Seis países africanos lideram a acessibilidade de dados acerca do turismo no continente

Nova SBE WiTH Africa apresenta relatório sobre Dados do Turismo em África

Carcavelos, 11 de outubro de 2023 – Seis países africanos destacam-se pelo nível de acessibilidade aos dados do turismo em África:  Cabo-Verde, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias são os países onde a informação sobre os dados relacionados com o setor do turismo estão mais disponíveis e atualizados.  A constatação é revelada no mais recente relatório da plataforma WiTH Africa, uma iniciativa da Nova SBE que resulta de uma parceria entre o Nova SBE Data Science Knowledge Center e o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality.

Baseado no sistema de pontuação Ease of Access Score (concebido pelo WiTH Africa para avaliar o estado do fornecimento de dados pela agência nacional de estatísticas de cada país africano e para analisar os dados de turismo disponíveis, a frequência de publicação e os websites onde os mesmos são disponibilizados) o relatório Ecossistema de Dados do Turismo em África – Desafios e Oportunidades para um Crescimento Sustentável (disponível em inglês) identifica que os extremos norte e sul do continente africano concentram os países que lideram o pódio da maior e melhor acessibilidade de dados estatísticos conseguindo apenas 6 países (Cabo-Verde, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias) a pontuação mais elevada (4 na escala de 0 a 4).

Embora com diferenças bastante acentuadas entre as várias regiões africanas, existe um nível moderado de acessibilidade em todo o continente africano com os países localizados nos extremos norte e sul, a obterem as pontuações mais elevadas. Marrocos e Tunísia, na região norte, são os países que registam maior acessibilidade e atualizações mais recentes enquanto na região sul o destaque vai para África do Sul, que disponibiliza relatórios estatísticos anuais. No coração do continente, na África Central, a República Centro-Africana não regista quaisquer dados de turismo assim como o Gabão, enquanto a República Democrática do Congo revelou ter bons acessos e atualizações recentes. Na África Ocidental, Cabo-verde lidera os países com maior e melhor acessibilidade aos dados, que são disponibilizados num portal web, seguido de Burkina Faso e Serra Leoa. No leste do continente, Tanzânia e Maurícias lideram na acessibilidade, contrariamente à Somália e ao Burundi que enfrentam inúmeros desafios na atualização de dados, sendo de destacar que em 2014 foi a data do último registo de dados no Burundi.

Embora plataformas como a Open Data for Africa (ODFA) tenham promovido a partilha de dados entre os países africanos e organizações como a UNWTO - Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas - tenham sido fornecedores de dados importantes, os dados recolhidos no presente relatório permitem aferir que ‘há uma necessidade urgente de investimentos internos para alargar as fontes de dados e diminuir a dependência externa’ sublinhando ‘a importância da formação e do desenvolvimento de capacidades, reconhecendo que o investimento no desenvolvimento de competências pode simplificar os processos de recolha, análise e divulgação de dados, tornando-os mais acessíveis e relevantes para as partes interessadas’.

Sérgio Guerreiro, Professor Adjunto da Nova SBE e membro fundador do WiTH Africa, destaca vivemos atualmente num mundo em que as oportunidades da tecnologia e a digitalização da economia podem prover uma enormidade de novas fontes de dados que nos podem ajudar a preencher estas lacunas e a alcançar um progresso significativo no conhecimento do setor do turismo em qualquer país no mundo”. Sublinha ainda que “os dados são, na verdade, a chave essencial para compreendermos o impacto e os potenciais de uma indústria como o turismo. Sendo o turismo uma das atividades com maior potencial para acelerar o desenvolvimento nos países africanos, o contributo que queremos enquanto escola é fazer parte desta comunidade e oferecer o nosso conhecimento para realmente contribuir para esta agenda’.

WiTH Africa, a plataforma que é um ecossistema de dados

A plataforma foi lançada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, em março de 2022, com o objetivo de promover uma comunidade de conhecimento para apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África.  Permite desenvolver ferramentas para monitorizar a evolução do setor do turismo, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais, e dinamizar um espaço de colaboração ativa entre organizações.

Destinada aos decisores da área do turismo nos setores público e privado e à Academia, a plataforma funciona como um agregador de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico em África, centralizando, num único espaço, informação relevante neste domínio. Disponibiliza ainda as últimas tendências no setor do turismo em África, bem como indicadores que permitam acompanhar o desempenho dos diversos países em matéria de turismo.

Relatório disponível, em inglês, aqui.

Mais informação sobre a WiTH Africa aqui.

Sobre o Nova SBE Data Science Knowledge Center
O Nova SBE Data Science Knowledge Center tem como objetivo promover o conhecimento em tomada de decisões com base em dados e respetiva aplicação na sociedade. A sua posição numa escola de negócios e o conhecimento em ciências sociais, tecnologia, programação e métodos estatísticos, permitem fazer a ponte entre as organizações e a tecnologia - a qual, por sua vez, gera, processa e utiliza dados para criar impacto. Com o mundo a tornar-se cada vez mais híbrido, e os humanos a tornarem-se cada vez mais dependentes de máquinas para a tomada de decisão, o Nova SBE Data Science Knowledge Center visa liderar o caminho de criação de valor através de dados, de forma ética, maximizando o bem-estar social.

Sobre o Westmont Institute of Hospitality
A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços - o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH).
Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o Westmont Institute for Tourism and Hospitality (WiTH) traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial.
O foco do WiTH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  O WiTH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.