Visitas noturnas ao Parque e Palácio da Pena com entrada livre

- Abertura das 20h às 00h
- Entrada mediante entrega de bem alimentar
- Visitas guiadas ao Parque da Pena
- Donativos a entregar à Santa Casa da Misericórdia de Sintra e União das Freguesias de Sintra

Sintra, 15 de junho de 2015 – O Parque e Palácio da Pena estarão abertos na noite de 4 de julho, com entrada livre, num evento único e que se associa à solidariedade pedindo aos visitantes que entreguem um bem alimentar. A iniciativa inclui a possibilidade de participar em visitas guiadas ao Parque que conduzem ao ponto mais alto da Serra: a Cruz Alta, e o restaurante e cafetarias estarão abertos para quem pretender aproveitar a noite de verão e petiscar com vista para a Serra de Sintra. O transporte gratuito de autocarro estará também assegurado, de e para a estação de comboios de Sintra.

A Parques de Sintra abre estes espaços à noite (das 20h00 às 00h00) respondendo a inúmeros pedidos regulares nesse sentido mas, também, aliando a ocasião à recolha de alimentos e fundos para instituições de solidariedade. A visita ao Palácio e seus terraços será livre (mediante entrega de um bem alimentar à Santa Casa da Misericórdia de Sintra, ou aquisição de um voucher Santa Casa), e a receita das visitas guiadas ao Parque (5€) será inteiramente entregue à União das Freguesias de Sintra.

De acordo com o Diretor do Palácio da Pena, Arq. António Nunes Pereira, “esta é uma oportunidade rara para visitar a Pena à noite e desfrutar não só das incríveis vistas a partir do topo da Serra, como também da singular atmosfera da Serra e Palácio depois do anoitecer. Somos constantemente destinatários de pedidos para abrirmos este espaço à noite, dada a sua importância do ambiente noturno e misterioso na estética do romantismo do século XIX, mas não nos é possível fazê-lo com frequência, de forma que esperamos um forte aumento relativamente aos 3.000 visitantes que recebemos há dois anos numa ocasião semelhante”.

As visitas guiadas percorrem o Parque a partir dos Lagos e até ao ponto icónico mais alto da Serra de Sintra, a Cruz Alta. No final, os participantes poderão regressar ao ponto de partida ou optar por visitar, ainda, o interior do Palácio, bem como tirar fotografias de uma vista privilegiada sobre a Serra e a sua envolvente, de Mafra a Lisboa.

Também os colaboradores da Parques de Sintra e guias que habitualmente trabalham com a empresa se associam à causa solidária e estarão a trabalhar voluntariamente durante todo o evento.
O transporte gratuito de e para a Pena, a partir da estação de comboios de Sintra, é disponibilizado graciosamente pela Scotturb (parceira do evento), de forma a garantir o fácil e rápido acesso ao local; e a segurança no local será também garantida sem custos pela Securitas, igualmente parceira do evento.

• : 20h00 – 00h00
  • : entrega de um bem alimentar (em alternativa, aquisição de voucher Santa Casa da Misericórdia de Sintra: 3€)
Visita ao Palácio: sem guia
Visita ao Parque:
- Apenas em visita guiada
- Preço: 5€ (entregues inteiramente à União de Freguesias de Sintra)
- Inscrição prévia obrigatória em www.parquesdesintra.pt.
- Duração: aproximadamente 1h30
- Máximo 15 pessoas por grupo
- Pontos-chave do percurso: Vale dos Lagos, Fonte dos Passarinhos, Feteira da Rainha, Lago da Concha / Gruta das Serpentes / Gruta do Monge, Cruz Alta, Templo das Colunas / Mesa da Rainha / Guerreiro, Nora, Jardim das Camélias
- Recomenda-se o uso de agasalho e calçado confortável, bem como de lanterna

- fim -

Em 2014, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.928.000 visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013 e 2014, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.