Vencedores da XI edição dos Prémios Observatório de Comunicação Interna já são conhecidos

Melhores estratégias de comunicação interna em Portugal reconhecidas

Banco BPI, EFACEC, Grupo Ageas Portugal, INEM, Jerónimo Martins e Prosegur e as alunas Carolina Cunha, da Universidade Católica Portuguesa, e Sofia de Melo, da Universidade Nova de Lisboa, foram os vencedores da XI edição dos Prémios Observatório de Comunicação Interna (OCI).

Os prémios OCI foram entregues hoje, 23 de novembro, numa cerimónia que contou com a participação do Júri constituído pela Maestrina Joana Carneiro, enquanto Presidente do Júri, juntamente com os outros 11 jurados: ATREVIA e Universidade Católica (Membros do Conselho Fundador do OCI), Banco Santander, BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Grupo Nabeiro, Lidl, MDS Group, Perfumes & Companhia e Novartis (Membros do Conselho Assessor do OCI).

O Banco BPI foi premiado na categoria de Estratégia para a Gestão da Mudança com o projeto “Conectar ligue-se a seu tempo!”  que visa o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar através de estratégias que ajudam a enfrentar os desafios e a gerir responsabilidades; a EFACEC venceu na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com a iniciativa “To the Future, Fast”, que teve como objetivo, desenvolver e implementar um conceito de comunicação transversal para inspirar e gerar confiança, proporcionar um maior alinhamento entre todos os colaboradores e gerir competências para acelerar resultados; o Grupo Ageas Portugal foi distinguido na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com um novo canal de gamificação -  “Aplicação de Gamificação Corporativa – Somos Ageas”, que permite conhecer melhor o quotidiano da organização bem como as pessoas, promovendo a união dos Colaboradores, bem como a colaboração; o INEM - Instituto Nacional de Emergência, recebeu o prémio na categoria Eventos Internos com a iniciativa “Natal Digital – Edição Serviços Secretos, realizada virtualmente pelas condicionantes impostas pela pandemia, mas que veio reforçar a proximidade entre colaboradores e departamentos, através de um quiz interativo e a celebração do 40.º aniversário; a Jerónimo Martins foi reconhecida na categoria de Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social com a “Campanha Marca Empregadora Inclusiva” dedicada à inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, através da qual se recrutam candidatos e garantem que os respetivos postos de trabalho estão devidamente adaptados às limitações físicas dos colaboradores. E a Prosegur recebeu o prémio na categoria Global: Campanhas Internacionais com o projeto People Engagement Plan – Prosegurers”, que teve como objetivo conseguir que o novo Plano Estratégico chegasse a toda a empresa, envolvendo todos os colaboradores com entusiasmo, transformando atitudes para a melhoria contínua, promovendo conversas com espírito crítico, e gerando um movimento no qual todas as equipas vivessem e impulsionassem o novo Plano Estratégico.

Na categoria de Melhor Trabalho Académico, o prémio foi atribuído à aluna Sofia Melo Mendes, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa pelo projeto Employee Advocacy: O Estudo de Caso do Programa Connectors no BNP Paribas em Portugal”; E na categoria Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, o prémio foi atribuído à aluna Carolina Cunha, pela dissertação “O contributo da Comunicação Interna na Cultura Geracional – Estudo de Caso: Siemens Portugal”.

Para a Mestrina Joana Carneiro, “Os aspetos do funcionamento de uma orquestra, a ultra-organização, podem transferir-se para a realidade e necessidades de comunicação interna das organizações. Ser Maestro é um caminho longo, especializado e muito difícil. É fulcrar observar os outros e promover aquilo que é a cultura das pessoas”.

“A comunicação interna é uma ferramenta estratégica e transformadora das organizações. Estamos muito satisfeitos pelos projetos de excelência, a concurso nas diferentes categorias, que fortaleceram a cultura organizacional neste contexto de mudança. Felicitamos os vencedores e desafiamos todas as organizações em Portugal, e profissionais da área, a participarem na próxima edição”, comenta Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA Portugal e Membro Fundador do Observatório de Comunicação Interna.

No próximo Get Together OCI os premiados vão apresentar os seus projetos de excelência em comunicação interna. Um encontro que promete ser muito rico na partilha de ideias e casos de sucesso.

Sobre o Observatório da Comunicação Interna
O Observatório de Comunicação Interna, criado pela ATREVIA e a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação interna, bem como trabalhos académicos e editoriais de relevo na área. Para cada uma das oito categorias – Estratégia Integrada de Comunicação Interna, Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna, Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação, Melhor Campanha Internacional, Eventos Internos, Prémio Líder Inspirador, Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social, Trabalho Académico sobre Comunicação Interna e Trabalho académico sobre comunicação interna de Alunos Universidade Católica Portuguesa, podem candidatar-se, entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior, com projetos desenvolvidos em 2021 e cuja atividade se desenvolva em Portugal.