Signify fornece iluminação conectada para 15 pontes icónicas de Londres

A Signify, líder global em iluminação, foi escolhida como parceira de iluminação conectada para assegurar a iluminação de 15 pontes icónicas de Londres, até 2022. A decisão foi tomada pela Illuminated River Foundation, com o objetivo de revigorar as famosas pontes sobre o rio Tamisa e fazer de Londres uma das capitais mais atrativas do mundo. A Signify ganhou o contrato para fornecer o sistema Interact Landmark e as luminárias Philips Color Kinetics LED para iluminar as pontes com efeitos de iluminação dinâmicos e artísticos, através do seu software gerido centralmente. Adicionalmente, a Signify vai também fornecer serviços de ciclo de vida para gerir e monitorizar remotamente a iluminação conectada das pontes durante os próximos 10 anos.

Esta é a primeira vez que existe uma estratégia holística para iluminar todas as pontes do centro de Londres. O objetivo desta iniciativa é criar uma experiência visual a vários níveis para as pontes, que seja visível para os pedestres que circulam nas pontes, das margens do rio, do ar, de edifícios altos e a partir dos barcos. O projeto está a cargo da Illuminated River Foundation, que organizou um concurso de design internacional para escolher um responsável pelo design da iluminação. O vencedor foi o artista internacional Leo Villareal e os arquitetos londrinos Liftschutz Davidson Sandilands. Após um processo rigoroso de avaliação, a Signify foi escolhida para este projeto devido à sua dimensão global e expertise em iluminação, assim como pela sua capacidade de desenvolver um projeto de iluminação conectada a esta escala. Outro fator determinante para a escolha da Signify foi a experiência da empresa em trabalhar com designers e arquitetos de iluminação na gestão da dinâmica e arquitetura dos cenários de iluminação.

“As pontes de Londres são conhecidas mundialmente, mas não estavam a ser aproveitadas em termos do seu potencial para transformar a cidade à noite,” afirmou Sarah Gaventa, diretora da Illuminated River Foundation. “O que estamos a fazer neste momento, em parceria com a Signify, ao transformar as pontes e as margens do rio, é completamente inovador. Estamos a utilizar pela primeira vez iluminação LED eficiente em 15 pontes de Londres que, com o sistema Interact Landmark da Signify, permite criar arte pública numa escala nunca antes vista.”

A primeira fase do projeto terá quatro pontes iluminadas, durante o primeiro semestre de 2019, com as luminárias Philips Color Kinetics LED a serem utilizadas na famosa London Bridge, na Canon Street Railway Bridge, Southwark Bridge e na Millennium Bridge. O sistema Interact Landmark da Signify fará a gestão e monitorização remota da iluminação destas quatro pontes. Pela primeira vez, a Canon Street Railway Bridge estará iluminada, assim como os topos e as bases das restantes três pontes. Tal facto permitirá efeitos de iluminação tridimensionais, para melhorar as áreas circundantes e torná-las mais seguras.

Cinco factos sobre o projeto da Illuminated Rivers:

1. O projeto Illuminated River será a comissão de arte pública mais longa em todo o mundo, com mais de 4 quilómetros de comprimento, o equivalente a 44 campos de futebol estendidos ao longo de 4,5 milhas náuticas no rio Tamisa. O sistema Interact Landmark da Signify fará a gestão centralizada da nova iluminação conectada deste projeto.
  2. Serão usados mais de 22.000 pontos de luz LED Philips Color Kinetics, exibindo mais de 16 milhões de cores, para criar efeitos de iluminação dinâmica em 15 pontes de Londres: London Bridge; Southwark Bridge; Cannon Street Bridge; Millennium Bridge; Blackfriars Railway Bridge; Golden Jubilee Bridge, Waterloo Bridge; Blackfriars Bridge; Lambeth Bridge; Vauxhall Bridge; Westminster Bridge; Grosvenor Bridge; Chelsea Bridge; Albert Bridge; Tower Bridge.
  3. London Bridge: Desde os tempos medievais que existe uma ponte neste local ou nas suas imediações. Esta ponte icónica tem o pavimento aquecido para prevenir a formação de gelo nos dias mais frios.
  4. A Millenium Bridge é a ponte pedestre mais recente em Londres em mais de um século e foi pensada como uma “lâmina de luz” ao longo do Tamisa, ligando a St Paul Cathedral à Tate Modern e o Globe Theatre na margem sul. Em conjunto com a Foster & Partners, o arquiteto da Millenium Bridge, a Signify irá iluminar pela primeira vez a base da ponte, criando luz adicional para exibir a lâmina de luz ao longo do rio.
  5. Todos os anos há mais de 200 milhões de travessias nas 15 pontes de Londres.

“A iluminação é um dos meios mais poderosos para trazer nova vida às cidades e áreas metropolitanas, anunciando uma nova era de beleza e design urbano. Iluminámos pontes em todo o mundo e assistimos em primeira-mão ao impacto positivo da iluminação dinâmica a transformar as comunidades e economias locais. É fantástico proporcionar às pessoas de Londres pontes com uma iluminação única, algumas delas iluminadas pela primeira vez,” disse Maria-Letizia Mariani, Presidente da Signify Europe.

A Signify compromete-se a ajudar as cidades a desenvolver negócios eco-friendly e locais turísticos icónicos. Ao fazer a mudança para tecnologia LED conectada, obtém-se uma poupança de cerca de 50-70% no consumo anual de eletricidade em iluminação arquitetónica, em comparação com iluminação convencional.

O software vai detetar e gerir falhas e executará diagnósticos e manutenção remotamente, melhorando a gestão de ativos e, consequentemente, reduzindo custos. No total, nas 15 pontes estarão mais de 13.000 luminárias, que serão controladas individualmente ou centralmente para criar cenários únicos. Os cenários poderão ser criados para assinalar ocasiões especiais como o nascimento de um bebé da Família Real ou um evento como a passagem de ano.