• Novo Nordisk Portugal/

Novo Nordisk divulga nova evidência clínica na abordagem à diabetes no decorrer da 55.ª Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes

A Novo Nordisk, líder mundial no fornecimento de insulina, marcou presença na 55ª Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), realizada em Barcelona, de 16 a 20 de setembro. Nesta reunião, foram apresentados vários estudos que comprovam a eficácia dos antidiabéticos desenvolvidos pela companhia: Fiasp®, Tresiba® e Ozempic®.

Fiasp® demonstrou maior capacidade de redução da glicemia em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 avançada e um melhor controlo da glicose pós-refeições:

Fiasp® (insulina aspártico de ação ultra rápida) demonstrou a sua eficácia em doentes com diabetes tipo 2 avançada (≥10 anos de diagnóstico) não controlada de forma ótima com regime basal-bólus. As pessoas a fazer Fiasp® obtiveram uma maior redução dos níveis de açúcar no sangue, quando comparados com as que faziam insulina aspártico convencional. Para além de alcançarem um maior controlo efetivo destes níveis, Fiasp® demonstrou ainda uma menor taxa de hipoglicemia grave ou confirmada, com resultados estatisticamente significativos.

Com a progressão da diabetes tipo 2, pode haver necessidade de administrar insulina durante as refeições para diminuir os picos de açúcar no sangue que ocorrem após refeições. Devido ao seu perfil de ação ultra-rápida, Fiasp® apresenta-se como uma alternativa adequada, por promover um melhor controlo dos picos de açúcar, principalmente na primeira hora após refeição, comparativamente a uma insulina aspártico convencional, permitindo às pessoas que vivem com diabetes tipo 2 atingir os níveis de açúcar no sangue desejados.

Tresiba® apresenta menor risco de hipoglicemias nos doentes com diabetes tipo 2:

Tresiba® (insulina degludec) está associada a um menor risco de hipoglicemias em pessoas com diabetes tipo 2, apresentando-se como uma melhor opção terapêutica quando comparada com a insulina glargina U300 em adultos com diabetes tipo 2 não controlada com insulina basal com ou sem medicamentos antidiabéticos orais.

No CONCLUDE, um ensaio comparativo com a insulina glargina U300 que envolveu 1609 adultos com diabetes tipo 2 previamente tratados com insulina, os participantes a fazer Tresiba® apresentaram uma redução da taxa de hipoglicemia grave de 80% e de hipoglicemia sintomática noturna de 37%, comparativamente à insulina glargina U300, durante o período de manutenção de 36 semanas. Estas reduções foram de 62% e 43%, respetivamente, considerando o período total do tratamento (88 semanas). Tresiba® mostrou ainda uma menor necessidade de dose de insulina de 12%, com uma dose média diária de insulina de 67U no final do ensaio para Tresiba®, em comparação com 73U para a insulina glargina U300.

Ozempic® responsável por maiores reduções da HbA1c e do peso corporal na diabetes tipo 2

Ozempic®  (semaglutido) demonstrou uma redução da HbA1c média de 1,5% comparativamente à redução de 1,0% com canagliflozina, ao fim de 52 semanas de estudo, partindo de valores base de 8,3%. Quanto ao peso corporal, Ozempic® foi responsável por redução do peso de 5,3kg,  superior aos 4,2kg conseguidos pela canagliflozina. Foi também maior o número de participantes que alcançou redução de peso superior ou igual a 10% (22,3% com semaglutido, comparativamente a 8,9% com canagliflozina).

Ozempic® demonstrou igualmente uma redução da HbA1c média de 1,7%, superior à redução de 1% proporcionada por Victoza® (liraglutido). Também na redução do peso corporal, Ozempic® demonstrou reduções superiores às de Victoza®, conseguindo a perda de 5,8kg em comparação com os  1,9kg de Victoza®, sendo também maior o número de pessoas que alcançou uma redução do peso igual ou superior a 10% com Ozempic®.

Estes foram os resultados dos estudos SUSTAIN 8 e SUSTAIN 10, agora publicados, e que vêm reforçar o valor clínico que Ozempic® tem demonstrado de forma consistente ao longo do programa de desenvolvimento clínico SUSTAIN, que inclui mais de 10 ensaios de fase 3 com mais de 10.065 adultos com diabetes tipo 2.

Sobre Fiasp®

Fiasp® (insulina aspártico) é a única insulina de ação ultra-rápida aprovada. Fiasp® apresenta uma formulação inovadora face à convencional de insulina aspártico, na qual se adicionaram dois excipientes: a vitamina B3 (nicotinamida), que aumenta a velocidade de absorção, e um aminoácido natural (L-arginina) para a estabilidade. O resultado é uma insulina de administração às refeições que mimetiza de forma mais natural a resposta fisiológica à insulina de uma pessoa sem diabetes após refeição. Fiasp® é indicado para o tratamento de diabetes em adultos, adolescentes e crianças com idade igual ou superior a um ano.

Sobre Tresiba®

Tresiba® (insulina degludec) é uma insulina basal de administração diária, com uma duração de ação além das 42 horas e com um efeito de redução da glicose mais estável. Nos ensaios clínicos, Tresiba® demonstrou uma redução efetiva da HbA1c bem como um menor risco de hipoglicemias em comparação com a insulina glargina U100, em particular na diabetes tipo 2. Tresiba® é também responsável por uma menor variabilidade diária no efeito de redução da glicose em comparação à insulina glargina U100 e insulina glargina U300.

Tresiba® recebeu a sua primeira autorização regulamentar em setembro de 2012 e desde então já foi aprovada em mais de 80 países do mundo. Está atualmente comercializada em mais de 61 países.

Sobre Ozempic®

Ozempic® (semaglutido) é análogo do péptido-1 semelhante ao glucagom (GLP-1) humano, de administração semanal, indicado no tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 insuficientemente controlada, como adjuvante à dieta e ao exercício físico. Ozempic® foi inicialmente aprovado pela FDA em 2017 e encontra-se agora comercializado em 25 países.

A Novo Nordisk é uma empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento da diabetes. Essa herança deu-nos a experiência e capacidades que nos permitem ajudar as pessoas a combater a obesidade, a hemofilia, os distúrbios do crescimento e outras doenças crónicas graves. Com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega aproximadamente 43.200 pessoas em 80 países e comercializa os seus produtos em mais de 170 países. Para mais informações visite o site da Novo Nordisk, o Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube.