Pobreza Energética em Portugal: Uma Análise Municipal

O Índice de Vulnerabilidade Energética Municipal (IVEM) proposto pelos investigadores neste estudo mostra que nas Regiões Autónomas, no Minho, Trás-os-Montes e Beira Alta, a pobreza energética é mais elevada. Já os municípios do Centro e Alentejo têm menor pobreza energética.

A Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE publicam hoje o trabalho “Pobreza Energética em Portugal: Uma análise municipal”,  da coleção “Perspetivas” do projeto Portugal, Balanço Social, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, que estuda a capacidade de manter a casa aquecida e a necessidade de reparações dos alojamento. Desenvolve, ainda, um novo indicador de vulnerabilidade energética municipal com base nos dados do Inquérito as Condições de Vida e Rendimento (ICOR2021) e dos Censos 2021. O estudo é da autoria de Bruno P. Carvalho, Miguel Fonseca e Susana Peralta.

O Índice de Vulnerabilidade Energética Municipal (IVEM) proposto pelos investigadores neste estudo mostra que nas Regiões Autónomas, no Minho, Trás-os-Montes e Beira Alta, a pobreza energética é mais elevada, com valores superiores a 25%. Já os municípios com menor pobreza energética são os do Centro e Alentejo, com valores do IVEM abaixo de 17%.

Alandroal e Borba (no Alentejo) têm simultaneamente menor desigualdade na distribuição dos rendimentos e menor vulnerabilidade energética. Em sentido contrário, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (nos Açores) e São Vicente e Porto Santo (na Madeira) têm maior desigualdade e maior vulnerabilidade energética.

A Tarifa Social da Energia é mais comum nos municípios com um valor mais elevado de IVEM (na região Norte), o que indicia que a política é bem direcionada, mas, ao mesmo tempo, não permite erradicar a pobreza energética das famílias portuguesas.

Os dados do ICOR 2021 permitiram também apurar que duas em cada 10 pessoas não conseguiram manter a casa aquecida e três em cada 10 vivem em casas com necessidades de reparação. A incapacidade para manter a casa aquecida é superior entre quem tem mais de 65 anos (24,3%), entre as pessoas com nove anos ou menos de escolaridade (24%) e entre as pessoas desempregadas (23,1%). O estudo aponta ainda que 30% dos agregados em Portugal viviam num alojamento sem aquecimento e 36% viviam num edifício com necessidade de reparações. Adicionalmente, quase 40% dos inquilinos vivem em edifícios com necessidade de reparações, uma percentagem 15 pontos percentuais acima da dos proprietários com empréstimo.

Sobre a Social Equity Initiative
A Iniciativa para a Equidade Social é uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo. Traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais, a iniciativa envolve seis projetos e duas cátedras.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre o Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center
O Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center dedica-se à aplicação de ferramentas fundamentais de economia em questões relevantes do mundo empresarial e políticas públicas. Tem como objetivo produzir avaliações conceptuais e quantitativas relevantes para organizações, empresas e público em geral. O Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center está alicerçado em investigação mundial de topo e no corpo docente da Nova SBE, bem como num conjunto de professores afiliados de instituições de renome. As atividades do centro são desenvolvidas sob a mentoria intelectual de um comité científico de reputação mundial.