Nova SBE WiTH Africa publica primeiro relatório para potenciar crescimento sustentável

Dados do documento revelam que Tunísia, Marrocos e Egipto lideram total de chegadas internacionais, embora nenhum país africano tenha registado crescimento em comparação com níveis pré-pandémicos.

Carcavelos, 30 de janeiro de 2024 – O Nova SBE WiTH Africa, uma iniciativa da Nova SBE que resulta de uma parceria entre o Nova SBE Data Science Knowledge Center e o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, publica a primeira edição do relatório Annual African Tourism Outlook.
O relatório reúne informação detalhada sobre o ecossistema e desempenho do turismo de cada país em análise e destina-se a decisores que, nas áreas do turismo, finanças e comércio precisam decidir de forma consciente e informada sobre o turismo local, avaliando os potenciais riscos, desafios e oportunidades.

A informação disponibilizada – resultado de um extenso trabalho de recolha dos dados mais recentes (2021) disponibilizados pela UNWTO – Organização Mundial do Turismo – avalia áreas estratégicas que incluem categorias como chegadas, despesas, destinos internacionais, partidas e chegadas internacionais, emprego e indústrias.
Os dados analisados permitem identificar que a Tunísia, Marrocos e Egito lideraram o total de chegadas internacionais (o que demonstra maior alavancagem do turismo nestes territórios) revelando ainda sinais otimistas de recuperação nas despesas de transporte de passageiros, em outros países com o Sudão do Sul e a Gâmbia a registarem uma recuperação superior a 100%. Apesar dos dados revelarem a recuperação do turismo em vários países do continente, nenhum país africano registou um crescimento nas chegadas internacionais em comparação com os níveis pré-pandémicos (2019).

Analisando as taxas de emprego após a pandemia e tendo como referência o ano de 2019, Madagáscar, Serra Leoa e Costa do Marfim, registam uma recuperação significativa atingindo taxas de crescimento de 7,43%, 7,29% e 6,68%, respetivamente. Egito, Uganda e África do Sul destaca-se pelos números totais de emprego (1,9 milhões, 1,1 milhões e 0,7 milhões de postos de trabalho, respetivamente) o que evidencia o importante papel do turismo na criação de emprego.
África do Sul lidera a tabela de destino preferencial no continente, atraindo três vezes mais visitantes do que o segundo classificado: a Tanzânia. O Egipto destaca-se como destino global, atraindo especialmente viajantes das Américas, Europa, Ásia Oriental e Pacífico. Os viajantes provenientes do Médio Oriente deslocaram-se maioritariamente para a Tunísia, Egito e Líbia enquanto o Quénia se destacou como um destino preferencial dos viajantes do Sul da Ásia.

No que se refere a despesas turísticas, a África do Norte e a África Oriental registaram os valores mais elevados ultrapassando, cada um deles, os mil milhões de dólares. A África Central e Austral registou valores comparativamente mais baixos, tendo apenas a Etiópia ultrapassado o limiar dos mil milhões de dólares.
Em resumo, as conclusões do Annual African Tourism Outlook apresentam um panorama do turismo em África diversificado, com cada país a apresentar tendências e contributos específicos. Contudo, importa ressaltar que, para indicadores como ‘Total de Partidas Internacionais’, ‘Emprego’ e ‘Método de Chegada’, por exemplo, é possível identificar uma sub-representação de dados das regiões africanas de forma transversal. Isso quer dizer que os países em questão não comunicaram quaisquer valores à OMT para o "Compêndio de Estatísticas do Turismo, Dados 2017 - 2021, Edição de 2023”. Nesse sentido, para além de fornecer uma visão holística do setor do turismo no continente africano, o Annual African Tourism Outlook defende uma comunicação mais frequente dos dados relativos ao turismo, pelos países africanos, de forma a permitir mais decisões informadas no setor de turismo africano.
WiTH Africa, a plataforma que é um ecossistema de dados

A plataforma foi lançada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, em março de 2022, com o objetivo de promover uma comunidade de conhecimento para apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África.  Permite desenvolver ferramentas para monitorizar a evolução do setor do turismo, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais e dinamizar um espaço de colaboração ativa entre organizações.

Sobre o Nova SBE Data Science Knowledge Center
O Nova SBE Data Science Knowledge Center tem como objetivo promover o conhecimento em tomada de decisões com base em dados e respetiva aplicação na sociedade. A sua posição numa escola de negócios e o conhecimento em ciências sociais, tecnologia, programação e métodos estatísticos, permitem fazer a ponte entre as organizações e a tecnologia - a qual, por sua vez, gera, processa e utiliza dados para criar impacto. Com o mundo a tornar-se cada vez mais híbrido, e os humanos a tornarem-se cada vez mais dependentes de máquinas para a tomada de decisão, o Nova SBE Data Science Knowledge Center visa liderar o caminho de criação de valor através de dados, de forma ética, maximizando o bem-estar social.

Sobre o Westmont Institute of Hospitality
A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços - o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH).Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH) traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial.O foco do WiTH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  O WiTH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.