Parques de Sintra regista subida anual de 15,85% nas visitas em 2015

Aumento de 15,85% relativamente ao período homólogo
Parque e Palácio Nacional da Pena ultrapassam 1 milhão de entradas
Cerca de 87,35% de visitantes estrangeiros e 12,65% portugueses
Estrangeiros que mais visitaram são do Reino Unido (19,95%), de França (13,24%) e Espanha (11,43%)

Sintra, 22 de janeiro de 2016 – Em 2015, e pela primeira vez num mesmo ano, os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra registaram mais de dois milhões de visitas (2.233.594), representando uma subida de 15,85% relativamente ao ano anterior.

À semelhança de outros anos, o Parque e o Palácio Nacional da Pena foi o polo que recebeu um maior número de entradas, ultrapassando pela primeira vez 1 milhão de visitas (1.082.736). Torna-se, assim, o Palácio mais visitado do país, com uma subida de 21,85% em relação a 2014.

A Parques de Sintra manteve uma vez mais a curva ascendente no que respeita ao número de visitas aos parques e monumentos que se encontram sob sua gestão.

No ano transato a proporção relativa às nacionalidades foi de cerca de 87,35% de estrangeiros e 12,65% de portugueses, sendo que os países com maior expressão em termos de visitas foram o Reino Unido (19,25%), França (13,24%), Portugal (12,65%) e Espanha (11,43%). Também este património foi amplamente visitado por brasileiros, norte-americanos, alemães, italianos, russos e chineses.

Adicionalmente (e não incluído nos números indicados acima), em 2015 a Parques de Sintra apostou em quatro ciclos musicais (“Serões Musicais no Palácio da Pena”, “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, “L’Isola DisabitataSerenata per musica” e “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”) como forma de dinamização dos Palácios Nacionais da Pena, Sintra e Queluz e de atração de novos públicos, para os quais foram vendidos cerca de 2.000 bilhetes.

Manuel Baptista, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, considera que “O aumento do número de visitas em 2015 reflete a capacidade da Parques de Sintra na recuperação e manutenção do património sob gestão da empresa, assim como um investimento cada vez maior numa programação cultural de excelência”, acrescentando ainda que “Para 2016, o objetivo é continuar a crescer de forma sustentada, atraindo cada vez mais visitantes, nacionais e internacionais”.

Em 2015, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 2.334.000 visitas, cerca de 87% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014 e 2015, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.