Fundação PHC traz ensino de programação a jovens abaixo dos 15 anos

Report this content

Oeiras, 19 de julho de 2023 – A Fundação PHC lançou agora um novo projeto para a aquisição de competências para a sociedade digital. Chama-se Programar do Zero Summer Camp e a primeira edição arrancou com mais de três dezenas de jovens entre os 12 e os 15 anos, que durante a semana passada desenvolveram competências técnicas e comportamentais que serão fundamentais para a inserção no mercado de trabalho do futuro.

Esta iniciativa, sem qualquer custo associado para os jovens beneficiários, enquadra-se no trabalho da Fundação PHC, nomeadamente, na construção de uma sociedade mais capacitada para o domínio, compreensão e redução de comportamentos de risco na era digital. Além da aprendizagem de programação, a iniciativa foi composta por ações de consciencialização para questões como o cyberbullying e a proteção de dados online.

"Quando falamos de literacia digital não nos podemos resumir à questão técnica. É importante, mas temos de capacitar a sociedade para todos os desafios que temos pela frente. Apenas assim conseguiremos a igualdade e inclusão que todos desejamos. Ninguém pode ficar de fora, independentemente da sua idade, aptidão ou localização. É por isso que lançámos o Programar do Zero, e este é o arranque de uma grande caminhada. Para além da capacitação dos mais jovens, estamos também a preparar uma iniciativa de inclusão para os mais séniores. Quando vemos que mais de metade dos séniores em Portugal não se consideram aptos para gerir coisas para nós tão simples como fazer o IRS ou consultar a receita médica online, sabemos que temos de agir. Ninguém pode ficar para trás." — refere Rute Ablum, presidente da Fundação PHC.

Esta iniciativa enquadra-se na ação social que a Fundação PHC desenvolve ao nível da capacitação digital, lançada no ano passado, através de um estudo sobre o estado da Literacia Digital em Portugal. A pesquisa concluiu que apenas 28% da população portuguesa diz ter algum conhecimento de programação informática e que só 44% da população mais sénior se considera autónoma no uso diário de tecnologia. Deste modo, é pela iminência de exclusão digital de parte da população portuguesa que a Fundação PHC desenvolve as suas ações de capacitação.