CANDIDATURAS À XI EDIÇÃO DOS PRÉMIOS OCI ABERTAS ATÉ DIA 8 DE ABRIL

• Reconhecimento dos melhores projetos portugueses de Comunicação Interna desenvolvidos por empresas, organizações e estudantes.

O processo de candidatura de todos os projetos para consideração do Observatório de Comunicação Interna (OCI) – um projeto que resulta da parceria entre a ATREVIA e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica e que procura reconhecer o que de melhor se faz em Portugal no âmbito da Comunicação Interna-, termina já no dia 8 de abril.

A décima primeira edição do Prémio OCI – Excelência em Comunicação Interna, tal como as edições anteriores, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação interna, bem como trabalhos académicos e editoriais de maior relevo na área.

Os Prémios OCI contam com 8 categorias, onde serão avaliados os melhores projetos de comunicação interna realizados em Portugal no ano de 2021: “Estratégia Integrada de Comunicação Interna”; “Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna”; “Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação”; “Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social”; “Eventos Internos”; “GLOBAL: Campanhas Internacionais”; “Líder Inspirador” e “Trabalho Académico”.

Qualquer entidade pública ou privada, empresarial ou não empresarial, instituto ou instituição de ensino superior é convidada a submeter um projeto relevante para a Comunicação Interna que tenha desenvolvido em Portugal ao longo de 2021. Basta submeter-se ao processo de inscrição aqui, completando todos os passos indicados e anexando a documentação requerida.

As candidaturas submetidas serão avaliadas por um júri composto pelos mais bem-sucedidos profissionais da área da comunicação em Portugal, que representam os membros fundadores e assessores do OCI – ATREVIA, Universidade Católica Portuguesa, Banco Santander, BP, EDP, Grupo Nabeiro, Mercadona, MDS Group, Novartis e Coca-Cola Europacific Partners – liderados por um presidente honorário selecionado especificamente para cada edição.

“A comunicação interna tem sido crucial para a gestão do negócio das organizações. Acreditamos que nas organizações estão a ser desenvolvidos muitas campanhas de comunicação estratégicas que deviam ser submetidas a estes prémios”, comenta Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA em Portugal.

Para conseguir os melhores resultados e apresentar uma candidatura vencedora, sugere-se que, antes de qualquer outro passo, leia atentamente o regulamento dos Prémios, aqui disponível. Planeie atempadamente o seu pitch inicial, priorizando as mensagens, valores e storytelling do projeto, numa apresentação clara, concreta e concisa. Aliás, o bom storytelling é essencial e qualquer candidatura prometedora deverá conter uma história verdadeira e emocionante capaz de captar o público. Parte do investimento em storytelling deve ser dedicado à criatividade, particularmente na nomeação do projeto, para que automaticamente a sua marca desperte a curiosidade do júri.

De um ponto de vista técnico, é fundamental que as candidaturas submetidas estejam acompanhadas de materiais de apoio que complementem o conteúdo do projeto. Aconselha-se também que os orçamentos, composição das equipas e métricas utilizadas na avaliação do projeto sejam reveladas, para que durante o processo de seleção seja possível comparar de forma efetiva as diferentes campanhas.

Sobre o Observatório da Comunicação Interna
O Observatório de Comunicação Interna, promovido pela ATREVIA e a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação interna, bem como trabalhos académicos e editoriais de relevo na área. Para cada uma das oito categorias – Estratégia Integrada de Comunicação Interna, Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna, Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação, Melhor Campanha Internacional, Eventos Internos, Prémio Líder Inspirador, Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social, Trabalho Académico sobre Comunicação Interna e Trabalho académico sobre comunicação interna de Alunos Universidade Católica Portuguesa -, podem candidatar-se aos prémios, entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior, com projetos desenvolvidos em 2019 e cuja atividade se desenvolva em Portugal.