Parques de Sintra e Movimento Bloom lançam Escola da Floresta Bloom

- Programa de aprendizagem inovador pretende religar as crianças à natureza

- Sessões visam desenvolver competências pessoais, sociais, emocionais e técnicas

- Atividades para escolas e famílias

- Campos de férias na Páscoa e no verão

A Parques de Sintra e a Movimento Bloom juntaram-se para lançar a Escola da Floresta Bloom, um programa de aprendizagem inovador que pretende religar as crianças à natureza, através de experiências ao ar livre divertidas e regulares. Com uma abordagem holística assente nas brincadeiras, na descoberta e na partilha, todas as iniciativas são desenhadas em função das necessidades e interesses de cada participante.

A Escola da Floresta Bloom vai disponibilizar atividades para escolas e famílias, e campos de férias na Páscoa e no verão, na Tapada de Monserrate, que visam estimular a aquisição de competências individuais, coletivas e técnicas nas crianças, tais como a autoestima, a criatividade e a autonomia, dotando-as de uma atitude positiva e confiante para que cresçam mais conscientes, felizes e capacitadas para as exigências do futuro.

Fomenta-se igualmente o interesse, entusiasmo e conhecimento pela biodiversidade, pela conservação da natureza, pela sustentabilidade ambiental e pelas atividades de exterior.

Num ambiente desafiador, os mais novos são estimulados a melhorar a força física e resistência, a capacidade motora, e a coordenação e a destreza, através do uso de ferramentas simples e recursos naturais para fazer artefactos.

O programa pauta-se pela realização de atividades Sharing Nature, metodologia de aprendizagem inspirada no método de Flow Learning, que valoriza a aplicação da componente lúdica aos jogos, atividades e oficinas a realizar, permitindo, por meio das brincadeiras, que as crianças aprofundem as suas relações consigo próprias, com as outras pessoas e com o mundo natural.

São exemplos de atividades da Escola da Floresta Bloom a construção de esculturas e imagens usando materiais da natureza; a construção e utilização de ferramentas manuais simples; a construção de abrigos; a execução de nós; a marcação e reconhecimento de trilhos; e jogos e histórias sobre o mundo natural e de promoção da consciência ambiental.

As sessões realizam-se ao ar livre durante todo o ano (exceto em agosto e na 2ª quinzena de dezembro), faça chuva ou faça sol. Em função da estação do ano, será fornecida aos participantes uma lista com a indumentária adequada à prática das atividades.

A Escola da Floresta Bloom é, em simultâneo, uma Academia do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian. As Academias do Conhecimento são um conjunto de projetos que contam com o apoio técnico, financeiro e a mentoria desta Fundação, com o objetivo de promover competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança.

ATIVIDADES

PROGRAMA ESCOLAR

Quando: Mensalmente, 1x/semana, à 6ª feira

Destinatários: alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Duração: 2h | das 09h30 às 11h30 e das 14h00 às 16h00

Tarifário mensal: 28€/participante (requer inscrição mínima de 2 meses)

Nº máximo de participantes/sessão: 25 crianças (1 turma)

Nº mínimo de participantes/sessão: 7 crianças

PROGRAMA FAMÍLIAS

Quando: 2018: 20 out | 17 nov | 15 dez

2019: 19 jan | 16 fev | 16 mar | 20 abr | 18 mai | 15 jun | 20 jul

Destinatários: famílias com crianças dos 4 aos 12 anos

Duração: 2h | das 11h00 às 13h00

Tarifário: 8€/participante

CAMPOS DE FÉRIAS

Quando: 8 a 12 de abril de 2019 | 1 a 5 de julho de 2019 | 8 a 12 de julho de 2019.

Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos

Duração diária das sessões: 8h (das 08h30 às 18h00)

Tarifário semanal: 150€/participante (5% desconto para irmãos) - não inclui o transporte para o local nem alimentação

Nº máximo de participantes/semana: 15

Nº mínimo de participantes/semana: 7

Todas as atividades requerem inscrição e pagamento prévios. Inscrições e informações através do email info@parquesdesintra.pt, ou do telefone +351 21 923 73 00 (dias úteis das 09h30 às 18h30).

Em 2017, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,2 milhões de visitas, cerca de 80% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra / https://www.instagram.com/parquesdesintra/

Sobre a Movimento Bloom

A Movimento Bloom (http://www.movimentobloom.org.pt; www.facebook.com/Movimento.Bloom) é uma associação ambiental, sem fins lucrativos, que dirige desde 2012, a Sharing Nature Portugal. Tem como missão promover, incentivar e divulgar a conservação do meio ambiente, junto das crianças e suas famílias, através de iniciativas que visam a sua ligação à natureza, contribuindo para que estas tenham um papel ativo na sua conservação.