ONSTRATEGY apresenta os resultados das marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG, consolidando a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 1 de Abril de 2022 e 31 de Março de 2023, junto de mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade Portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Numa escala de 100 pontos, entre mais de 2.000 marcas auditadas, as marcas que atingem o nível de excelência (+80 pontos) são DELTA (85,9 pts) , NESTLÉ (83,5 pts), DANONE (80,6 pts), AGUA DAS PEDRAS (80,3 pts) e LUSO (80,1 pts), e as que mais se destacam em cada setor de atividade são:

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam são:

Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy destaca o seguinte:

1. Apenas 5 marcas recolhem uma avaliação de perceção de excelência (mais de 80 pontos).
  2. De uma forma consolidada (juntando todos os setores de atividade), Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG (60 pontos), e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos).
  3. Entre os setores de atividade destacam-se pela positiva com uma avaliação moderada superior (70>65 pontos): retalho alimentar, energia, holdings e retalho de saúde e bem estar.
  4. Os setores mais expostos são (<55>
  5. Entre as 3 dimensões que compõem o índice de ESG, e de uma forma transversal também, destaca-se a de Governo com a melhor avaliação (69 pontos) e a de Responsabilidade Ambiental com a avaliação mais baixa (46 pontos); as dimensões Governo e Responsabilidade Social registam avaliações superiores ao indicador consolidado de ESG, o que significa que a avaliação da dimensão de Responsabilidade Ambiental é um claro travão na perceção desta prática.
  6. O conceito de ESG ganha cada vez mais notoriedade e relevância, mas só é realmente considerado e fonte de atitudes e comportamentos como a intenção de compra, preferência, recomendação, defesa perante crises e atração como local para trabalhar entre os mais jovens (até 30 anos).

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam são: