Grupo Municipal do PAN e Universidade Lusófona propõem um “pacto” para uma cultura de Paz na Cidade de Lisboa

O Grupo Municipal do PAN – Pessoas-Animais-Natureza da Assembleia Municipal de Lisboa e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, através do Departamento de Ciência das Religiões / Linha de Investigação “Cosmovisões da Ásia”, organizam no próximo dia 3 de Fevereiro entre as 10h00 e as 17h30 no Fórum Lisboa/Casa de Cidadania a Conferência: “A Paz na Interdiversidade: para um pragmatismo Acolhedor na Cidade de Lisboa”. Esta iniciativa integra-se na "World Interfaith Harmony Week " e justifica-se pela necessidade de uma ação pragmática alicerçada na promoção de valores e práticas que contribuam efetivamente para que os cidadãos e aqueles que, direta e indiretamente detêm responsabilidades nas diferentes áreas de intervenção na Cidade de Lisboa, possam assumir um compromisso de cooperação para uma educação da cultura de paz.

Aos diversos convidados - dirigentes políticos e institucionais, profissionais e líderes religiosos - do plano nacional e local, que aceitaram o desafio de partilhar o seu Know How, nas mais diversas áreas, com um foco especial para a educação e o diálogo inter-religioso para a paz, juntam-se cidadãos, profissionais da educação e da intervenção social, representantes da sociedade civil, do movimento associativo, da academia, partidos políticos e ONG’s, entre outros.

De que falamos quando nos referimos a Educação para uma Cultura de Paz, na Cidade de Lisboa? Como assegurar a boa convivência em Lisboa, gerindo construtivamente o conflito? Qual o segredo de acolher, respeitando e unindo? O que já se está a fazer e o que, em conjunto, se poderá fazer para a Paz na Cidade de Lisboa? São algumas das questões, às quais se pretende responder, reforçando pontes de diálogo e de relação entre todos, e promovendo espaços de comunicação e de ação, facilitadores de uma intervenção dialogante e integrada.

As oficinas realizadas no âmbito desta iniciativa dirigida a professores, dirigentes e outros profissionais da área contaram com uma forte adesão na construção dos contributos que vão integrar a proposta para a afirmação deste Pacto em Lisboa.

As últimas descobertas cientificas nas áreas da física, da biologia e da neurociência, assim como o surgimento de certos paradigmas filosóficos, têm colocado em evidência a interconexão e interdependência que existe entre todos os seres vivos e o planeta. Esta iniciativa constitui um contributo para a compreensão da transição de paradigmas em que vivemos, e para a afirmação de um Compromisso para uma Educação da Cultura de Paz, com impacto nos programas e projetos, educativos, culturais, e da intervenção social, em Lisboa.

PAZ