Octapharma lança campanha de agradecimento aos dadores de sangue

Report this content

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala anualmente a 14 de junho, a Octapharma Produtos Farmacêuticos lança uma campanha de agradecimento aos dadores de sangue que durante a pandemia continuaram a fazer as suas dádivas, de forma altruísta e benévola, dedicando a todos eles este vídeo.

Com esta campanha, a Octapharma pretende também reforçar a mensagem da Organização Mundial de Saúde, que em 2020 escolheu para mote do Dia Mundial do Dador de Sangue o apelo "Doe sangue e torne o mundo um lugar mais saudável".

Em 2020 a OMS sublinha que cada contribuição individual de cada dador melhora a saúde de muitas pessoas e salva vidas em todo o mundo. De facto, a necessidade de sangue seguro é universal e este é essencial para tratamentos e intervenções urgentes. O sangue é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados, etc.), tem um papel essencial e salvador de vidas nos cuidados maternos e neonatais,  pode ajudar pessoas com doenças que implicam risco de vida a viver mais e com maior qualidade de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2005. A escolha da data da efeméride, 14 de junho, tem por objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data. Karl Landsteiner, médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, foi precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e descobriu o fator RH.

Tags: