Parques de Sintra recebe "visitante 2 milhões" pela primeira vez num só ano

- Primeiro ano em que se ultrapassa a meta dos 2 milhões
- Número relativo ao conjunto de locais sob gestão da empresa
- Visitante de nacionalidade indiana

Sintra, 6 de novembro de 2015 - A Parques de Sintra recebeu hoje, às 11h00, pela primeira vez, num só ano, a entrada do “visitante 2 milhões”.
Ravi Gadiraju, de nacionalidade indiana, mas residente na Alemanha, foi surpreendido pelo festejo deste marco na história da empresa, afirmando que ficou “bastante surpreendido e um pouco nervoso com a presença de tantas pessoas”. No entanto, reforçou, sentiu-se “honrado por ser o visitante 2 milhões”, agradecendo a atenção e as ofertas.

Este marco reflete o crescimento continuado de visitas às áreas sob gestão da Parques de Sintra que, até ao momento, regista já um aumento de 15,21% (relativamente ao período homólogo de 2014).

O assinalar especial deste número, que corresponde ao total de entradas nos locais sob gestão da empresa, decorreu no Palácio Nacional de Sintra.
Ali se encontravam vários colaboradores da Parques de Sintra, bem como alguns turistas, preparados para assinalar o momento. O visitante, integrado num grupo da agência Cityrama, foi recebido com uma festa-surpresa, que envolveu música e animação, e na qual lhe foram entregues algumas ofertas, finalizando o festejo com um bolo com a imagem do Palácio Nacional de Sintra e espumante, distribuídos por todos os visitantes presentes.

Manuel Baptista, Presidente do Conselho da Administração da Parques de Sintra, considera que “o aumento do número de entradas reflete não só o sucesso na atração e receção de visitantes, mas também a crescente capacidade da Parques de Sintra para aplicar os fundos necessários à recuperação e manutenção do Património à guarda da empresa”.

Visitas até 06/11/2015, às 11h00 – Parques de Sintra

Número de visitas

Parque e Palácio Nacional da Pena

Palácio Nacional de Sintra

Castelo dos Mouros

Palácio Nacional e Jardins de Queluz

Palácio e Parque de Monserrate

Convento dos Capuchos

Chalet da Condessa d'Edla

Quintinha de Monserrate

Picadeiro Henrique Calado (EPAE)

2.000.000

Evolução das visitas Parques de Sintra

2005 – nov. 2015 (06/11/2015, 11h00)

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.
Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2014, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.928.000 visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em
2013 e 2014, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

www.parquesdesintra.pt <http://www.parquesdesintra.pt>  ou www.facebook.com/parquesdesintra <http://www.facebook.com/parquesdesintra>