Pedro Oliveira eleito Diretor da Nova SBE para o quadriénio 2023-2026

Pedro Oliveira, Professor com responsabilidades especiais em gestão de inovação na Copenhagen Business School na Dinamarca, onde reside, Professor Catedrático na Nova SBE, onde detém a Cátedra da Fundação Calouste Gulbenkian para a Economia de Impacto e também fundador da iniciativa Patient Innovation, é o Diretor-eleito da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), sucedendo ao Professor Daniel Traça, que liderou a escola nos últimos oito anos.

O mandato de Pedro Oliveira, cuja tomada de posse oficial terá lugar no primeiro trimestre de 2023, terá a duração de 4 anos, terminando em dezembro de 2026.

A eleição de Pedro Oliveira pelo Conselho de Faculdade, por unanimidade dos votos expressos, como próximo Diretor da Nova SBE, decorreu no dia 2 de novembro de 2022.

Os próximos meses serão de trabalho com as equipas da Nova SBE para a criação conjunta de um ambicioso plano estratégico para 2023-2026, garantindo a continuidade do caminho de afirmação internacional da escola como uma business school líder mundialmente. O tempo de trabalho até à tomada de posse oficial será essencial para garantir o início de uma nova Direção e sua equipa de gestão sólida com a velocidade que a Nova SBE já tem e quer manter.

Pedro Oliveira, que trabalha e reside com a família em Copenhaga, está já a preparar o regresso a Portugal para assumir as funções de Diretor da Nova SBE. O período que decorre até à tomada de posse oficial será essencial para trabalhar com a atual equipa para garantir a transição para a nova equipa de gestão com a ambição de consolidar o crescimento recente da escola, afirmar a qualidade da investigação e dos programas educativos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais que fortaleçam a afirmação da Nova SBE como líder intelectual nas áreas de conhecimento core de economia, finanças e gestão e na interseção destas com inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, gestão de tecnologia e dados.

Pedro Oliveira é Professor com responsabilidades especiais na Copenhagen Business School, Professor Catedrático da Nova SBE, onde detém a Cátedra da Fundação Calouste Gulbenkian para a Economia de Impacto e também empreendedor tendo, entre outras, fundado a iniciativa Patient Innovation.

Na Nova SBE é Diretor Académico do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação e Fundador e Diretor Académico do mais recente Centro de Conhecimento da escola em Open and User Innovation.

Na Copenhagen Business School é Diretor Académico do Mestrado em Gestão e Inovação na Saúde, Diretor do European Institute of Technology and Innovation-Health, Fundador e Diretor do programa de aceleração, Patient Innovation Bootcamp.

É ainda Academic Scholar no Institute for Healthy Futures da Universidade de Cornell (EUA). Numa vertente não-académica é Cofundador e Presidente do projeto Patient Innovation, Cofundador do PPL Crowdfunding e membro do Conselho para o Ambiente e Sustentabilidade da EDP - Energias de Portugal.

Anteriormente foi Professor e Senior Associate Dean na Católica Lisbon School of Business and Economics, onde foi Diretor Académico do The Lisbon MBA e da parceria com o Instituto Superior Técnico e Carnegie Mellon University. Foi também International Faculty Fellow no MIT Management Sloan School, investigador na Universidade do Texas em Austin e coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento do Instituto Superior Técnico.

Foi ainda Conselheiro do Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Presidente da PAPS - Portuguese American Postgraduate Society e do BEST - Board of European Students of Science & Technology.

Pedro Oliveira é doutorado em Gestão de Operações, Tecnologia e Inovação pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e obteve o seu Mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, bem como a Licenciatura em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico.

Merecem ainda destaque os programas de formação avançada em que participou na Harvard Business School, na Kellogg School of Management, na MIT Sloan School of Management, na Norwegian University of Science and Technology e na KTH Royal Institute of Technology in Stockholm.

É autor de dezenas de artigos e publicações científicas nas áreas de open and user innovation, patient innovation, operations and technology management, publicadas nas melhores revistas científicas das respetivas áreas.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e é uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.