BANG & OLUFSEN lidera ranking das marcas de luxo com melhor reputação em Portugal

ONSTRATEGY apresenta resultados das marcas de luxo com melhor reputação em 2022.

A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do primeiro estudo de perceção associada à reputação das marcas de luxo em Portugal, em que a marca BANG & OLUFSEN se destaca como a marca com melhor reputação global (consolidação das dimensões emocional e racional) e APPLE como a marca com melhor reputação emocional.

Este trabalho é desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), assentando numa abordagem qualitativa que identifica espontaneamente as marcas e também numa abordagem quantitativa para avaliar os indicadores de reputação emocional e racional (50 atributos associados às dimensões de envolvimento emocional, qualidade de produto, qualidade de serviço, inovação, cidadania, governo, liderança e resultados financeiros), tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 7.000 cidadãos online e presencialmente / telefone, sendo os mesmos representativos das classes A e B da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 100 marcas identificadas e avaliadas, setores de atividade, penas 49 marcas destacam-se com uma perceção de robustez (entre 70 e 80 pontos) e nenhuma em nível de excelência (mais de 80 pontos):

Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy refere, “tendo sido identificadas marcas em setores como produtos industriais, eletrónica, automóveis, linhas aéreas, viagens, laser, imobiliário, roupas e acessórios, o principal destaque vai para o facto de nenhuma marca ter atingido o nível de excelência (mais de 80 pontos), até porque esta avaliação está concentrada apenas nos cidadãos pertencentes às classes sociais A e B; outro detalhe reside no facto de em mais de 100 marcas identificadas espontaneamente e posteriormente avaliadas apenas 49 registarem uma avaliação robusta (entre 70 e 80 pontos) sendo as dimensões mais penalizadas as que estão associadas a Serviço e Cidadania, ou seja espera-se que as marcas mais poderosas apresentem um serviço ao cliente e também um serviço à sociedade ambos de excelência e se tal constituir uma fragilidade são diretamente impactados atributos emocionais como relevância e admiração”.

O REPSCORE™:

O estudo RepScore™, é propriedade da consultora OnStrategy e avalia desde 2009 o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 50.000 cidadãos online, presencialmente e por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos, serviços, inovação, ambiente de trabalho, cidadania (ESG e CSR), governo, liderança, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

Fundada em 2009, a ONSTRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.