes stakeholders estão a evoluir para cumprir as metas de sustentabilidade dando ainda a oportunidade de avaliar a capacidade da escola na promoção do diálogo e conhecimento sobre o tema inspirando pelo exemplo  a comunidade a entender o seu papel no caminho da sustentabilidade.

Trabalhando em prol de Um Futuro Melhor, Mais Sustentável e Colaborativo, a  ação da Nova SBE não se restringe ao meio académico. Pretendendo ser um acelerador para um futuro sustentável, a Nova SBE cocria projetos académicos e de investigação com o envolvimento das comunidades locais, organizações sociais, entidades filantrópicas, órgãos governamentais e empresas sempre com a sustentabilidade na base nas suas operações diárias.

‘Até 2050 precisamos de ter condições para atingir a neutralidade carbónica e exponenciar sustentabilidade. Como tal, a necessidade de a sociedade se tornar mais colaborativa está a ganhar terreno devido a uma legislação cada vez maior, sustentada em décadas de investigação científica, ativismo, novos mercados e oportunidades de negócio. Enquanto instituição académica com um papel fulcral na educação de futuros líderes, é nossa responsabilidade fortalecer estas diferentes gerações com ferramentas e competências para uma cidadania ativa e com impacto interligada a uma carreira sustentável e à prova do futuro’ afirma Luís Veiga Martins, Chief Sustainability Director da Nova SBE.

Sustentabilidade Organizacional

Dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo, a Nova SBE incorpora a sustentabilidade no centro da educação, investigação, parcerias e operações revelando que a sustentabilidade sempre fez parte do ADN da escola. Desde que se mudou para o Campus de Carcavelos em 2018, a Nova SBE iniciou a sua Jornada dos ODS e desenvolve inúmeras iniciativas para ter impacto positivo na comunidade (interna e extrerna): workshops e formações sobre ODS com colaboradores, mapeamento de syllabus de todos os níveis académicos para verificação da existência de, pelo menos, um ODS, mapeamento da investigação realizada pelos docentes relativamente à Agenda 2030, desenvolvimento de Modelo de Impacto Nova SBE para avaliação da contribuição da escola em prol do desenvolvimento sustentável e promoção de  ações de call to action (através do Nova SBE Role to Play). Em 2022, abre novos cursos, alarga a sua oferta 100% relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reforça a iniciativa lançada em 2021 que reflete as ações da comunidade Nova SBE em nome do Planeta, das Pessoas e da Governança (‘Walk the Talk’) através do estabelecimento de políticas de informação, transparência e monitorização do bem-estar da comunidade da Nova SBE e inicia o seu roteiro para a neutralidade carbónica.

Em estreita colaboração com a sociedade civil, a Nova SBE lidera projetos com alunos, colaboradores e instituições externas tornando também os seus pares membros ativos do desenvolvimento sustentável. Em 2022 foram desenvolvidas inúmeras ações conjuntas, sendo de destacar a iniciativa de mentoria para capacitação de jovens mulheres (Girls 4 Girls) e o programa de incentivo aos alunos a tornarem-se cidadãos ativos em prol dos ODS (Embaixadores dos ODS).

Afirmando a sua visão de cooperação, em 2022 a escola reforçou o seu compromisso com inúmeros parceiros: renovou a parceria PRME até 2025, iniciou parcerias com a Associação de Empresas Responsáveis (GRACE), para criação e partilha de conhecimento relacionado com voluntariado e com a Fundação Ellen MacArthur, para contribuir e melhorar a economia circular, aderiu ao PIR (Positive Impact Rating) e concretizou, com a United Nations Global Compact (UNGC), uma avaliação individual para diagnosticar o atual ponto de situação da Nova SBE de acordo com as quatro áreas que a UNGC mais valoriza.

Com o objetivo de fortalecer o futuro e formar os atuais e futuros líderes, a escola promoveu inúmeras iniciativas de disseminação de conhecimento sendo de destacar Nova SBE Well-being Week (iniciativa que  promove o bem-estar na comunidade da Nova SBE através de um estilo de vida saudável e uma saúde mental sustentável), Nova SBE Sustainability Journey (conjunto de iniciativas junto da comunidade interna para capacitação e incentivo para atitudes mais ativas e focadas na sustentabilidade), Conferências do Estoril (que reuniu oradores de renome em todo o mundo de mais de 30 nacionalidades), Green Fest (com foco na Economia Regenerativa e Circular), Nova SBE Inclusive Talks (apresentando os mais recentes avanços em empregabilidade e educação), SingularityU Portugal Summit: Supermassive (o ponto de partida para uma jornada transformacional que reuniu oradores internacionais de renome para desencadear a mudança em prol de uma mentalidade exponencial).

Aprendizagem Contínua

Empenhada em inspirar, através do conhecimento e da experiência, carreiras que tenham um forte contributo para o desenvolvimento sustentável a Nova SBE disponibiliza licenciaturas, mestrados, doutoramentos e cursos de formação de executivos liderando em áreas como análise de negócio, economia, finanças, empreendedorismo de impacto e inovação, desenvolvimento internacional e políticas públicas e gestão. Recentemente, lançou a primeira geração de mestrados executivos, alinhados com as competências atualmente exigidas (Avançado em Gestão, Finanças e Mercados Financeiros, Inovação e Empreendedorismo, Liderança e Marketing e Estratégia).

