Midori Seiler e Jos van Immerseel: dois revolucionários juntos no Palácio de Queluz

- Concerto de abertura do Ciclo de Outono
- Primeira vez em Portugal em conjunto pianoforte e violino
- Programa inclui obras de Beethoven, Schubert e Clementi

Sintra, 25 de setembro de 2014 – O Ciclo de Outono da “Temporada de Música – Tempestade e Galanterie” tem o seu concerto de abertura a 3 de outubro com dois grandes nomes da música internacional: Midori Seiler e Jos van Immerseel.
Esta é a primeira vez que estes dois solistas atuam em Portugal em conjunto violino e pianoforte, respetivamente, e o concerto terá lugar na Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz às 21h00.

Os dois músicos, incontornáveis na cena internacional dos últimos vinte anos, são responsáveis por fortes criações artísticas e intelectuais, tais como orquestras e projetos de ordem estética, que hoje em dia são parte integrante de um movimento de revolução único.

O programa da noite de abertura inclui a Sonata No. 1 em Ré maior, Op. 12 No. 1, e Sonata No. 6 em Lá maior Op. 30 No. 1 de L. v. Beethoven, a Sonata em Sol menor D 408 de F. Schubert, e a Sonata em Fá menor Op. 13 No. 6 de M. Clementi.

Midori Seiler é, desde 2000, concertino de algumas da mais importantes orquestras internacionais como a Akademie für Alte MusikBerlin e a Anima Eterna e foi também concertino convidada em vários agrupamentos como a Orchestra of the Age of Enlightment e a Deutsche Kammerphilharmonie de Bremen. Já Jos van Immmerseel é hoje mundialmente reconhecido como solista notável e prestigiado intérprete de música de câmara tendo, paralelamente, construído uma carreira como Maestro, com Anima Eterna Brugge – a orquestra com instrumentos de época criada em 1987 como laboratório musical – que está hoje no centro das suas atividades.
Juntos concretizaram projetos discográficos dedicados às sonatas para pianoforte e violino de Mozart, Schubert e Beethoven.

Os bilhetes para este concerto têm um preço de 15 Euros (adultos) e 10 Euros (estudantes) e podem ser adquiridos nas bilheteiras da Parques de Sintra, online em www.blueticket.pt, bem como na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo Aeroporto e Pç. Do Comércio.

O Ciclo do Outono é um evento organizado pela Parques de Sintra em parceria com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP), que tem direção artística de Massimo Mazzeo. Depois do Ciclo de Carnaval, que teve lugar em março, é agora vez do Ciclo de Outono trazer grandes nomes da música nacional e internacional em cinco concertos no Palácio Nacional de Queluz. Desta vez o destaque é dado aos agrupamentos: duos, trios e orquestras.

Temporada de Música Palácio Nacional de Queluz 2014 - Tempestade e Galanterie

Ciclo de Outono

3 de outubro, 21h00, Sala da Música
Midori Seiler, violino
Jos van Immerseel, pianoforte
L.V. Beethoven, F. Schubert, M. Clementi
Preço: 15€ adulto, 10€ estudante

10 de outubro, 21h00, Sala do Trono
Diemut Poppen, Gerhild Romberger e Manuel Lange
J. Brahms, C. Debussy, H. Duparc
Entrada gratuita, de acordo com a capacidade da sala (levantamento de bilhetes no próprio dia)

11 de outubro, 21h00, Sala do Trono
Trio do Desassossego
L.V. Beethoven, F. Mendelssohn
Preço: 15€ adulto, 10€ estudante

18 de outubro, 21h00, Sala do Trono
Concerto Campestre
Pedro Castro, direção musical
João de Sousa Carvalho
Preço: 20€ adulto, 10€ estudante

25 de outubro, 21h00, Sala do Trono
Orquestra Gulbenkian
Massimo Mazzeo, direção musical
Karina Gauvin, soprano
F. J. Haydn, W.A. Mozart, J.D. Bomtempo
Preço: 20€ adulto, 10€ estudante

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INFORMAÇÕES (PÚBLICO):
Email: comercial@parquesdesintra.pt
Website: www.parquesdesintra.pt
Facebook: www.facebook.com/parquesdesintra
Telefone: +351 21 923 73 00

BILHETES:

À venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online em www.blueticket.pt e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo Aeroporto e Pç. Do Comércio.
Passe para o Ciclo de Outono: 60 Euros
Nota: para o concerto do dia 10 de outubro, a entrada é gratuita, de acordo com a capacidade da sala (levantamento de bilhetes no próprio dia)

- fim -

Sobre o Palácio Nacional de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins históricos constituem um exemplo marcante da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos XVIII e XIX, período marcado pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo. Mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o Palácio Nacional de Queluz foi inicialmente concebido como residência de verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até à partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.
www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/palacio-nacional-e-jardins-de-queluz/

Sobre o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal
O Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, com sede nas instalações do Palácio Nacional de Queluz, tem como objetivo principal a promoção e divulgação do património musical associado ao Palácio de Queluz, no qual a música ocupou desde sempre um papel central, e onde foram apresentadas dezenas de serenatas e óperas. Serão realizados, nas salas do Palácio, concertos, eventos, conferências, simpósios e colóquios, assim como masterclasses e outras iniciativas que se propõem estudar e recuperar o tempo e a tradição de grandes acontecimentos musicais da época da permanência da Família Real no Palácio de Queluz, contribuindo em simultâneo para a fruição pública de uma programação musical de qualidade e para a afirmação do Palácio como referência incontornável da nossa herança cultural.
www.divinosospiro.org

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos, e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.