ADEXO reivindica prioridade ao tratamento farmacológico e cirúrgico da Obesidade

20 de maio - Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade

Lisboa, 18 de maio de 2023 – Para assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, a ADEXO – Associação Portuguesa de Pessoas que vivem com obesidade vai levar a cabo, no próximo sábado, 20 de maio, a realização de um evento onde se pretende apelar para uma resposta mais rápida e eficaz no tratamento da Obesidade. Sob o mote “Prioridade ao tratamento farmacológico e cirúrgico da Obesidade”, esta iniciativa terá início às 10 horas, na Nova Medical School (Sala dos Actos), no Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Obesidade representa um risco acrescido de várias comorbilidades: além de aumentar o risco de morte por Covid-19, é responsável por 80% dos casos de Diabetes tipo 2, por 35% dos casos de Doença Cardíaca Isquémica, por 55% dos casos de Hipertensão e por 40% dos casos de Cancro na Europa.

A ADEXO pretende, através da realização deste evento, reforçar a necessidade de um tratamento mais abrangente da Obesidade, assente no reconhecimento do imperativo que a Organização Mundial de Saúde fez sobre o tratamento da doença, divulgando um plano de aceleração do tratamento com o fim de travar a crescente evolução desta epidemia. As recomendações destinam-se ao Governo, mas, também, aos parceiros da sociedade civil, academia e indústria alimentar.