Associação Diab(r)etes organiza atividades de Verão para crianças e jovens com Diabetes

Visita ao Jardim Zoológico de Lisboa e Aulas de Surf na Praia de São Pedro do Estoril

A Associação Diab(r)etes, organização que tem como objetivo principal apoiar pessoas com Diabetes, vai lançar este Verão um conjunto de atividades dirigidas a crianças que vivem com a doença, e respetivos pais e cuidadores.
Em julho, a Associação levou a cabo a realização de um campo de férias em Póvoa de Lanhoso, no parque aventura Diver Lanhoso, para jovens com idades entre os 14 e os 19 anos e prepara-se agora para levar a cabo mais duas atividades. Um destes programas integrará a ida de crianças que vivem com Diabetes ao Jardim Zoológico de Lisboa, no dia 24 de setembro, acompanhados por profissionais de saúde e monitores. Além da vertente lúdica associada, o principal objetivo desta iniciativa é promover a independência nestas crianças, a sua autonomia e a sua aceitação da doença.

Através desta atividade, a Associação Diab(r)etes pretende juntar os mais pequenos num dia que seja marcante e que lhes permita conviver com os seus pares, permitindo aos pais/cuidadores um dia em que podem aliviar a sua carga emocional associada à doença, sabendo que os seus filhos estão a ser o que devem ser – crianças. A Associação conta com o apoio de médicos e/ou enfermeiros durante as viagens de autocarro (disponibilizado gratuitamente pela Associação), assim como durante toda a visita ao Jardim Zoológico. Existe, também, a opção de os pais/cuidadores deixarem as crianças diretamente no Jardim Zoológico, em Lisboa, a fim de integrarem o restante grupo.

Outra das atividades que a Associação Diab(r)etes irá levar a cabo incluirá a realização de uma aula de iniciação à prática de Surf, no próximo mês de setembro, na Praia de São Pedro do Estoril. Esta será acompanha por 2 técnicos/treinadores do Surfing Clube de Portugal, sendo, no entanto, fundamental o acompanhamento e apoio de técnicos e/ou encarregados de educação durante a prática da atividade dentro de água (2 a 4 acompanhantes). O Surfing Clube de Portugal contará com a colaboração de uma treinadora que tem também diabetes, que acompanhará a realização da atividade.

A Associação Diab(r)etes tem vindo a realizar, desde a sua criação em 2016, várias atividades, desde caminhadas, encontros nacionais, campos de férias e webinars, assim como apoio prestado a todas as pessoas que vivem com diabetes, de forma constante, através das redes sociais, e em particular, do grupo de Facebook criado para este efeito.

Vista ao Jardim Zoológico de Lisboa
Data: 24 de setembro
Horário: 9h30 às 17h00, no Zoo
Local: Jardim Zoológico de Lisboa
Idades: 8 aos 15 anos, inclusivé
Custo: 12,50€ por criança, valor destinado ao bilhete de entrada no Jardim Zoológico
Deslocação: a Associação disponibiliza um autocarro com partida em Braga e paragem no Porto, Coimbra, Fátima e Santarém.
A deslocação de um autocarro proveniente do sul estará dependente das inscrições.
Alguns dos locais estarão, também, dependentes das inscrições.
Para mais informação e inscrição, consulte em https://vamosaozoo.diabretes.pt ou contacte através do 964 198 817.

Iniciação às aulas de Surf – Praia de São João do Estoril
Data: 18 de setembro
Horário: 11h00-12h30 (concentração pelas 10h30 junto ao centro de formação)
Local: Praia de S. Pedro do Estoril
Destinatários: jovens dos 6 aos 14 anos
Número de participantes: mínimo de 6 e máximo de 12
Requisitos: saber nadar
Material: fato de banho, toalha, chinelos, água e lanche
Inscrição obrigatória, através do e-mail grupodiabretes@gmail.com ou pelo número 964198817.