Novo Forwarder Ponsse Mammoth: perfeito para o mercado florestal brasileiro

O novo Forwarder da Ponsse possui capacidade de carga de 25 toneladas e se destaca no mercado brasileiro, com diferencial da tecnologia finlandesa embarcada e transmissão CVT

Criado especialmente para altas demandas de baldeio de madeira, o novo Forwarder Ponsse Mammoth é capaz de transportar 25 toneladas em uma única viagem. "O Mammoth é ideal para atender o mercado brasileiro, que exige produtividade, baixo  consumo de combustível e alta eficiência energética, além de muita tecnologia embarcada", destacou o gerente de vendas e marketing da Ponsse, Rodrigo Marangoni.

A eficiência energética é o grande destaque deste novo modelo de forwarder. Com transmissão CVT (Continuously Variable Transmission) original de fábrica, ele automatiza as trocas de marchas atuando sempre no melhor cenário de consumo de combustível. Esse diferencial proporciona deslocamentos de até 20 km/h, trazendo com isso ganhos em produtividade especialmente para baldeios em longas distâncias.

"Os ganhos se estendem para além da colheita, possibilitando, inclusive, a redução da malha viária e consequente redução de custos com infraestrutura e manutenção, melhorando ainda o aproveitamento das áreas para o cultivo", destacou o consultor de vendas da Ponsse Brasil, Rafael Paes.

A super dimensão do equipamento é o que impressiona num primeiro momento. A caixa de carga, mais comprida e larga que os modelos anteriores, resulta em uma área de seção transversal de até 8 m² e, claro, maior capacidade volumétrica. Para suportar toda essa carga, as estruturas dos chassis e bogies foram reforçadas, um motor mais potente foi adicionado e o sistema hidráulico foi desenvolvido para entregar movimentos de grua mais ágeis e precisos.

Adicionalmente, esse é o primeiro forwarder da marca em que a caixa de carga foi desenvolvida com um leve declínio para o sentido da máquina base, possibilitando melhor acomodação da carga, especialmente para madeiras cônicas.

"Todo esse potencial do PONSSE Mammoth pode otimizar a frota total de forwarders. Por consequência, se conquista mais eficiência da cadeia de colheita, com ganhos ambientais importantes, como a redução das emissões de CO2, e do impacto ao solo devido a menor movimentação de máquinas", salientou Rodrigo.

"O Ponsse Mammoth se mostra  bastante promissor e competitivo para o mercado brasileiro nos quesitos capacidade de carga, velocidade de deslocamento, robustez,  tecnologia embarcada e cuidado com o meio ambiente", complementou Rafael Paes. Há equipamentos PONSSE Mammoth em operação na América do Sul e a estimativa é que cheguem ao Brasil até o final deste ano.

-----------------------------

Rodrigo Marangoni

Gerente de Vendas e Marketing

rodrigo.marangoni@ponsse.com

-----------------------------

A Ponsse é um dos principais fabricantes de máquinas florestais do mundo e suas operações orientadas ao cliente ainda são guiadas pelos desejos e necessidades dos produtores florestais. A linha de produtos Ponsse abrange todas as soluções de colheita florestal sustentável, incluindo harvesters, forwarders e cabeçotes de harvester, além de serviços digitais e tecnologia de treinamento.

Todos os produtos Ponsse e seus principais componentes são projetados e fabricados nas unidades da própria marca. Isso mantém a empresa na vanguarda do desenvolvimento e garante que os produtos atendam aos requisitos específicos dos profissionais florestais.

Sediada na cidade de Vieremä, na Finlândia, possui operações no Brasil e América Latina há 15 anos. As máquinas florestais da Ponsse são usadas em todas as áreas importantes de colheita profissional no mundo, somando mais de 40 países.

Tags:

Citações

O Ponsse Mammoth se mostra  bastante promissor e competitivo para o mercado brasileiro nos quesitos capacidade de carga, velocidade de deslocamento, robustez,  tecnologia embarcada e cuidado com o meio ambiente.
Rafael Paes