Novo Nordisk lança novas soluções digitais para o controlo da Diabetes

NovoPen® 6 e NovoPen Echo® Plus

A Novo Nordisk, empresa global líder na área da saúde, lança hoje, em Portugal, duas novas soluções terapêuticas digitais – a NovoPen® 6 e NovoPen Echo® Plus – que vêm permitir às pessoas que vivem com Diabetes uma melhor gestão da doença.

As novas canetas inteligentes (smart pens) de administração de insulina permitem o registo individual, automático e fiável do número de unidades de insulina injetadas, bem como informação sobre quando foram administradas. Para além de reduzirem o peso significativo que o autocuidado representa para as pessoas com Diabetes, estas novas canetas melhoram a fiabilidade e a visualização integrada da informação necessária para profissionais de saúde ajustarem a terapêutica e os ensinos necessários à administração de insulina.

A capacidade de memória de dose destas canetas mostra a última dose e quando foi administrada, permitindo gravar até 800 injeções (até 3 meses) e eliminando possíveis imprecisões ou esquecimentos, os quais são frequentes no registo manual. O histórico das doses administradas é depois visualizado nas principais apps de gestão da diabetes atualmente disponíveis, permitindo à pessoa com diabetes ou seu cuidador e ao profissional de saúde visualizar os dados de monitorização da glicose no sangue, lado a lado com dados de administração de insulina.

As canetas inteligentes estarão disponíveis nas farmácias e por venda online, não necessitando de prescrição médica. A NovoPen® 6 permite a administração de uma unidade (até um máximo de 60 unidades) e a NovoPen Echo® Plus permite a administração de meias unidades (até um máximo de 30 unidades). São canetas reutilizáveis, com uma durabilidade de cerca de 4 a 5 anos, sem necessidade de carregamento de bateria e com uma garantia de 3 anos - estas são características que acompanham a estratégia de sustentabilidade da Novo Nordisk que, entre outras medidas, prevê a adaptação das suas soluções de forma a que tenham o menor impacto ambiental possível.

Sobre este lançamento, Paula Barriga, Diretora-Geral da Novo Nordisk Portugal, refere que “foram estabelecidas parcerias que nos permitem uma integração com as várias plataformas digitais que as pessoas já estão a utilizar para gerir a sua doença. Acreditamos firmemente que estas novas soluções ajudarão mais pessoas a beneficiarem plenamente do valor da sua terapêutica, aliviando o peso da gestão da diabetes “

A responsável salienta, ainda, que “as novas canetas NovoPen 6 e NovoPen Echo® Plus são reflexo da larga experiência que a Novo Nordisk tem na área da prevenção e tratamento da Diabetes. Mantemos o nosso compromisso com a investigação e desenvolvimento, para responder às necessidades das pessoas que vivem com diabetes, disponibilizando ferramentas que ajudem a enfrentar os desafios na gestão do dia-a-dia, melhorando a sua saúde e qualidade de vida”.

Um passo importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas com Diabetes

A gestão da Diabetes tem muitos desafios e o número de pessoas que vivem com a doença está a aumentar. Atualmente, afeta 537 milhões de pessoas em todo o mundo1, sendo que 61 milhões vivem no continente europeu2. Em Portugal, estima-se que existam mais de 1 milhão de pessoas com Diabetes (cerca de 13,6% da população, entre os 20 e 79 anos) e que 1,7 milhões estejam em situação de risco de vir a desenvolver a doença.3

Embora os medicamentos para o controlo e tratamento da Diabetes tenham evoluído muito nos últimos anos, as pessoas que vivem com diabetes têm, muitas vezes, que registar manualmente todas as administrações e apenas conseguem um controlo adequado da glucose no sangue em cerca de metade do dia.4  As canetas inteligentes NovoPen® 6 e NovoPen Echo® Plus podem ajudar a responder a este desafio,  fornecendo informações muito relevantes e acessíveis que permitem, tanto à pessoa que vive com diabetes como ao médico, uma melhor gestão da doença em cada caso particular.

Saiba mais sobre estas canetas inteligentes em: Canetas inteligentes (novonordisk.pt)

A Novo Nordisk é uma empresa global líder na área da Saúde, fundada em 1923 e sediada na Dinamarca. O nosso propósito passa por impulsionar a mudança para derrotar a Diabetes e outras doenças crónicas graves, como a Obesidade e doenças raras do sangue e endócrinas. Fazêmo-lo através de descobertas científicas pioneiras, expandindo o acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, em última análise, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 50.800 pessoas em 80 países e comercializa os seus produtos em cerca de 170 países.
Para mais informações, visite o nosso website, e as nossas páginas de Facebook, Twitter, LinkedIn, e YouTube.

NovoPen® 6 e NovoPen Echo® são dispositivos médicos. Canetas inteligentes que registam automaticamente a informação de cada injeção de insulina. Precauções de utilização: não deixe cair a sua caneta nem bata com a mesma em superfícies duras. Mantenha a sua caneta ao abrigo da luz direta do sol e não a exponha a pó, sujidade, líquidos ou temperaturas extremas. Não tente reparar a sua caneta nem desmontá-la. A sua caneta tem uma pilha de lítio no interior. Para sua segurança, a pilha não é substituível. A caneta deve manter-se seca. Quando a caneta tiver um cartulho de insulina colocado, vejas as instruções de conservação no folheto informativo do cartucho. Quando a caneta não tiver um cartucho de insulina colocado, conserve a sua caneta à temperatura ambiente. Não guarde a sua caneta com uma agulha colocada. Não congele a sua caneta nem a guarde no frigorífico ou perto de geradores de frio. Para mais informações, ler cuidadosamente a rotulagem e instruções de utilização contidas na embalagem. NovoPen® 6 e NovoPen Echo® são marcas registadas da Novo Nordisk A/S.

1 IDF Diabetes Atlas. 10th Edition. 2021
2 OECD. Health at a Glance. 2020.
3 Observatório Nacional da Diabetes. Relatório Anual da Diabetes: Factos e Números. 2019.
4 Beck RW, Bergenstal RM, Riddlesworth TD, et al. Validation of time in range as an outcome measure for diabetes clinical trials. Diabetes Care. 2019; 42:400-405.