X edição dos Prémios Observatório de Comunicação Interna já tem vencedores

Well’s; Leroy Merlin Portugal; PWC; CEO do Grupo Casais, Dr. António Carlos Fernandes Rodrigues; Novartis; Fundação Ageas, e as alunas Inês Veiga e Raquel Gomes foram os vencedores da X edição dos Prémios Observatório de Comunicação Interna (OCI). Estes prémios foram entregues ontem, dia 29 de setembro, numa cerimónia que decorreu em formato virtual e contou com a participação de um Júri constituído pelo Dr. Luís Portela, Presidente da Fundação Bial, enquanto Presidente de Honra do Júri, e pelos membros fundadores e assessores do OCI (ATREVIA e Universidade Católica, assim como Banco Santander, BP, EDP, Grupo Nabeiro, Mercadona, MDS Group e Novartis respetivamente). A Well’s foi premiada na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto “We’re Well’s Family” um evento da Era digital para comemorar o seu 10º aniversário utilizando as redes sociais e a rádio, para chegar a uma equipa descentralizada e dispersa pelo país; o Leroy Merlin Portugal, foi premiado na categoria Eventos Internos com o evento “Festa Digital de Natal Empresa - Super Heroes Christmas Digital Show”, um projeto que teve um desafio da distância devido à pandemia, mas que também lhes deu oportunidade de promover uma festa de Natal em simultâneo para todos os colaboradores pela primeira vez; a PWC foi distinguida na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com a iniciativa “GPS FY20 – É por ti…” um questionário interno que se tornou num projeto cativante e motivante para os colaboradores; o CEO do Grupo Casais, Dr. António Carlos Fernandes Rodrigues, recebeu o prémio na categoria Líder Inspirador, por uma liderança para mudança de mindset na organização e no setor de atividade; a Novartis foi reconhecida na categoria de Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social com o projeto “Caixa Solidária” com um projeto solidário muito simples que ajudou a comunidade. A Fundação Ageas recebeu o Prémio de Distinção do Júri, na categoria Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social, com o projeto “20 anos, 20 mil pinheiros!” que alia a responsabilidade ambiental à responsabilidade social, na sequência dos incêndios de outubro de 2017, que destruíram cerca de 87% da área total do Pinhal do Rei em Leiria. Na categoria de Melhor Trabalho Académico, o prémio foi atribuído à aluna Inês Veiga, pela dissertação “A Comunicação Interna como uma Função Estratégica das Organizações – Proposta de um Guia de Boas Práticas em Comunicação Interna” da Escola Superior de Comunicação Social, do IPL de Lisboa; na categoria Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, o prémio foi atribuído à aluna Raquel Gomes, pela dissertação “A influência da cultura organizacional e da comunicação interna no engagement dos colaboradores”. “Estamos muito satisfeitos por mais uma edição repleta de boas práticas cruciais para fortalecer e incentivar a cultura corporativa. Felicito todos os vencedores pelos projetos que desenvolveram nesta área de excelência tão importante na vida das organizações. Acreditamos no poder da comunicação interna como uma ferramenta estratégica e transformadora das organizações”, comenta Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA Portugal e Membro Fundador do Observatório de Comunicação Interna. No próximo Get Together OCI, que se realizará no mês de novembro de 2021, as empresas vencedoras terão a oportunidade de partilhar os seus projetos vencedores e de excelência em comunicação interna. Um encontro que promete ser rico em partilha de ideias e casos de sucesso. Sobre o Observatório da Comunicação Interna O Observatório de Comunicação Interna, promovido pela ATREVIA e a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação interna, bem como trabalhos académicos e editoriais de relevo na área. Para cada uma das oito categorias – Estratégia Integrada de Comunicação Interna, Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna, Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação, Melhor Campanha Internacional, Eventos Internos, Prémio Líder Inspirador, Prática de Comunicação Interna em Responsabilidade Social, Trabalho Académico sobre Comunicação Interna e Trabalho académico sobre comunicação interna de Alunos Universidade Católica Portuguesa -, podem candidatar-se aos prémios, entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior, com projetos desenvolvidos em 2019 e cuja atividade se desenvolva em Portugal.