PAN junta-se à 17ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa

O PAN, Pessoas- Animais-Natureza, junta-se uma vez mais à Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, que vai já na sua 17ª, amanhã, dia 18 de Junho, pelas 17h00 com início no Jardim do Príncipe Real e fim na Ribeira das Naus.

O Deputado André Silva, que se junta a este evento, recorda que “este ano foi marcante no que toca ao fim da discriminação na legislação que regula as questões da parentalidade, com a aprovação dos diplomas que permitem a adoção por casais do mesmo sexo e a procriação medicamente assistida para casais de mulheres.”

Foi com muita satisfação que o PAN participou nesse processo, apresentando iniciativas em conjunto com outros partidos que resultaram nos textos finais aprovados e promulgados pela Assembleia e pelo Presidente da República. No entanto, existem ainda melhorias a realizar na lei, nomeadamente no que toca às pessoas trans e à autodeterminação no reconhecimento legal da sua identidade de género. Existe ainda muito trabalho legislativo, comunitário e social por fazer no combate à discriminação e à garantia dos direitos humanos.

Por reconhecer o desafio de quem não tem voz ou o que significam anos e anos de trabalho em prol de uma determinada causa, o PAN tem vindo a apoiar e a participar nos vários eventos do Orgulho LGBT do país, revendo-se no Manifesto subscrito pelas várias ONGs que organizam esta marcha.

O PAN tem a consciência de que discriminação, a homofobia e a transfobia assumem várias formas, deste o insulto ao crime de ódio. O atentado de Orlando veio chamar a atenção para comunidade LGBT enquanto alvo específico de discriminação e violência. Esta discriminação vive à velocidade da luz. Impõe-se a urgência de redobrarmos os nossos esforços para que, individualmente e em sociedade, possamos vencer o medo, denunciar/recusar o ódio e contribuir para um mundo mais compassivo, justo, livre e pleno em igualdade.

“O PAN reúne diariamente com diversos movimentos da sociedade civil. E continua a ser impressionante quando percebemos a dimensão, a abrangência e o impacto que o nosso trabalho e decisões podem vir a ter, e têm efetivamente, no dia-a-dia dos cidadãos e cidadãs, em situações tão simples como ter acesso a uma determinada informação ou a um determinado bem ou serviço.” reforça André Silva, Deputado do PAN.