Programa de capacitação da Nova SBE vai apoiar mais 10 organizações sociais até 2026

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA NOVA SBE CONCLUI PRIMEIRA FASE DE PARTICIPAÇÃO

Carcavelos, 20 de fevereiro de 2024 O Programa Social Leapfrog oficializa a participação de 10 organizações sociais na 4.ª edição desta iniciativa de capacitação a organizações sociais que integra a  Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, com coordenação do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center.

Com esta nova edição o programa totaliza 35 organizações sociais envolvidas.

No primeiro semestre do ano letivo (2023-2024), as 10 organizações pré-selecionadas foram alvo de um profundo diagnóstico realizado por dois Clubes de Alunos da Nova SBE – Noma Marketing Consulting e a Nova Social Consulting - responsáveis pela componente de gestão e ainda por entidades parceiras do Social Leapfrog, que oferecem ProBono os seus serviços especializados: a KPMG, consultora responsável pela avaliação fiscal e contabilística e a Vieira de Almeida, escritório de advocacia responsável pela componente legal.

Esta análise multidisciplinar permite identificar as áreas de gestão que deverão ser trabalhadas ao longo do programa Leapfrog (até 2026), desenvolvendo assim um plano de atividades customizado para cada organização social, que concilia as suas necessidades e desafios com os recursos disponíveis na Nova SBE.

São 10 as organizações (AAJUDE, Abraço, APPACDM Porto, Clube Intercultural Europeu, Conselho Português para os Refugiados, Fundação CEBI, Liga para a Protecção da Natureza, Nuclio, Terra dos Sonhos, Wave By Wave) que, no âmbito deste programa, irão usufruir de uma grande diversidade de serviços e atividades na Nova SBE, tais como cadeiras de mestrado e formações de executivos, mentoria e coaching, projetos com alunos (dissertações de mestrado, clubes de alunos e estágios pro bono), workshops com docentes da faculdade, entre outros, sem quaisquer custos associados para as organizações.

“O programa é exigente e implica empenho da parte das organizações, que veem a sua continuidade no programa validada anualmente através de indicadores-chave. Mas o programa também apoia as organizações na sua formação e na implementação de ações. A equipa que faz esse apoio representa os valores da nossa Escola: entrega, rigor - sempre com um toque humano e espírito de missão” afirma Carmen Lage (diretora académica do Leapfrog) acrescentando que “sendo verdade que o Leapfrog dá acesso à comunidade da Nova SBE - alunos, professores, funcionários não docentes e parceiros – para transferir conhecimento e instrumentos de gestão às organizações participantes, também é verdade que delas recebe conhecimento sobre o setor social e sobre as soluções criativas que desenvolvem para importantes problemas sociais, por exemplo, sendo objeto de estudo dos Professores da Nova SBE, nas suas inúmeras áreas de competência, em estudos científicos que informam os conteúdos das suas aulas e a disseminação de conhecimento à sociedade.”

Lídia Guimarães, representante de uma das organizações pré-selecionadas na fase diagnóstico, AAJUDE, refere ‘As minhas expetativas é de conseguir uma visão mais abrangente que nos permita dar o salto, termos uma visão mais profissional que muitas vezes é o que falta no terceiro setor. Alguém com a visão da área de economia, dos recursos humanos que nos permita efetivamente perceber quais as nossas áreas menos fortes, quais os pontos que temos de melhorar e exponenciar as nossas potencialidades.’

Sobre a Iniciativa para a Equidade Social
A Iniciativa para a Equidade Social é uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI, e a Nova SBE, que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo. Traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais, a iniciativa envolve oito projetos e duas cátedras.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destinou 50 milhõe de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre o Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center
O centro de conhecimento Nova SBE Leadership for Impact foi criado em 2017. Existe para co-criar progresso social e performance organizacional, alinhando a ação ao conhecimento académico. O centro tem hoje 3 áreas chave de conhecimento: Liderança; Inovação Social e Sustentabilidade Corporativa.
O Leadership for Impact trabalha hoje em diferentes projetos de investigação, ação e capacitação com empresas, organizações sem fins lucrativos, e entidades públicas, envolvendo toda a comunidade Nova SBE, incluindo os atuais e futuros líderes – os seus alunos.