Certificando-se de que todos os alunos adquirem conhecimento e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, a Nova SBE aplica os ODS enquanto língua universal e procede ao mapeamento de todos os programas relacionados com os ODS, avaliando a forma como as cadeiras contribuem para um desenvolvimento sustentável e criando novos programas ou iniciativas educativas 100% focadas na disseminação de conhecimento e resultados relativamente aos ODS. Para formar cidadãos globais, responsáveis com as competências do futuro que o mundo exige, a Nova SBE integra na sua oferta formativa inúmeras disciplinas relacionadas com os ODS: as licenciaturas incluem 21 disciplinas relacionadas, os mestrados 96, os Doutoramentos 9 e a Formação de Executivos integra 39 programas relacionados com ODS. Em 2022 a oferta formativa foi ainda complementada com módulos e desafios cocriados com empresas e organizações sociais.

Ainda no âmbito da aprendizagem continua, a  escola aumentou o número de bolsas atribuídas aos alunos (num total de 380 em 2022) e iniciou o programa de envolvimento com a comunidade Alumni impulsionando e maximizando a rede de contactos dos antigos alunos através da iniciativa Nova SBE Alumni ChaptersPor último, a plataforma Nova SBE Role to Play evoluiu com o lançamento do Role to Play – Get Involved que dá oportunidade aos membros da comunidade de participar em projetos que estejam a decorrer ou propor os seus próprios. A iniciativa, que monitoriza a atividade de voluntariado de cada membro, atribui no final do ano letivo o Global Commitment CV (onde consta a contribuição do membro para os ODS da ONU) e o Certificado de Cidadania Ativa (entregue a todos os que cumprirem um número predeterminado de horas de voluntariado). Em 2022, 160 alunos de licenciatura e 125 alunos de mestrado receberam este certificado.

Investigação & Conhecimento

Atualmente a Unidade de Investigação da Nova SBE conta com 30 Professores/as Catedráticos/as, 24 Professores/as Associados/as, 41 Professores/as Assistentes, 23 Investigadores/as (Pós-doutoramento e colaboradores) e 82 Alunos/as de Doutoramento a trabalhar em Economia (46%), Finanças (15%) e Gestão (39 %).

A investigação da Nova SBE proporciona conhecimento inovador sobre desafios sustentáveis para a comunidade académica, decisores políticos e gestores, em 3 áreas-chave: economia, finanças e gestão. Centralizada numa única unidade de investigação com orientação multidisciplinar, foram vários os projectos desenvolvidos pela investigação da Nova SBE no âmbito do conhecimento académico, sendo de especial destaque The global impact of coastal water contamination on economic Development, do professor da Nova SBE Alex Armand, e que trouxe para Portugal a primeira bolsa da ERC (Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação em Economia); EQUALNovaERA, a mais recente cátedra ERA da Nova SBE que posiciona a escola enquanto referência europeia em investigação sobre desigualdade e a renovação da parceria com a Fundação “la Caixa” e o BPI Iniciativa para a Equidade Social até 2024.

No que se refere a investigação,os nove (9) Centros de conhecimento da Nova SBE e o Nova SBE Research Lab abordaram 7 ODS, sendo de destacar:

• Nova SBE Data Science Knowledge Center que disponibilizou workshops gratuitos para organizações de impacto social
  • Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center com a publicação do estudo do Professor da Nova SBE Pedro Brinca, Climate Policy in an Unequal World: Assessing the Cost of Risk on Vulnerable Households
  • Nova SBE Economics of Education Knowledge Center com o estudo From social inequalities to school inequalities in Portuguese municipalities, que demonstra que as desigualdades socioeconómicas se refletem em desigualdades dentro do âmbito académico
  • Nova SBE Environmental Economics Knowledge Center com o lançamento. em cooperação com a Ocean’s School, de um programa educativo para desenvolvimento de uma economia azul sustentável
  • Nova SBE Finance Knowledge Center com a continuidade do projeto Finanças Para Todos, iniciativa de formação gratuita em literacia financeira para a comunidade exterior
  • Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center criado em 2022 por uma equipa de investigadores e profissionais para criar e disseminar conhecimento baseado em investigação nas áreas de gestão da inovação, inovação aberta, inovação do utilizador e empreendedorismo
  • Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center com o projeto Liderança Social para Gestores (LSG) que desde o seu inicio em 2020, já formou 100 executivos para desempenho de funções não executivas em organizações sociais, em regime de voluntariado

Transformação Social

Defendo desde sempre o envolvimento de vários stakeholders em prol do desenvolvimento sustentável, a Nova SBE incentiva a comunidade a juntar-se às iniciativas que promove. Pretendendo ser um ponto de encontro para a sociedade e para o mundo, a Nova SBE apoia inúmeras iniciativas, sendo de destacar:
  • Clubes de Alunos (mais de 40 projetos de consultoria pro bono foram desenvolvidos para organizações sem fins lucrativos e híbridas e mais de 50 iniciativas foram lançadas à comunidade - artigos de opinião, eventos e podcasts)
  • Institutos
    • Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute (em 2022, mais de 120 startups participaram em iniciativas sendo de destacar a abertura do espaço de coworking do instituto que atualmente constitui um ponto de encontro de alunos, startups, mentores, investigadores e investidores)
    • Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality (em 2022, 59 alunos inscreveram-se na área de especialização em hotelaria e gestão de serviços do mestrado em gestão. No mesmo ano, o instituto foi finalista dos Prémios da Formação Turística em Portugal 2022, na categoria de Melhor Projeto Educacional, com a iniciativa ‘Fórum Turismo’
  • Parcerias Académicas sendo nesta área de destacar a parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian que se materializou no programa Paradigm Shift (que incentiva líderes de diferentes setores a trazer a sustentabilidade para o centro do diálogo e da ação organizacional), no lançamento de um novo mestrado em empreendedorismo de impacto & inovação, no desenvolvimento de investigação académica e na oferta de bolsas a alunos, PME e organizações sociais.

Aceda ao Nova SBE Road to Impact Report

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e é uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.