Hospitais Portugueses lideram ranking das marcas mais relevantes em Responsabilidade Social em 2021

ONSTRATEGY apresenta os resultados das marcas mais relevantes em Responsabilidade Social em 2021.

A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de relevância em Responsabilidade Social das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2020, no âmbito do estudo anual RepScore™, cobrindo todo o período pré e de pandemia.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 40 setores de atividade, este estudo vem destacar pela primeira vez as marcas associadas ao setor da saúde, que registam os melhores índices:

1. HOSPITAL SÃO JOÃO (81,9 pts).
  2. HOSPITAL SANTA MARIA (81,7 pts).
  3. HOSPITAL CUF (81,5 pts).
  4. HOSPITAL DA LUZ (81,4 pts).
  5. HOSPITAL LUSIADAS (81,1 pts).
  6. PFIZER (80,8 pts).
  7. FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (80,6 pts).
  8. CRUZ VERMELHA (80,3 pts).
  9. SANTA CASA (80,2 pts).
  10. FEDERAÇÃO PORTUGUESA FUTEBOL (80,0 pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, apoio aos cidadãos, apoio a causas nobres, proteção ambiental, promoção de conhecimento e educação, e influência positiva na sociedade das marcas junto dos cidadãos em Portugal, verificamos que o ano de 2020 penalizou de uma forma geral as marcas mais comerciais e colocou em destaque o setor da saúde com um conjunto de marcas que recolheram as melhores avaliações sobre a sua atuação e consequentemente sobre a reputação das mesmas na dimensão de Responsabilidade Social”.

O mesmo responsável adianta ainda que: “no cenário de pandemia que vivemos há um ano não é estranho que o setor da saúde seja o mais exposto e que pela primeira vez as suas marcas sejam as mais relevantes e melhor consideradas e avaliadas pelo esforço, dedicação e resultados”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “porque os tempos mudaram e as motivações e preocupações dos cidadãos mudaram também, para as marcas dos outros setores de atividade surge um novo desafio sobre a forma de atuar e de serem mais relevantes sendo uma das vias a construção de pontes com o setor da saúde e neste caso surge também o exemplo da Federação Portuguesa de Futebol”.

O RepScore™:

A OnStrategy é a consultora que assina o Global RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

Fundada em 2009, a ONSTRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.