Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU norteiam a atividade da Nova SBE

Nova SBE reforça o seu posicionamento pioneiro ao lançar um relatório de impacto comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Carcavelos, 08 de fevereiro de 2021 – A Nova SBE publicou o seu Relatório de Impacto referente à atividade desenvolvida no ano letivo de 2019/20. No documento, a Nova SBE apresenta não apenas a sua visão de sustentabilidade e impacto da escola e todo o seu ecossistema, mas sobretudo demonstra como está a ser materializada transversalmente essa mesma visão através do compromisso assumido de se reger pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), aliados aos Seis Princípios do PRME (Principles for Responsible Management Education), rede Business Schools no âmbito das Nações Unidas.

De forma a apresentar o impacto de toda a atividade da Nova SBE e comunidade integrante no desenvolvimento sustentável da sociedade, a Escola mapeou e identificou qual o contributo dos diferentes projetos e iniciativas para os ODS. Em simultâneo, o relatório pretende ser um exemplo que inspire um call to action para que outras instituições do ensino superior, entidades governamentais e não governamentais, bem como empresas dos mais diversos sectores e a sociedade em geral, adiram a este movimento de transformação que se pretende sustentável, inclusivo e pacífico.

Para Daniel Traça, Dean, “A Nova SBE, com mais de 40 anos de existência, continua a lutar pelo seu papel para um futuro melhor. À medida que o desenvolvimento sustentável torna-se cada vez urgente, descobrir o papel que cada um de nós pode desempenhar é fundamental. Continuaremos a reconhecer o talento e o propósito da nossa comunidade de contribuir para a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Continuaremos a co-criar com líderes de ONGs, organizações filantrópicas, governos, empresas e comunidades locais para enfrentar os desafios deste século. E continuaremos a desenvolver talento em todo o mundo para liderarmos o caminho para um futuro sustentável.”

No Relatório de Impacto da Nova SBE são apresentados os diversos programas, projetos e iniciativas que permitiram no ano 2019/20 à Nova SBE e sua comunidade responder aos grandes desafios que hoje se impõem, e consolidar o seu caminho com vista a cocriar uma realidade social e económica mais colaborativa, inclusiva e sustentável ao abrigo do seu contributo para a Agenda dos ODS e metas a alcançar.

A Nova SBE continua alinhada com os compromissos nacionais e internacionais que marcaram a última década, nomeadamente a estratégia de Financiamento para o Desenvolvimento ADDIS ABABA, a Agenda para os Objetivos Desenvolvimento Sustentável, o Acordo Climático de Paris, a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Roteiro Nacional para a Naturalidade Carbónica, o European Green Deal e o Plano de Ação Europeu para a Economia Circular. À medida que a urgência do desenvolvimento sustentável aumenta, descobrir o papel que cada um de nós pode desempenhar é fundamental”, refere Luís Veiga Martins, Associate Dean for Community Engagement & Sustainable Impact.

Indicadores Nova SBE para ODS 4 - Educação de Qualidade

No Relatório de Impacto 2019/20, para além de detalhar todos os programas e iniciativas académicos, de investigação e parcerias que respondem à Agenda ODS, a Nova SBE apresenta de forma integrada e sistematizada os indicadores que respondem na prática às metas fixadas no âmbito do ODS 4 - Educação de Qualidade.

Estes indicadores permitem analisar o impacto e evolução do compromisso da escola em atingir com excelência as metas propostas.

Meta 4.3 | Até 2030, garantir acesso igual para todas as mulheres e homens à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo a universidade.

• Aumento de 26% em novas admissões no ano letivo de 2020/21 em comparação com 2018/19.
  • Do total de novas admissões regista-se um aumento substancial de mulheres admitidas: + 17% para Licenciatura, + 34% para Mestrado e + 26% para Doutoramentos.
  • Inscrições de alunas no ano letivo 2020/21 situou-se nos 49,68% (Licenciatura), 43,21% (Mestrado) e 47,22% (Doutoramento).
  • Investimento de mais de 670 mil euros em bolsas de estudo (21 programas).
  • Aposta em design b-learning de ensino com mais de 3 mil aulas de Licenciatura e Mestrado realizadas em regime online.
  • Na área da Formação Executiva foram desenvolvidos 6 novos programas online.
  • Durante a pandemia 8 programas de formação foram realizados totalmente à distância e 23 programas foram disponibilizados em formatos b-learning, incluindo programas de pós-graduação.

Meta 4.4 | Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com habilidades relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacionais, para empregos, trabalho decente e empreendedorismo.

• 140 workshops e eventos profissionais com a participação de mais de 3500 alunos.
  • 2 feiras de emprego com mais de 155 empresas e uma nova área de startups (aproximadamente 3400 alunos no total, 50 parceiros corporativos, mais de 25 organizações híbridas).
  • Mais de 1500 novos alunos inscritos no JobTeaser (Licenciatura + Mestrado).
  • 90% de ofertas de emprego internacionais.
  • 96% de taxa de empregabilidade com base no Graduate Placement Survey 2019.
  • Mais de 250 parcerias universitárias e corporativas internacionais.
  • Preparação de uma nova área de especialização - Hospitality & Tourism Management integrado no Mestrado em Gestão.
  • Programa de mentoria: 124 Alumni e 144 alunos.
  • Lançamento do Programa Estágio Global.
  • Lançamento do programa Advancing your Career.
  • 11 colocações de emprego PhD.
  • Acreditação Triple Crown: EQUIS, AMBA, AACSB.
  • Networks internacionais: PRME, UNICON, GMAC, GBSN, CEMS, SDSN.

Meta 4.7 | Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo através da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da cultura diversidade e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

• 8424 alunos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Formação de Executivos concluíram cursos mapeados sob a Agenda ODS para aumentar a consciencialização para os ODS.
  • 117 programas revistos com relação ODS explícita (não considera assuntos técnicos que desenvolvem habilidades básicas).
  • 62,5% dos 32% dos alunos de mestrado aceites escolheram como área de especialização preferida temas como: Business and Data Analytics, Digital Business, Inovação e Empreendedorismo, Social Enterprise, Strategy and International Business.
  • 35 laboratórios de consultoria, desenvolvidos com organizações parceiras.
  • 97 alunos de doutoramento.
  • 3 novos mestrados: Mestrado em Business Analytics iniciado em Setembro 2020; e dois outros Mestrados em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas e Mestrado em Empreendedorismo e Inovação de Impacto que foram desenvolvidos durante o ano letivo de 2019/20.

Link de acesso ao Relatório de Impacto da Nova SBE 2019/2020 (versão PT):

A Nova SBE é a mais prestigiada escola de “Business & Economics” em Portugal e uma das principais escolas de Business da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de Business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de Business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior, e foi convidada a fazer parte do PRME fourth Champion Cycle. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.