O Scanner de Extremidades Planmed Verity® recebe o prêmio WIPO DESIGN AWARD 2012

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), uma agência das Nações Unidas, apresenta o primeiro WIPO Design Award para design finlandês para comemorar o evento Helsinki 2012 Capital do Design Mundial. O prêmio foi concedido à equipe de desenvolvimento de produto do Scanner de Extremidades Planmed Verity® da Planmed Oy.

O prêmio chama a atenção para a competência do design finlandês e para a grande qualidade dos produtos de design, e enfatiza o uso de direitos de propriedade intelectual (proteção de design, marcas comerciais, patentes, modelos de utilidade e direito autoral) na proteção de trabalhos de design e no aumento do valor econômico, e como fator de competitividade em atividades comerciais e corporativas.

O WIPO DESIGN AWARD é concedido a um designer ou a uma equipe de design, cujo produto de design ou sua produção tenha promovido a competência do design finlandês e atividades comerciais ou corporativas, tanto na Finlândia como no exterior. Para participar da competição, o designer ou a equipe de design deve ter protegido o produto (uma parte dele) através do registro do design.

O Planmed Verity® foi projetado para encontrar fraturas sutis de extremidades na primeira visita à clínica – fraturas que normalmente não eram notadas usando somente radiografias 2D. O Scanner de Extremidades Planmed Verity é uma solução única para o problema com imagens rápidas em 3D no local de atendimento. Voltado para imagens pré- e pós- operatórias com melhor resolução, adaptabilidade ao paciente e uma dose significativamente menor que as TCs de corpo inteiro. Ao contrário de outros dispositivos de imagens 3D, o Planmed Verity permite também imagens das extremidades com peso.

Sendo um scanner de extremidade dedicado, o Planmed Verity se adapta à anatomia do paciente com programas de imagens específicos, movimentos e bandejas. De fácil ajuste, o suporte de superfície macia e a bandeja com posicionamento motorizado, ajudam a encontrar uma posição confortável para vários procedimentos de exames. As interfaces ajustáveis do usuário e o fluxo único de trabalho eficiente também foram projetados para maximizar a presença tranquilizadora do operador para o paciente.

"O design do Planmed Verity é tanto receptivo como suave, com uma forte personalidade. A aparência foi melhorada com um orifício de imagens em forma de gota e "A mordida" no aro externo, ambos auxiliando o posicionamento do paciente. O design do dispositivo foi protegido por registros e foram feitas solicitações de patentes relativas ao posicionamento do paciente, ergonomia e tecnologia de imagem", disse Tapio Laukkanen, Gerente Industrial e de Design de IU da Planmed Oy.

O vencedor do prêmio será anunciado no dia 11 de outubro de 2012, em um seminário que comemora os 170 anos de patentes finlandesas, no Finlândia Hall em Helsinki. Francis Gurry, Diretor Geral da WIPO e Rauni Hagman, Diretora Geral do NBPR serão os apresentadores do prêmio, que consiste em uma medalha da WIPO e um diploma de honra. O seminário é organizado pelo Conselho Nacional de Patentes e Registros da Finlândia (NBPR, na sigla em inglês).

O Planmed Verity possui a marca CE e está disponível para venda na União Europeia e em muitos outros países onde o certificado CE permite a venda. A aprovação da FDA está pendente.

Para obter mais informações entre em contato com:
Tapio Laukkanen, Gerente Industrial e de Design de IU da Planmed Oy
Tel.: +358 20 7795 785, tapio.laukkanen@planmed.com

Vesa Mattila, Vice-presidente, Planmed Oy
Tel. 358 20 7795 301 vesa.mattila@planmed.com

Planmed Oy  e o Grupo Planmeca
A Planmed Oy desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos avançados de imagens e acessórios para mamografia e imagens ortopédicas. A ampla gama de produtos para mamografia da Planmed abrange unidades digitais e analógicas, dispositivos estereostáticos de biópsia e sistemas de posicionamento da mama para a detecção precoce do câncer de mama. No campo das imagens ortopédicas em 3D a Planmed oferece imagens de TC de extremidades com baixa dosagem para o diagnóstico mais rápido, fácil e preciso no ponto de atendimento.
A Planmed Oy exporta mais de 98% de sua produção para mais de 70 países no mundo todo. Os mercados principais são a Europa, Ásia, bem como América do Norte e Latina onde a empresa possui uma participação considerável no mercado. A Planmed Oy faz parte do Grupo Planmeca com sede na Finlândia, que fabrica e comercializa equipamentos avançados para os campos médico e odontológico. O grupo emprega aproximadamente 2.400 profissionais e as vendas estimadas para o ano de 2012 são de 750 milhões de euros.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO)
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) é a agência das Nações Unidas dedicada ao uso da propriedade intelectual (patentes, direitos autorais, marcas comerciais, designs etc.) como forma de estimular a inovação e a criatividade. Sua missão é promover a inovação e a criatividade para o desenvolvimento econômico, social e cultural de todos os países, através de um sistema internacional de propriedade intelectual equilibrado e eficaz.
www.wipo.int