“Domingos ao Piano” regressam ao Palácio de Monserrate com novo formato

- “Domingos ao Piano” voltam à Sala da Música no terceiro domingo de cada mês

- Evento alia uma componente auditiva à fruição estética do Palácio

- Novo formato explora uma temática diferente em cada edição

Sintra, 19 de janeiro de 2018 – Os “Domingos ao Piano” estão de regresso ao Palácio de Monserrate com um novo formato. No terceiro domingo de cada mês, e agora durante todo o ano, o músico Raúl Pinto estará na Sala da Música a tocar piano entre as 15h00 e as 17h00*. O evento pretende aliar a fruição estética do Palácio a uma componente também auditiva. Na edição deste ano, será explorada uma temática diferente em cada mês. O piano encontra-se, assim, com a poesia, a dança e outros instrumentos musicais, através de atuações pontuais de convidados.

“O Palácio de Monserrate tem nos “Domingos ao Piano” uma estrutura de programação consistente e regular das várias artes performativas, dentro de um carácter intimista. Tendo um intérprete pianista como base, e considerando que a circulação de saberes, ideias e experiências é tão importante para um são desenvolvimento cultural quanto a potenciação dos recursos locais, esta iniciativa afirma-se como um espaço de encontro de discursos artísticos”, destaca Raúl Pinto.

A estreia de “Domingos ao Piano” em 2018 acontece no próximo domingo, 21 de janeiro, com um Recital de Ano Novo onde será interpretada a Integral das Valsas de Frédéric Chopin. No mês seguinte, o mote será o Carnaval. No dia 18 de fevereiro, os visitantes poderão, assim, ouvir valsas, tangos brasileiros e chorinhos da autoria do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth.

Já em abril, no dia 15, Frédéric Chopin volta a estar em destaque, com a interpretação de Noturnos e Improvisos deste compositor. Esta sessão contará com a participação da atriz e bailarina Clara Marchana que irá declamar textos de George Sand e Florbela Espanca.

Em maio, no dia 20, Raúl Pinto irá tocar a Sonata “Patética”, Op.13, e a Sonata “Ao Luar”, Op. 14, de Ludwig van Beethoven. O convidado desta edição será o pianista António Rosado que, no decorrer da segunda parte, irá falar sobre o seu trabalho.

A fechar o Verão, no dia 16 de setembro, ouvir-se-á Chopin e Liszt. Nesta sessão, Clara Marchana regressa a Monserrate para interpretar um excerto do bailado “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky.

Mais perto do final do ano, no dia 18 de Novembro, estará em destaque a história do saxofone, contada pelo saxofonista Nuno Miguel Silva. Neste dia serão apresentadas algumas obras ilustrativas das potencialidades deste instrumento.

A última edição de 2018 decorre no dia 16 de dezembro e centrar-se-á no inverno e no Natal. Uma vez mais com a companhia de Clara Marchana, Raúl Pinto interpretará a “Árvore de Natal”, de Liszt, e “Cenas Infantis” (com poesia de Afonso Lopes Vieira) e “Melodramas” (com poesia de Hebbel e Shelley), de Schumann, num programa que estabelece a ponte entre a poesia e a música.

Raúl Pinto nasceu em 1970 e tirou o curso de piano no Conservatório do Porto. Em 1999, fundou com outros músicos a Associação Músicos & Músicas, que tem vindo a desenvolver um trabalho de divulgação musical no norte do país. Atualmente colabora com grupos cénicos e de dança na direção, conceção e interpretação musical, tendo vindo a apresentar-se em alguns dos mais importantes festivais de música em auditórios e teatros portugueses e estrangeiros.

A entrada para os “Domingos ao Piano” está incluída no bilhete de visita ao Parque de Monserrate.

*No dia 19 de agosto, os “Domingos ao Piano” decorrem das 14h00 às 16h00

Programa – “Domingos ao Piano”

21 de Janeiro | Recital de  Ano Novo
Integral das Valsas de Frédéric Chopin

18 de Fevereiro | Carnaval
Ernesto Nazareth – Valsas, Tangos Brasileiros e Chorinhos

18 de Março  | Primavera | Com Virgílio Melo
Franz Schubert – Improvisos

15 de Abril  | Com Clara Marchana
Frédéric Chopin – Noturnos e Improvisos

20 de Maio | Com António Rosado
Ludwig van Beethoven

17 de Junho | Verão
Erik Satie – Gymnopédie; Gnossienne
Maurice Ravel – Bolero
José Vianna da Motta – Cenas Portuguesas

15 de Julho | Com Clara Marchana
Cécile Chaminade
Pièce Romantique; Sérénade
Franz Liszt
Feuille d’album (obra dedicada a D. Fernando II)

Segunda Parte
Dança Contemporânea - Narrativa Interior (baseada nas óperas de Wagner), por Clara Marchana

19 de Agosto

Nuno Miguel Silva – História do Saxofone

16 de Dezembro | Inverno/Natal | Com Clara Marchana
Franz Liszt – Árvore de Natal
Robert Schumann – Cenas Infantis (com poesia de Afonso Lopes Vieira)

Em 2016, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam 2.625.011 visitas, cerca de 83% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

Melodramas (com poesia de Hebbel e Shelley)