Openbook desenvolve Workplace Design Strategy e projeto de Arquitetura de Interiores para o novo Hub do BNP Paribas

Report this content

• O foco do BNP Paribas nas pessoas e no seu bem-estar levou ao desenvolvimento de uma rigorosa Workplace Design Strategy, liderada pela Openbook.
As obras daquele que virá a ser o maior HUB de escritórios do BNP Paribas em Portugal vão agora iniciar-se, com conclusão prevista para o 1º trimestre de 2025.

No seguimento da aquisição por parte do BNP Paribas de dois dos três edifícios do complexo empresarial EXEO – o Aura e o Echo, localizado no Parque das Nações, em Lisboa, vai dar-se início à fase de obras dos interiores dos escritórios. O projeto de Arquitetura de Interiores teve por base um estudo aprofundado e rigoroso de Workplace Design strategy, ambos liderados pela Openbook.

O novo HUB do BNP Paribas, com uma área total aproximada de 30.000 m2, é um projeto que nasce da vontade do Grupo em centralizar num único local a maioria das suas equipas, até agora dispersas por diversas zonas de Lisboa. Esta estratégia permitirá criar um espaço desenvolvido à medida da empresa e que será adaptado às necessidades em constante evolução dos colaboradores, promovendo a inovação, a colaboração, o dinamismo e o bem-estar no local de trabalho.

O desenvolvimento da Workplace Design Strategy, a cargo da Openbook, teve como principal objetivo a criação de um ambiente funcional e inspirador que prioriza o bem-estar dos colaboradores e que otimiza a produtividade, com base na diversidade, flexibilidade, conforto e inovação. Num estudo que envolveu todos os colaboradores do BNP Paribas, a empresa quis que este espaço fosse desenhado tendo em máxima conta as necessidades de quem todos os dias utiliza o escritório. Num dia a dia em que tudo acontece a uma velocidade vertiginosa, é fundamental garantir a adaptação à mudança e o foco no que é importante. Foi este o mote que serviu de base ao conceito Highlighted Workplace, criado pelo escritório de arquitetura para o novo HUB do BNP Paribas. Com base neste conceito, as zonas highlighted são espaços de contacto e comunicação, que surgem intercalados com espaços de foco e concentração e dão ritmo e compartimentação ao escritório no seu todo.

Como reforço e garantia do foco nas pessoas e em práticas sustentáveis, foi também definida a meta de obtenção de certificações LEED e WELL Gold, dois estatutos que podem ser complementares para criar uma união mais eficaz entre o ambiente físico e o colaborador, otimizando recursos para garantir a proteção do meio ambiente.

Segundo Xavier Jombart, COO do BNP Paribas Portugal, “Para o BNP Paribas Portugal este projeto significa muito mais do que apenas novos escritórios. É sobre como nós – enquanto indivíduos, enquanto instituição, e enquanto parte da sociedade – vivemos, trabalhamos e evoluímos, tanto dentro, como fora deles. Assim, era crucial não apenas que este projeto fosse totalmente centrado nas pessoas, como também que conseguíssemos materializar estes valores e ambições nos nossos espaços, e é muito entusiasmante para nós ver o resultado deste alinhamento perfeito a começar agora a ganhar forma.”.

Segundo Paulo Jervell, Partner do Grupo Openbook, “O espaço de trabalho assume a dinâmica do mundo em que vivemos, com uma arquitetura criteriosa que irá permitir focar e destacar o que realmente interessa, por forma a ir ao encontro das necessidades e expetativas dos colaboradores do BNP Paribas.”.

Nos diversos espaços que serão criados, o novo HUB do BNP Paribas contará ainda com um auditório, salas de formação, salas multiusos, centro médico, cafetarias, terraços e um piso dedicado a eventos.

Sobre a Openbook

O Grupo Openbook é atualmente constituído pelas empresas Openbook Architecture, Openbook Real Estate, Openbook Interior Design, Openbook Engeneering e Openbook Design. Esta estrutura surge com o propósito de reforçar o posicionamento de expertise em cada uma das áreas de atuação do grupo e possibilitar aos clientes uma oferta integrada.

Tags: