PAN apresenta Programa Eleitoral para Legislativas 2019

•     Mais de mil propostas sob o mote “Da Indiferença à Emergência - Ainda Vamos a Tempo”

•    Documento tem em vista o ano de 2030, apontado pelos cientistas climáticos como o ponto de não retorno

•    Prioriza a dignidade da pessoa humana e as respostas que se exigem à sua realização e autodeterminação

•   Aposta firme na Educação e na Cultura enquanto ferramentas centrais na construção de uma sociedade mais empática e consciente

•   Sustentabilidade, acessibilidade e justiça intergeracional em áreas como a Saúde, a Habitação, o Emprego ou a Justiça

•    Campanha de baixo carbono

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza apresentou hoje o seu Programa Eleitoral às Eleições Legislativas de 2019. O documento está organizado em treze  capítulos: 1) Crise Climática, Justiça Ecológica, Transição Económica; 2) Educação, Ensino Superior e Investigação; 3) Cultura, Artes e Património; 4) Igualdade, Inclusão, Respostas Sociais; 5) Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal; 6) Preparar o futuro das novas gerações; 7) Prevenção da Doença e Promoção da Saúde; 8) Habitação Digna e Acessível; 9) Direitos Laborais e Mais Tempo para Viver; 10) Justiça, Transparência e Combate à Corrupção; 11) Democracia, Cidadania e Organização do Estado; 12) Direitos Digitais; 13) Portugal e o Mundo.

O programa apresentado reflete a magnitude do desafio que a humanidade tem pela frente, mas também a confiança necessária para o encarar. Mas, mais importante, aponta um caminho que, podendo não ser o mais popular, é o necessário. É um documento que tem em vista o ano de 2030, data apontada pelos cientistas climáticos como o ponto de não retorno. Um programa que não se esgota na emergência climática e que prioriza a dignidade da pessoa humana e as respostas que se exigem à sua realização e autodeterminação; que faz uma aposta firme no empoderamento das pessoas através da Educação e da Cultura enquanto ferramentas centrais na construção de uma sociedade mais empática e consciente; que dignifica e protege todos, do indivíduo aos ecossistemas, com políticas responsáveis para a sustentabilidade, a acessibilidade e de justiça intergeracional em áreas tão importantes como a Saúde, a Habitação, o Emprego ou a Justiça.

Do documento que pode ser consultado AQUI o PAN destaca as seguintes medidas:

Crise Climática, Justiça Ecológica, Transição Económica

·         Aprovar a Lei do Clima

·        Dignificar a relevância do Ministro do Ambiente na hierarquia do Estado (atualmente antepenúltimo na Lei Orgânica do Governo)

·    Pugnar pela introdução do crime de Ecocídio no elenco dos crimes para os quais o Tribunal Penal Internacional tem competência de intervenção

·         Excluir considerações de cariz económico das Avaliações de Impacto Ambiental

·         Não autorizar a exploração de petróleo e encerrar as centrais de carvão até 2023

·         Democratizar a energia, descentralizando a sua produção, baseada no autoconsumo partilhado

·         Criar o Plano Ferroviário 2035 que ligue todas as capitais de distrito

·     Suspender a construção do aeroporto do Montijo até que seja assegurada a elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica

·         Criar polo para as tecnologias de hidrogénio

·         Aumentar as Taxas de Gestão de Resíduos encaminhados para aterro ou incineração

·         Apostar no ecodesign das embalagens

·         Benefícios fiscais para empresas que previnam o desperdício alimentar

·         Incentivos financeiros, fiscais e sociais a quem pretenda instalar-se como agricultor biológico

·         Deduções em sede de IRS para quem compra biológico

·         Estender a Taxa de Carbono à produção de carne

·         “Deseucaliptar” Portugal

Educação, Ensino Superior e Investigação

·         Apoiar a inovação educacional: filosofia para crianças, educação emocional, mindfulness e aprendizagem a partir da natureza

·         Criar equipa multidisciplinar para a revisão dos programas escolares com vista à redução de conteúdos

·         Acesso ao ensino superior não ser apenas aferido pelos exames nacionais

·         Reconhecer o estatuto de profissão de desgaste rápido para os docentes

Cultura, Artes e Património

·         Reforço do orçamento da Cultura em 235M€ através do adicional da receita proveniente da alteração do IVA aplicável ao setor hoteleiro (6% para 13%)

·         Devolver património cultural das ex-colónias existente em Portugal, após levantamento por uma comissão técnica, assegurando-se assim a reposição de justiça histórica e que está já a ser levada a cabo em alguns países europeus, onde estão a ser restituídas algumas peças do património cultural das ex-colónias que integravam as coleções públicas desses países

Igualdade, Inclusão, Respostas Sociais

·         Criar a Secretaria de Estado para a Terceira Idade

·         Lei-quadro para a Inclusão (combate ao conjunto das discriminações)

·         Estatuto de vítima para crianças que testemunhem situações de violência doméstica

·        Licença de 10 dias pagos para vítimas de violência doméstica ou abuso sexual para procura de soluções de alojamento seguro ou desenvolver estratégias para lidar com o sucedido

·         Criar a Carreira de Mediador Comunitário e Intercultural

·         Assegurar que os noticiários dos canais generalistas são acessíveis a surdos com intérprete LGP

·         Alojamento de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo em todos os distritos

·         Combate ao Tráfico de Seres Humanos através do reforço do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)

Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal

·         Rede médico-veterinária de apoio às famílias carenciadas e às associações que tenham a seu cargo animais acolhidos

·         IVA reduzido na alimentação dos animais de companhia

·         Criar a Secretaria de Estado para a Proteção e Bem-Estar Animal

·         Equipas de resgate animal na Proteção Civil

·         Abolição da tauromaquia

Preparar o futuro das novas gerações - Justiça Intergeracional

·         Atrair migrantes qualificados e qualificar migrantes

·         Reforçar os benefícios fiscais em sede de IRS a pequenos aforradores

Prevenção da Doença e Promoção da Saúde

·         Regime de exclusividade dos médicos no SNS

·         Atribuir nutricionistas no SNS a crianças com excesso de peso

·         Apoio psicológico para os profissionais das forças de segurança

·        Possibilidade de licença para as mulheres grávidas a partir da 32.ª semana (para preparar o parto e as novas dinâmicas familiares)

·         Interditar os açucares adicionados em todos os alimentos para bebés

·         Incentivos fiscais à indústria alimentar para estimular o desenvolvimento de alternativas proteicas de base vegetal

·         Despenalização da Morte Medicamente Assistida

Habitação

·         Reforçar o investimento na construção de habitação pública para arrendamento acessível

·         Aumentar a verba do OE para arrendamento jovem

Direitos Laborais e Mais Tempo para Viver

·         Uniformizar 35 horas semanais e 25 de férias para os trabalhadores da administração pública e do setor privado

·         Reforçar os direitos de quem trabalha por turnos e desenvolve trabalho noturno (mais tempo de descanso e maior compensação salarial)

·         Campanhas de prevenção do burnout

·         Igualar a licença parental para ambos os progenitores

Justiça, Transparência e Combate à Corrupção

·         Implementar um modelo progressivo para as taxas de Justiça

·         Rever todas as cláusulas potencialmente abusivas das atuais parcerias público-privadas (PPP)

·         Tribunais especializados em crimes de corrupção e de violência doméstica

Democracia, Cidadania e Organização do Estado

·         Regime de exclusividade para os deputados

·         Direito de voto aos 16 anos

·         Nomeação do Procurador-Geral da República por proposta da AR (em vez do Governo)

·         Reduzir o número mínimo de subscritores das Iniciativas Legislativas de Cidadãos

·         Reforçar a independência da CReSAP

Direitos Digitais

·         Criar um portal que permita a consulta de dados pessoais recolhidos a fim de garantir maior proteção

·         Promover a neutralidade da internet proibindo as ofertas de zero-rating

Portugal e o Mundo

·        Defender a saída da Guiné Equatorial da CPLP caso não seja efetivado o fim da pena de morte naquele país

·        Garantir que a Presidência Portuguesa do Conselho priorize, através do seu programa provisório, a transição ecológica na Europa

·      Garantir um papel preponderante de Portugal no Conselho Europeu e reforçar a influência da União Europeia na concretização de metas comuns mais ambiciosas para uma transição social e económica que priorize o combate às alterações climáticas, a preservação da biodiversidade, a defesa do Estado de Direito e dos Direitos Humanos.

Na rua, o PAN fará uma Campanha Eleitoral de Baixo Carbono elegendo como primeiro recurso de mobilidade das equipas os transportes públicos, nomeadamente a ferrovia, ou os transportes de emissões reduzidas, sempre que não for possível a primeira opção. Uma campanha que se pretende sóbria, sem excessos e com reduzida pegada carbónica, o partido não distribuirá quaisquer brindes, os folhetos serão impressos em papel reciclado com recurso a tintas ecológicas e as refeições serão isentas de produtos de origem animal.  Serão realizadas ações de limpeza e de compensação da pegada ecológica durante a campanha.

O PAN aposta numa campanha eleitoral construtiva, informativa e de muita proximidade, com forte empenho no esclarecimento dos eleitores, através do digital e com espaços de Perguntas e Respostas protagonizadas por André Silva em todos os distritos.

Os perfis biográficos de todos os cabeças de lista, de todos os distritos, e respetivas fotos podem ser consultados aqui:

Press Kit e Imagens Institucionais PAN: