CONVITE | EVENTO DIA MUNDIAL DO REFUGIADO COM PORTUGAL COM ACNUR | 20 JUNHO | 15H

Report this content

A Portugal com ACNUR tem o enorme prazer de vos convidar para o Evento do Dia Mundial do Refugiado, que decorrerá no próximo dia 20 de junho, pelas 15h00 no Auditório Maria De Jesus Barroso da Casa Das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Este evento visa assinalar o Dia Mundial do Refugiado, que se celebra a 20 de junho, e sensibilizar doadores, parceiros e a comunidade em geral para esta temática das pessoas que são forçadas a fugir. Daremos a conhecer em primeira-mão os dados mais recentes sobre a situação das pessoas deslocadas no mundo e as várias emergências humanitárias. Haverá ainda espaço para conhecer melhor o trabalho da Portugal com ACNUR e da representação oficial da Agência da ONU para os Refugiados no nosso país, bem como alguns testemunhos de refugiados a residir em Portugal e uma mesa-redonda com empresas parceiras sobre o seu contributo no apoio a estas causas.

Haverá ainda dois espaços para entrevistas com os participantes e oradores dos vários painéis, caso não possam comparecer à totalidade do evento.

Abaixo partilhamos o programa completo:

15h - Início do Evento

15h – 15h10 - Abertura e Boas-Vindas (10 min)

15h15 – 15h25 - Portugal com ACNUR – Presente e Futuro (10 min)

15h30 - 15h40 - Dados relevantes sobre o trabalho do ACNUR com base no Global Trends Report 2024 (15 min)

15h45 - 16h30 - Testemunhos Inspiradores de Pessoas Refugiadas (45 min)

• Farid Walizadeh (atleta afegão refugiado que reside em Portugal e tenta apurar-se para competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Testemunho da sua história pessoal, desafios enfrentados e aspirações futuras).
  • Omed Taheri (vice-presidente da Associação da Comunidade de Afegã em Portugal)
  • Berezhna Svitlana (Ucrânia)

16h35 - 17h05

• Coffe break (30 minutos)
  • Espaço para entrevistas com os meios

17h05 – 17h15 - ACNUR - Trabalho de integração em Portugal (10 minutos)

17h20– 18h05 - Mesa Redonda - Parceiros Portugal com ACNUR e Q&A (45 minutos)

Oradores:

• Afonso Borga (Responsável Técnico de Responsabilidade Social na Fundação Auchan)
    • Luciano Figueiredo (Responsável Projeto Igualdade, Diversidade e Inclusão na IKEA Portugal)
    • Representante CM Cascais – Projeto de Apoio Humanitário a Refugiados Ucranianos

18h05 – 18h10 - Observações finais e agradecimentos (5 minutos)

18h10 – 18h40 (30 minutos)

• Espaço para entrevistas com os meios

Para aceder ao evento, é necessário confirmarem a vossa presença junto do nosso Gabinete de Imprensa: Rita Jorge |  rjorge@roi-up.pt  | Telf. 933 226 178

Não percam este evento que inclui a divulgação de dados exclusivos sobre a evolução da situação de pessoas deslocadas e refugiadas no mundo, a apresentação do trabalho do ACNUR e da Portugal com ACNUR em território nacional e testemunhos na primeira pessoa de refugiados a residir em Portugal.

Esperamos contar convosco!