Parques de Sintra apresenta Temporada de Música 2016/ 2017

- “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” é o ciclo inaugural da Temporada de Música de 2016/2017
- Ciclo de música barroca decorre durante todo o mês de outubro, de 1 a 29, no Palácio Nacional de Queluz
- Concerto de abertura apresenta a estreia mundial moderna da Serenata “L’Endimione”

Sintra, 16 de setembro de 2016 – A Parques de Sintra apresenta a sua Temporada de Música 2016/ 2017, em conferência de apresentação, no próximo dia 20 de setembro, às 11h30, na Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz.

Organizada em parceria com o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas, a Temporada de Música terá início no dia 1 de outubro, Dia Internacional da Música, com o arranque do ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.

Ao longo de nove concertos, entre os dias 1 e 29 de outubro, as “Noites de Queluz” propõem uma viagem pela música erudita que se ouviu na Europa entre o Barroco e o Romantismo, incluindo-se aqui o património musical português. Deste é exemplo a Serenata “L’Endiminone”, enviada por Niccolò Jommelli à família real portuguesa e conservada desde então no Palácio da Ajuda. Esta obra terá honras de estreia mundial moderna no Concerto de Abertura, a 1 de outubro, Dia Internacional da Música. Entre os artistas convidados, contam-se muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados na música desta época.
A direção artística das “Noites de Queluz” pertence a Massimo Mazzeo, fundador e diretor da orquestra barroca Divino Sospiro, o mais internacional agrupamento português de música antiga.

No decorrer da conferência de apresentação da Temporada de Música, será igualmente apresentado o elenco dos restantes ciclos integrantes desta Temporada: os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, dedicados à música de câmara do Romantismo, durante o mês de março; e os “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, consagrados à música da Idade Média e do Renascimento, ao longo do mês de junho.

Em 2015, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 2.234.000 visitas, cerca de 87% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014 e 2015, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.