Helianthus Ensemble e La Gaia Scienza encerram terceira edição do ciclo "Noites de Queluz"

- Ciclo chega ao fim no próximo sábado, 29 de outubro
- Helianthus Ensemble propõe “Um passeio pelo Classicismo Europeu” na sexta-feira, 28 de outubro
- La Gaia Scienza encerra “Noites de Queluz” com obras de Haydn, Mozart e Beethoven

Sintra, 24 de outubro de 2016 – A terceira edição do ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” chega ao fim no próximo sábado, dia 29 de outubro. Os agrupamentos Helianthus Ensemble e La Gaia Scienza serão os últimos a subir ao palco da Sala da Música, no Palácio Nacional de Queluz.

“Um passeio pelo Classicismo europeu” é a proposta para o concerto da noite de sexta-feira, 28 de outubro, pelas 21h30. O Helianthus Ensemble – composto por Laura Pontecorvo (flauta), Iskrena Yordanova (violino), Marco Ceccato (violoncelo) e Guido Morini (pianoforte) - interpretará obras de Tommaso Giordani, Giovanni Battista Costanzi, Joseph Haydn, Franz Danzi e Wolfgang Amadeus Mozart.

O concerto de encerramento do ciclo, intitulado “Três trios da trindade vienense”, tem lugar a 29 de outubro, às 21h30. Federica Valli (pianoforte), Stefano Barneschi (violino) e Paolo Beschi (violoncelo) formam o trio La Gaia Scienza, considerado um dos mais invulgares e interessantes grupos da cena musical italiana. O ensemble apresentará obras das três grandes figuras do Classicismo vienense: Joseph Haydn, Mozart e Beethoven.

Organizado em parceria com o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, o ciclo “Noites de Queluz” tem a direção artística de Massimo Mazzeo e propõe uma viagem pela música erudita que se ouviu na Europa entre o Barroco e o Romantismo, contando com a participação de muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados na música Setecentista. O ciclo integra a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que inclui também os “Serões Musicais no Palácio da Pena” e o ciclo “Reencontros – Memórias musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra

Informações úteis
Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, Turismo do Aeroporto, ABEP (Agência de bilhetes para espetáculos) e Turismo de Sintra.

O projeto “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” conta com o apoio da Direção Geral das Artes e da Antena 2 como media partner.

“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” – Palácio Nacional de Queluz

Um passeio pelo Classicismo europeu
Sexta-feira, 28 de outubro, 21h30, Sala da Música
Helianthus Ensemble/ Guido Morini (pianoforte e direção)
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

Três trios da trindade vienense
Sábado, 29 de outubro, 21h30, Sala da Música
La Gaia Scienza (trio com piano)
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

BILHETES:
10 Euros por concerto
À venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, Turismo do Aeroporto, ABEP (Agência de bilhetes para espetáculos) e Turismo de Sintra.
M/6 anos

INFORMAÇÕES (PÚBLICO):
Email: info@parquesdesintra.pt
Website: www.parquesdesintra.pt
Facebook: www.facebook.com/parquesdesintra
Telefone: +351 21 923 73 00

Sobre o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal
O Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, com sede nas instalações do Palácio Nacional de Queluz, tem como objetivo principal a promoção e divulgação do património musical associado ao Palácio de Queluz, no qual a música ocupou desde sempre um papel central, e onde foram apresentadas dezenas de serenatas e óperas. São realizados, nas salas do Palácio, concertos, eventos, conferências, simpósios e colóquios, assim como masterclasses e outras iniciativas que se propõem estudar e recuperar o tempo e a tradição de grandes acontecimentos musicais da época da permanência da Família Real no Palácio de Queluz, contribuindo em simultâneo para a fruição pública de uma programação musical de qualidade e para a afirmação do Palácio como referência incontornável da nossa herança cultural.
www.divinosospiro.org

Em 2015, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 2.234.000 visitas, cerca de 87% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014 e 2015, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.