ONSTRATEGY apresenta os resultados das marcas que oferecem melhor experiência aos seus clientes.

Depois de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 2 de Janeiro e 30 de Dezembro de 2022 no âmbito do estudo anual RepScore®, junto de mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade Portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social, a Consultora OnStrategy apresenta agora os resultados referentes à avaliação que os clientes das marcas fazem relativamente à realidade da sua experiência com as mesmas e no que respeita às dimensões de Produto, Serviço e Inovação.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira).

Numa escala de 100 pontos, entre mais de 2.000 marcas auditadas, as que mais se destacaram são:

E as que mais se destacaram são em cada setor de atividade são:

Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy refere, “comparativamente, este indicador de experiência (realidade na relação que os clientes têm com as marcas no que respeita às dimensões de produto, serviço e inovação) e o indicador de reputação (perceção que os clientes e não clientes têm sobre as marcas) levanta um desafio de gestão que reside no facto de se uma marca tiver um indicador de reputação superior ao de experiência tem seguramente de investir em produto e/ou serviço uma vez que as expetativas são superiores à realidade encontrada, e se ao inverso o indicador de reputação fôr inferior ao de experiência essa marca apresenta um défice de comunicação uma vez que o público quando interage com a marca é surpreendido positivamente e acima das suas expetativas iniciais”.

Acrescenta ainda, “nos resultados agora apresentados entre aqueles que declaram ser clientes das marcas, é notória a diferença entre a avaliação da qualidade associada aos produtos e a qualidade associada aos serviços, registando-se uma diferença consolidada de 8,5 pontos entre estes indicadores estando a qualidade de serviço em défice, e é transversal a todas os setores de atividade a debilidade associada ao contact center (apoio telefónico) tratando-se do meio preferencial de contacto dos clientes perante uma dificuldade, um problema ou mesmo uma crise”.

O BXS - Brand Experience Score ™:
A OnStrategy é a consultora que assina o estudo BXS – Brand Experience Score ™, e que avalia a qualidade da experiência que os clientes das marcas (mais de 2.000) têm com as mesmas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 50.000 cidadãos online e presencialmente / por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem quantitativa, indicando e explorando de uma forma induzida a qualidade associada às dimensões (e respetivos atributos) de produto, serviço e inovação.