Petição do PAN Guarda para acabar com portagens na A23 e na A25 com mais de três mil assinaturas

Guarda, 03 de julho de 2015 – O Partido PAN – Pessoas-Animais-Natureza da Guarda recolheu em cerca de três semanas mais de três mil assinaturas válidas no âmbito da petição "Em Defesa das Populações da Guarda" cujo objectivo é colocar na agenda da Assembleia da República o debate sobre o fim das portagens na A23 (que liga a Guarda a Torres Novas) e na A25 (ligação Aveiro – Vilar Formoso).

O objectivo desta iniciativa passa por atingir as quatro mil assinaturas recolhidas de forma presencial para que, no final do processo, o PAN entregue o documento na Assembleia da República que, de acordo com a lei, terá de proceder à sua apreciação em plenário.

"A próxima contagem está agendada para o dia 10 de julho, momento no qual se espera alcançar a meta das quatro mil assinaturas", adiantou Pedro Fonseca, membro do Comissariado da Assembleia Plurimunicipal da Beira Interior Norte do PAN (PAN Guarda), defendendo que "a rapidez com que foram reunidas as cerca de três mil assinaturas, e a enorme mobilização dos cidadãos nesta iniciativa, transmitem a mensagem clara de que as populações da Guarda não se conformam com a cobrança de portagens na A23 e na A25".

Lançada a 10 de junho, esta petição, que pode ser assinada na sede da Associação Guarda 1056, na Guarda-Gare, no blogue "Fim das Portagens na A23 e na A25", entre outros locais de recolha de assinaturas divulgados via facebook (https://www.facebook.com/PANGuarda), é apenas a primeira de um conjunto de iniciativas que o PAN Guarda pretende levar a cabo no curto prazo com o mote "Em Defesa das Populações da Guarda".

"Foram já identificados vários problemas que afetam a Guarda e os concelhos limítrofes em relação aos quais o PAN irá desenvolver iniciativas concretas e tomar as medidas adequadas nas sedes próprias com vista à sua resolução", adiantou o dirigente do PAN Guarda no momento do lançamento da iniciativa.

De acordo com Pedro Fonseca é fulcral para a Guarda, e para o País, colocar na agenda política o debate sobre o fim das portagens nestas ex-SCUTS (autoestradas sem custos para o utilizador). "Os efeitos nefastos que a cobrança de portagens na A23 e na A25 tem provocado junto dos cidadãos e empresas deste distrito, e de todos os outros atravessados por este tipo de vias, não podem compensar as receitas apuradas", afirma o dirigente, concluindo: "Esta petição materializa uma reivindicação comum das populações da Guarda e é uma prova inequívoca de que não nos conformamos com a situação que pretendemos ver debatida nas mais altas instâncias do País".