Como a biotecnologia vai ajudar a recuperar a economia da Europa

Evento conjunto P-BIO e EuropaBio a 10 de maio
“Building on biotechnology: From vaccines to economic growth for Europe

Lisboa, 6 de maio de 2021 – A Associação Europeia de Bioindústrias (EuropaBio) e a Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) organizam, a 10 de maio, o evento “Building on biotechnology: From vaccines to economic growth for Europe”, com o objetivo de discutir de que forma é que as prioridades nacionais e as sinergias entre os diversos países europeus podem convergir para um caminho único de recuperação económica europeia, através da biotecnologia. O evento insere-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE e conta com o apoio e a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor.

A crise da COVID-19 possibilitou a criação de caminhos de desenvolvimento rápido de tecnologia, incluindo parcerias, investimentos e aprovações, para permitir a entrega mais rápida de biotecnologias ao mercado. Embora essa tenha sido uma escala e velocidade únicas e sem precedentes para o desenvolvimento de vacinas, este exemplo mostra que a biotecnologia pode atuar de forma rápida e robusta para ultrapassar grandes desafios mundiais, não apenas ligados à saúde, mas também ao desenvolvimento sustentável. Este evento pretende analisar a resposta do setor da biotecnologia à crise da COVID-19 e discutir como é que a Europa pode continuar este impulso em todos os setores e garantir uma posição global mais competitiva.

Iniciativas como a Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA), a Estratégia Industrial Europeia e o Plano de Ação para a Economia Circular são alavancas para o desenvolvimento das bioindústrias e serão abordadas neste evento. Do evento surgirá um documento de posição da EuropaBio, que servirá de roteiro à construção de iniciativas e políticas que potenciem a biotecnologia e que permitam reforçar a competitividade e a liderança da economia na Europa a partir de políticas e ações nacionais alinhadas e ambiciosas.

Claire Skentelbery, Diretora Geral da EuropaBio, afirma que “a Europa tem um motor poderoso para garantir uma maior competitividade, através dos seus países membro e parceiros no continente. Esta reunião reflete prioridades e capacidades de países de todos os tamanhos na Europa e ajuda a garantir que todos progridamos juntos”.

Filipa Sacadura, Secretária Geral da P-BIO, acrescenta que “o setor da biotecnologia em Portugal está em franco crescimento e é fundamental ter políticas e incentivos que potenciem a participação das empresas biotecnológicas portuguesas nas parcerias globais. Esta reunião permitirá alinhar as prioridades nacionais para continuar a construir o poder económico da biotecnologia no futuro”.

Sobre a P-BIO
A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) congrega empresas ligadas ao setor da Biotecnologia e Ciências da Vida em Portugal. Desde a sua fundação em 1999, tem contribuído como elemento-chave para o desenvolvimento e suporte da Biotecnologia em Portugal. A P-BIO procura desenvolver um ambiente favorável à criação e crescimento das empresas de biotecnologia, promovendo o seu desenvolvimento empresarial nacional e internacional. Como membro da EuropaBio, a Associação é chave na interligação entre as empresas e os parceiros relevantes do Governo, investidores, agências reguladoras e outras instituições ligadas à indústria.

Sobre a EuropaBio
A European Association for Bioindustries (EuropaBio) promove uma indústria de biotecnologia europeia inovadora e dinâmica. A EuropaBio e os seus membros estão comprometidos com o uso socialmente responsável da biotecnologia para melhorar a qualidade de vida, prevenir, diagnosticar, tratar e curar doenças, melhorar a qualidade e quantidade de alimentos e rações e avançar em direção a uma economia de base biológica e sem resíduos. A EuropaBio representa membros corporativos e associados em todos os setores, além de associações nacionais e regionais de biotecnologia que, por sua vez, representam mais de 1.800 PMEs de biotecnologia. Leia mais sobre o nosso trabalho em www.europabio.org

Tags: