Ponsse recebeu mais de 5 mil pessoas em estande na Expoforest 2023

Report this content

A marca finlandesa apostou em soluções voltadas para o mercado sul americano e comemora os bons resultados da feira.

A Ponsse, fabricante finlandesa de máquinas de colheita florestal, marcou presença na Expoforest 2023. Esta que foi a maior feira florestal dinâmica do mundo, reuniu mais de 35 mil visitantes. "Acreditamos que recebemos mais de 5 mil pessoas em nosso estande nos 3 dias de evento", avalia a consultora de marketing da Ponsse Brasil, Éllen Bianchi.

As Américas representam entre 20 e 25% do faturamento total da Ponsse no mundo. Dentro desse contexto, o mercado sul americano é extremamente relevante. Como exemplo é possível citar que é no Brasil que a marca finlandesa possui o seu maior contrato de prestação de serviços em nível global. Em virtude dessa relevância a Ponsse trouxe à Expoforest 2023, mais de 30 soluções diretamente conectadas às necessidades desse mercado.

Com um público total de 35,9 mil visitantes, a feira foi realizada em três dias, de 9 a 11 de agosto, no município de Guatapará (SP), região de Ribeirão Preto (SP). A área total da feira compreendeu mais de 200 hectares e foi dividida em duas partes: a estática, com 7,5 hectares e 1 quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares.

Brasil e América do Sul em foco

O foco da Ponsse nesta edição da Expoforest foi o mercado sul americano em um estande de 300 m2 de área construída. O espaço dedicado à marca ficou ainda maior quando somado aos espaços adjacentes que foram ocupados pelos representantes da Ponsse no Brasil (Timber e Sotreq), totalizando 50 mil m² de área útil para exibição estática e dinâmica das soluções.

O ponto alto da Ponsse na feira, foi a demonstração ao vivo da silenciosa operação do primeiro conceito tecnológico de um forwarder elétrico. O PONSSE EV1 é a primeira máquina florestal 100% elétrica no mundo e chamou a atenção de clientes e visitantes da marca.

"Esse novo conceito está muito conectado com o futuro da colheita florestal. Eu acredito que daqui alguns anos teremos esses equipamentos [como o PONSSE EV1] espalhados pelo campo", disse o diretor industrial e florestal da Cenibra, Julio Ribeiro.

"As operações florestais sul-americanas são diferentes de outros países, principalmente pela alta demanda. Por aqui as máquinas trabalham todos os dias o ano inteiro e exigem cada vez mais robustez, tecnologia e ergonomia. Além disso, as empresas buscam pela alta eficiência energética, ou seja, o menor consumo de combustível por metro cúbico colhido e uma máquina elétrica pode contribuir - e muito - para este cenário", destacou Fernando Campos, Diretor da Ponsse no Brasil.

Além do PONSSE EV1, a marca levou à feira o Harbunk, máquina projetada em conjunto com um cliente nacional e que atende demandas específicas de colheita do mercado brasileiro.

Outro gigante também chamou atenção. O forwarder PONSSE Mammoth, o maior da marca, tem capacidade de carga para 25 toneladas de madeira e atraiu muitas fotos e olhares curiosos. O modelo é ideal para as altas demandas de baldeio como as encontradas aqui no Brasil e longas distâncias de transporte.

Aproveitando a proximidade com os clientes, a marca apresentou soluções que vão além de suas máquinas. Entre os destaques é possível citar o Multifleet by Ponsse. Esta é uma plataforma totalmente desenvolvida no país para gerenciamento de frotas multimarcas. Ainda durante a feira este dispositivo exclusivo do Brasil ganhou uma nova versão que visa atender às diversas demandas solicitadas pelos clientes.

Fernando Campos

Diretor Geral Ponsse Brasil

fernando.campos@ponsse.com

-----------------------------

A Ponsse é um dos principais fabricantes de máquinas florestais do mundo e suas operações orientadas ao cliente ainda são guiadas pelos desejos e necessidades dos produtores florestais. A linha de produtos Ponsse abrange todas as soluções de colheita florestal sustentável, incluindo harvesters, forwarders e cabeçotes de harvester, além de serviços digitais e tecnologia de treinamento.

Todos os produtos Ponsse e seus principais componentes são projetados e fabricados nas unidades da própria marca. Isso mantém a empresa na vanguarda do desenvolvimento e garante que os produtos atendam aos requisitos específicos dos profissionais florestais.

Sediada na cidade de Vieremä, na Finlândia, possui operações no Brasil e América Latina há mais de 15 anos. As máquinas florestais da Ponsse são usadas em todas as áreas importantes de colheita profissional no mundo, somando mais de 40 países.