VI Paradox & Plurality Annual Meeting

23 de junho 2023 no Campus de Carcavelos da Nova SBE

VI Paradox & Plurality Annual Meeting

Carcavelos, 19 de junho 2023 – O Campus da Nova SBE em Carcavelos vai ser palco da 6ª Edição do Paradox & Plurality Annual Meeting. A iniciativa, promovida pela Fundação Amélia de Mello (FAM), realiza-se no próximo dia 23 de junho de 2023 e nesta edição propõe a análise e discussão de temas relacionados com as artes e a gestão.

O debate em torno de como as artes, os artistas e o trabalho artístico podem alavancar paradoxos para atrair a atenção é o grande objetivo do encontro que propõe a análise e discussão de como podem as artes intervir contra opiniões dominantes ao apresentar criticas ao status quo e descobrindo novas possibilidades de expressão.

O evento contará com a presença de Miguel Pina e Cunha (Professor Catedrático de Teoria da Organização e Comportamento Organizacional da Nova SBE) na sessão de abertura, Yiannis Gabriel (Professor Emérito da Universidade de Bath) e Eduardo Davel (Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia) que encerra a primeira parte do encontro com uma comunicação sobre o tema Sensibilidade Barroca e Organização. A participação de Helena Moniz (Professora Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) antecede a mesa-redonda sobre o tema Gestão das Artes que encerra a sessão da manhã.

As sessões académicas para investigadores realizam-se durante a tarde e no seu decurso será fornecido feedback aos autores que previamente submeteram os seus abstracts sobre os temas Academy of Management Learning and Education on Learning through the paradoxes of Learning and Education (Marco Berti, Professor Associado UTS Business School e Camille Pradies, Professora Associada na EDHEC Business School) e Journal of Political Power, on Paradox(a): Arts, artists, power, paradox and organized resistance (Miguel Pina e Cunha, Professor na Nova SBE, Medhanie Gaim, Professor Associado na Umeå School of Business, Economics, and Statistics e Ace V. Simpson, Professor na Brunel Business School).

‘A teoria do paradoxo nos estudos de administração e organização atua como uma lente que inspira conexões com outras teorias. O paradoxo pode ser gerador, disfuncional, fonte de novidade ou sinergia para as organizações’ refere Miguel Pina e Cunha, acrescentando ‘a expressão artística, nas suas múltiplas formas, pode utilizar o paradoxo como forma de entreter, informar e criticar relações sociais, processos, contradições e paradoxos ideológicos’.

Programa e inscrição 6ª Edição do Paradox & Plurality Annual Meeting

Sobre o Centro de Paradoxos e Organização

A missão do Centro de Paradoxo e Organização é fazer avançar e transferir conhecimento sobre paradoxos e pluralidade, não apenas às organizações, mas também à sociedade em geral, a fim de proteger o pluralismo, a diversidade e a democracia contra forças polarizadas que impedem o diálogo. Além da transferência de conhecimento científico a toda a sociedade, o Centro de Paradoxos e Organização pretende capacitar formuladores de políticas, reguladores e ecossistemas de negócios para lidar de forma efetiva com tensões sociais concorrentes e contraditórias, além de disseminar o conhecimento científico na sociedade.

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e é uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre a FAM

A Fundação Amélia de Mello, instituição de direito privado com estatuto de utilidade pública, surgiu em 1964, por iniciativa de D. Manuel de Mello, genro de Alfredo da Silva, em homenagem à sua mulher, para dar continuidade e reforçar a inovadora acção social do Grupo CUF – Companhia União Fabril, a qual se vinha desenvolvendo desde o início do século passado. O essencial da visão que a Fundação hoje assume aponta no sentido da valorização prioritária da educação e das instituições ligadas a esse sector e com as quais tem tido fortes aproximação e afinidades, sempre dentro do mais estrito rigor e no respeito da vontade do instituidor da Fundação, D. Manuel de Mello. Essa tradição do futuro, que norteia todas as actividades da Fundação, admite que é possível recolher as lições da história e projectar os exemplos de excelência do seu extraordinário passado.